Programa de Desenvolvimento leva três juvenis para ITFs na Bolívia

Maisa Feital, Ana Cruz, Beatriz Nahmias e Alicia Reichel (Foto: Divulgação/CBT)

Florianópolis (SC) – O Programa de Desenvolvimento do Tênis Brasileiro inicia uma nova ação e levará três promissoras jogadoras do Time Brasil BRB para uma gira de torneios juvenis femininos na Bolívia. As atletas disputarão três etapas do circuito ITF até 18 anos: o ITF J100 La Paz (12 a 17 de maio), o ITF J100 Cochabamba (19 a 24 de maio) e o ITF J60 Tarija (26 a 31 de maio).

As tenistas convocadas são a gaúcha Ana Cruz (16 anos), a amazonense Beatriz Nahmias (15 anos) e a paulista Alicia Reichel (15 anos), selecionadas de acordo com os critérios técnicos previamente divulgados no site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A delegação será acompanhada pela treinadora Maisa Feital, integrante do projeto de ação de suporte para treinadores da CBT.

Luiz Peniza, coordenador do Programa e capitão do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup, destaca a importância da iniciativa: “São três torneios muito importantes para alavancar o ranking dessas jogadoras e dar a elas a oportunidade de entrar direto em competições de graduação maior. É a primeira ação do ano do Time Brasil BRB, e esperamos que traga ótimos frutos para a evolução das atletas.”

Maisa Feital, treinadora da equipe, reforça o papel estratégico da gira na formação das jogadoras. “O objetivo é que elas possam somar bastante pontos e buscar o top 100 mundial juvenil da ITF. Estou muito grata à CBT pelo convite. Venho atuando no projeto desde o início de 2024, por meio de mentorias em conjunto com os treinadores das meninas. Isso tem proporcionado uma troca muito rica. Esta gira é uma oportunidade única para elas competirem internacionalmente com um custo reduzido e acompanhamento técnico constante. Nossa expectativa é manter boas rotinas, fortalecer o contato com os pais e treinadores e proporcionar uma experiência enriquecedora em todos os aspectos”, disse ela.

A ação reafirma o compromisso da CBT com o desenvolvimento do tênis feminino de base no Brasil, criando oportunidades concretas para que jovens talentos ganhem experiência internacional e avancem no cenário competitivo global.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
JClaudio
JClaudio
6 minutos atrás

Uma dessas garotas, Beatriz Nahmias, oriunda de Manaus, foi beneficiada pelo programa “Manaus Olímpico”, um programa da cidade que busca impactar jovens para o esporte olímpico.
Com alguns bons resultados conquistados, a Fundação Manaus Esportes (FME), ofereceu suporte para Beatriz (entidade voltada para atletas de alto rendimento na capital amazonense e coordenadora do Manaus Olimpico).
A jovem chamou atenção da ITF, hoje participa de eventos internacionais.
Um bom exemplo, do criticado setor público na formação de indivíduos que podem com alguma “sorte” virar atletas profissionais.
O tênis (CBT) deveria ter um centro de formação (ou vários) específico para desenvolver potenciais, de preferência longe de Santa Catarina, algo menos provinciano.
O exemplo da prefeitura de Manaus é algo não muito normal na política esportiva brasileira, onde existe a verba, mas não existe o projeto…e a verba some.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.