Shenzhen (China) – Nesta segunda-feira foi feito o sorteio que definiu os confrontos da fase final da Billie Jean King Cup, que acontece de 16 a 21 de setembro no Shenzhen Bay Sports Centre Arena. Contando com oito nações em um formato eliminatório, a atual campeã Itália pegou a anfitriã China nas quartas de final.
Quem passar deste confronto, medirá forças nas semifinais contra a equipe vencedora do duelo entre Espanha e Ucrânia. Do outro lado da chave, um dos embates será entre Cazaquistão e Estados Unidos e o outro colocará frente a frente Japão e Grã Bretanha. O cronograma das finais será anunciado nos próximos dias.
A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou que a espanhola Conchita Martinez retornará como diretora do torneio pelo terceiro ano consecutivo. Ex-número 2 do mundo e campeã do Grand Slam, Martinez traz consigo vasta experiência e conhecimento para o cargo.
“As finais do ano passado foram um poderoso lembrete do quanto esta competição significa — não apenas para os jogadores, mas para os fãs ao redor do mundo. Retornar como diretora pelo terceiro ano é uma oportunidade de desenvolver essa energia e continuar a moldar um evento que celebra o melhor do tênis em equipe”, destacou a espanhola.
Brasil aguarda sorteio dos playoffs
Os playoffs da Billie Jean King Cup acontecerão na semana que começa em 10 de novembro e serão disputados em sete grupos de três equipes. A data do sorteio ainda não foi definida e será informada mais tarde pela ITF. Derrotado na fase classificatória, o Brasil é uma das 12 nações que se enfrentarão nessa fase.
Além do Brasil, também estarão nos playoffs: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Romênia, Holanda, Índia, México, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suíça e Turquia.
As 21 equipes serão divididas em 7 grupos de 3 e uma das nações será a anfitriã do grupo, que será disputado em três dias, em confronto direto com cada duelo sendo realizado em uma partida de duplas e duas de simples. Os 7 vencedores dos grupos avançam para as eliminatórias de 2026 e os 14 times restantes irão competir no Grupo I.