Roma (Itália) – Campeão do Masters 1000 de Roma em 2023, Daniil Medvedev venceu seu segundo jogo no torneio e garantiu vaga nas oitavas de final. O russo superou na manhã deste domingo o australiano Alexei Popyrin, 25º do ranking, por 6/4 e 6/1 em 1h26 de partida.
Ex-número 1 do mundo e atual 11º colocado, Medvedev está há praticamente dois anos sem títulos. A conquista mais recente foi justamente nas quadras de saibro da capital italiana. O adversário nas oitavas virá da partida entre o italiano Lorenzo Musetti, 9º do ranking, e o norte-americano Brandon Nakashima, 29º colocado.
Durante a rápida partida contra Popyrin em Roma, Medvedev fez um winner a menos, 17 contra 18 do australiano. Mas o russo cometeu apenas 17 erros não-forçados contra 29 de seu adversário, conseguiu quatro quebras e perdeu só um game de serviço.
Daniil triumphant!
2023 champion @DaniilMedwed takes out Popyrin 6-4 6-1 to reach the Round of 16 in Rome.#IBI25 pic.twitter.com/Ilz6yWPmos
— Tennis TV (@TennisTV) May 11, 2025
Fils amplia histórico contra Tsitsipas para 4 a 0
Quem também garantiu vaga nas oitavas foi Arthur Fils, que virou o jogo diante de Stefanos Tsitsipas e marcou as parciais de 2/6, 6/4 e 6/2 em 1h53 de partida. Com resultado, o francês de 20 anos e 14º do ranking manteve seu retrospecto perfeito diante do grego, atual 19º colocado, liderando agora por 4 a 0.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Depois de um primeiro set em que não teve um break-point sequer, Fils teve a chance de mudar o jogo quando a segunda parcial estava empatada por 4/4. Ele acertou uma ótima passada com o backhand e um winner de devolução para ter a primeira chance de quebra, contando com um erro do grego, e definiu o set sacando muito bem. O jovem tenista abriu vantagem cedo no último set e trouxe a torcida para o seu lado para buscar a virada. Ele fez 27 a 19 nos winners e cometeu 29 erros contra 26.
All sorted in the end 😅
A little bit of tension after the match as Tsitsipas tagged Fils in the second set #IBI25 pic.twitter.com/tkL90QJ00p
— Tennis TV (@TennisTV) May 11, 2025
“Eu disse a ele na rede que ele estava jogando incrivelmente bem no primeiro set e dominando com o forehand. Se você o deixar jogar, acho que ele é um dos melhores jogadores de saibro. Eu não conseguia fazer muita coisa, mas no segundo set comecei a encontrar o ritmo e uma maneira de lutar e fiquei feliz por terminar forte no terceiro”, disse Fils na entrevista em quadra.
Após a partida, Fils e Tsitsipas tiveram uma breve discussão. O francês reclamou de uma disputa na rede, em que Tsitsipas definiu o ponto jogando a bola no corpo. O árbitro Greg Allensworth tentou acalmar os ânimos, mas os próprios tenistas colocaram fim no assunto, entando que “faz parte do jogo”. O adversário do francês na próxima rodada pode ser o alemão Alexander Zverev, atual campeão em Roma e número 2 do mundo, ou o lituano de 20 anos e vindo do quali Vilius Gaubas, apenas 154º colocado na ATP. Ele tem duas vitórias e três derrotas contra Zverev, enquanto um duelo com Gaubas seria inédito.
É inacreditável pensar que João Fonseca superou há tão pouco tempo o Fils e o Mensik… impressiona negativamente também a queda contínua de rendimento do Tsitsipas.
Tsitsipas vai tirar um período sabático, não é possível. Que fase terrível.