Oeiras (Portugal) – O Brasil terá dois representantes na chave principal do challenger de Oeiras 5, torneio português em quadras de saibro na semana que vem. O cearense Thiago Monteiro é o principal cabeça de chave, enquanto o paulista Felipe Meligeni é o cabeça 6.
Monteiro, de 30 anos e 106º do ranking, estreia contra o norte-americano Mitchell Krueger, de 31 anos e 151º colocado. O brasileiro venceu os dois duelos anteriores, um deles na atual temporada, no quali para o Masters 1000 de Madri.
Caso supere a estreia, Monteiro enfrentará um tenista do quali, já que dois deles duelam logo no início da chave principal. No mesmo quadrante está o também norte-americano Tristan Boyer, cabeça 5, que estreia contra o chinês de ranking protegido Yibing Wu, ex-top 60 e atual 448º colocado, voltando de lesão.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Felipe Meligeni está do outro lado da chave. O paulista de 27 anos e 123º do mundo estreia contra o sueco Elias Ymer, 263º colocado. Ymer venceu o único duelo anterior, no challenger de Montevidéu em 2023. Em caso de vitória, Meligeni pode enfrentar o chileno Cristian Garin ou o argentino Juan Pablo Ficovich. No quadrante também está o cabeça 2 do torneio Jaime Faria, que terá um duelo português contra Henrique Rocha.
Demoliner disputa o quali de simples
O gaúcho Marcelo Demoliner, de 36 anos e especialista em duplas, vai jogar o quali de simples em Oeiras. Eleestreia contra o norte-americano Toby Kodat, de 22 anos e 352º do ranking. Se vencer, pode enfrentar o jovem português de 19 anos Dino Ferreira ou o francês Kenny De Schepper, em busca de vaga na chave principal.
Pelos adversários projetados e o momento atual dos nossos representantes, as chances de sucesso são baixas.
Discordo. Ambos tem melhor ranking e melhores resultados no ano do que os oponentes. E o Monteiro ainda tem vantagem no H2H, com vitória recente em Madrid. Os brasileiros são favoritos e acredito na vitória.
Heide tinha entrado como alternate e deu out.
A lesão deve ser gravíssima. Devia ter pedido ranking protegido…
Gustavo Out
Bom sorteio para o Monteiro, um americano na estréia, que enfrentou recentemente e venceu e um jogador vindo do quali na sequência, quem sabe não engrena. Para o Felipe o caminho é um pouco mais duro, porém tem tênis para passar pelas duas primeiras rodadas