Roma (Itália) – Apesar de ter feito dois bons jogos em Madri há duas semanas, com uma vitória na estreia e uma partida equilibrada na rodada seguinte, Beatriz Haddad Maia foi eliminada na estreia do WTA 1000 de Roma. A número 1 do Brasil e 22ª do mundo foi superada pela tcheca Marie Bouzkova, 53ª do ranking, por 6/0 e 6/3 em 1h14 de partida.
Esta foi a primeira vez que Bia perdeu para Bouzkova em cinco jogos. As outras quatro vitórias da brasileira haviam sido de virada, com três delas no tiebreak do terceiro set. A paulistana de 28 anos fez terceira participação na chave principal em Roma. A melhor campanha foi em 2023, quando chegou às quartas. Ano passado chegou à terceira rodada e defendia 65 pontos.
O próximo torneio para Bia é o WTA 500 de Estrasburgo, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio. A brasileira chegou às quartas na edição passada. Antes disso, ela joga duplas em Roma, ao lado da alemã Laura Siegemund. Elas estreiam nesta sexta-feira contra as norte-americanas Caroline Dolehide e Desirae Krawczyk, cabeças 5 do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Bia nesta quinta-feira, Bouzkova enfrenta a japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e atual 48ª do ranking. Vinda de título em um torneio da série 125 da WTA em Saint-Malo, a japonesa está invicta há oito jogos e suprou a suíça Viktorija Golubic por 2/6, 7/5 e 6/1.
O início de partida foi difícil para Bia, que sofreu três quebras durante o primeiro set e não conseguiu ameaçar o serviço da tcheca, que também mostrava um bom jogo de variações e subidas à rede.
A segunda parcial começou com games longos e uma quebra para cada lado. Bia apresentava uma atitude positiva em quadra e contou com uma dupla falta da tcheca para sair do zero no placar. Na sequência, confirmou dois bons games de saque, no período de maior competitividade na partida, mas sofreu uma quebra com uma sequência de erros com o forehand, possibilitando à rival retomar a liderança e fechar o jogo em sets diretos.
Alguém surpreso com resultado? Mais um pneuzinho para abrir Auto Center (ironia)
Então, apesar de não estar totalmente surpreso, estava torcendo por uma boa partida da Bia. Fase tá complicada.
Infelizmente está me remetendo muito à fase da Teliana depois que ganhou 2 WTAs e atingiu o seu melhor ranking: sucumbiu à pressão por resultados, perdeu a confiança e nunca mais foi a mesma. Terminou a carreira de forma medíocre, jogando ( e perdendo) futures. Deus nos livre de o enredo se repetir.
Com todo o respeito à Teliana, que foi uma boa jogadora. Mas não queira compará-la a Bia. Bia já venceu número 1 do mundo, foi top 10, terminou 3 temporadas como top 20, fez 8as de Wimbledon, 4as de US Open e semi de RG e e conhecida por todo o circuito.
Tudo pronto para abrir a borracharia.O estoque tá grande!!
Conseguiu a proeza de ganhar um total de 6 pontos no primeiro set. Se ela não respeita a própria carreira e insiste com esses vexames, alguém do time ou da família deveria convence-la a fazer uma pausa, ou em último caso, partir para a aposentadoria. Se a gente aqui sentada no sofá, a quilômetros de distância, sofre barbaridade, imagina ela lá na quadra.
Eu acho que ela até queria fazer uma pausa, mas com o caminhão de pontos que tem em alguns meses, imagino que ela esteja tentando ganhar ums pontos para não ter de recomeçar com ranking tão baixo.
FATO!
A Bia nunca jogou tão mal igual essa temporada , ela tem que sentar esfriar a cabeça mudar a equipe , ela tem que ter uma atitude
Sim, aqueles que torcem pelo bem e sucesso dos tenistas brasileiros estão surpresos, não pela derrota, que é algo normal nesse nível e esporte, mas pelo nível muito baixo de jogo novamente. Até porque tinha apresentado um bom nível em Madri, contra a Bencic, apesar da derrota.
Misto de constrangimento e melancolia
Hoje não seria favorita nem contra a Cè e Rodrigues Alves
Ladeira abaixo sem freio
F.F., ora, ora…falando de melancolia? Justamente você, que não perde um jogo dela e vive de criticar os brasileiros?! Você passa recibo com entusiasmo, meu caro!
não dá mais para defender. uma coleção de pneus no ano, tantas surras em 1ª rodadas, para uma tenista top 20 é algo incomum demais. e ao que parece não quer se ajudar… (mudanças) então a torcida fica furiosa… triste fim de uma moça que foi tão inteligente/ batalhadora/ esforçada.
Toma 6×0 da 53a do mundo, esse é o nível atual da Haddad Maia, não tem como tapar o sol com a peneira.
Que fase da Bia! Sem confiança nenhuma. Apática. Tá precisando muito tratar o mental antes de mais nada. Parece que deram a ela criptonita, está irreconhecível. Força Bia!!!
Tenho uma pergunta: alguém ainda acredita que a Bia será top 10?
Ela já foi Top 10, não me recordo a data, mas tenho certeza que ela já figurou entre as 10 melhores do ranking
Chegou perto, eu acho, mas foi um delírio coletivo. Foi tipo Bellucci numa semi de masters.
Ela foi top 10 sim…se não me engano por umas 2 semanas mais ou menos…mas foi!
Não tem como prever, amigo, se vai voltar ao melhor ranking, assim como se vai despencar e sair do top 100, mas o que posso falar é que esse esporte, tênis, é incrível, toda semana se tem a chance de recomeçar, então se ela, Bia, e sua equipe conseguirem achar soluções e encaixar um bom torneio com pelo menos 3 ou 4 vitórias em sequência, pode ter certeza de que a chave muda e a confiança volta, se vai acontecer, só o decorrer do ano vai dizer, torço para que aconteça.
Rseumindo!!! Bia comemora o ponto e perdendo o jogo …
M. Bouzkova ganha o set e faz cara de que nada aconteceu kkkk
Final 6,0/6,3….
Esse é um dos grandes problemas da Bia. Essa falsa motivação dela. Tratar o problema como se estivesse tudo bem. Perde o ponto, cerra o punho e fica falando “vamo”. Atitude péssima, só se afunda mais no buraco.
exatamente. fico incrédula ao ver isso. e nunca muda.
Bia é a primeira colocada no ranking de levar pneus. Agora vem a ótima notícia. Como em 2026 ela não vai ter nenhum ponto pra defender, qq segunda rodada num fortíssimo ITF de 10 mil caraminguas, fará ela subir no ranking. Esse treinador dela parece um ventriloco pois fala sem mexer a boca.
Alguém acredita que a Bia será top 10 ou é só ladeira abaixo?
Ser ela foi, a pergunta é se alguem acredita que ela será novamente? Olha, até acredito, até uns 33/34 tem espaço, uma boa temporada, um big hit e o top10 vem
Top 10 de trás pra frente.
Não tem como prever, amiga, se vai voltar ao melhor ranking, assim como se vai despencar e sair do top 100, mas o que posso falar é que esse esporte, tênis, é incrível, toda semana se tem a chance de recomeçar, então se ela, Bia, e sua equipe conseguirem achar soluções e encaixar um bom torneio com pelo menos 3 ou 4 vitórias em sequência, pode ter certeza de que a chave muda e a confiança volta, se vai acontecer, só o decorrer do ano vai dizer, torço para que aconteça.
Acho que a Bia em breve vai deixar o tênis. Já está quase com trinta anos, não muda a equipe técnica, continua com os mesmos problemas. Fez muito pelo tênis brasileiro, mas está nítido que já está chegando ao fim…
O duro foi perder dessa forma (com pneu) e de quem ela já havia vencido todos os 4 confrontos anteriores!!!
Afff…
Acabou meus argumentos…
Fui…
VQV
Quando a gente pensa que ela vai engrenar, acontece isso aí, ave maria
Eu pessoalmente acho que tem de se aposentar!
Comentei outro dia que todos nós temos limitações e com a nossa Bia não é diferente ela é alta e pesada, e sente muito para chegar nas bolas, creio que deveria focar nos jogos de duplas onde tem tido mais sucesso pois ocupa ” metade da quadra ” e rende mais. Claro que posso estar errado mas vejo dessa maneira. Nem os aplausos encorajadores do tecnico Rafael a ajudam .
22° do Mundo e em queda livre!
Já deixou de ser “mental” ou troca de time.
Nome disso é vergonha na cara!
Menos! Não vamos exagerar assim nas críticas.
Quase 29 aninhos, galera. Curva de desempenho morro abaixo.
Mas tá bom, já entrou para a história do tênis feminino brasileiro e já ganhou uma boa grana.
O problema não é a idade. Pegula, Paolini e Keys são mais velhas do que a Bia e estão nas top 6. Muchová, Svitolina, Kasaktina, Krejciková, Vekic e Alexandrova são da mesma idade ou mais velhas e estão nas top 20.
Isso Bia, continua com esse treinador que vc tá no caminho certo
No caminho certo pro brejo + próximo.
Bia está jogado com um nível técnico muito baixo. Nem parece profissional. Muitosssss erros. O circuito está mais competitivo e as adversárias estão evoluindo, mas o jogo da Bia está estagnado. O jeito treinar treinar e treinar. Não é só mental, é tecnicamente também.
Sem vontade nenhuma! Melhor dar um tempo na carreira, ao invés de ficar passando vergonha…
kkk…Mais um “Pneu” o estoque tá cheio…A verdade é uma só…A Bia nem em seus melhores momentos foi jogadora pra ser top 10, 15 ou 20…Eu falava isso aqui muitos criticava meus comentários…Tá ai a resposta…Ela só está no top 20 até hoje porque o circuito feminino é limitadíssimo…Sempre as mesmas do top 5 que estão ganhando os torneios…Com isso ela fica estagnada no top 20 porque as debaixo dela não ganha torneios de expressão…Se o circuito feminino fosse um pouco mais equilibrado entre as jogadoras ela nesse momento com esses jogos mediocres dela ela seria rank 100 pra cima
Quanta groselha. Como uma jogadora que esteve por 3 temporadas no top 20 não tem nível para tal? Convém acionar o cérebro antes de digitar.
E vc tem que saber ler…Ela só tá no top 20 porque as debaixo não ganha titulo de expressão…E por consequência Bia fica estagnada no top 20 não por mérito dela e sim por ruindade das de baixo de não ganhar torneios de expressão para ultrapassar ela no rank…Deu pra entender ou tem que desenhar??
Você explica explica e segue sem fazer sentido, ranking é uma lógica exata, soma-se os pontos e o ranking está lá. Se ela somou 3 temporadas seguidas pontos suficientes para a colocar entre as 20 melhores do mundo ela é uma das 20 melhores. É o nível feminino e ela está lá, se ela tem nível pra top 50 cadê essas 30 tenistas fantasmas que não pontuam e colocam a Bia no real ranking? Pq elas não conseguem pontuar ao longo de um ano mais que a nossa Bia, não são melhores que ela, é ciência exata…
Deus me livre…Vou perder tempo explicando mais não…Quanto mais explica…Aparece um pior…Tá doido..kkk
Gente que atropelamento foi esse…
Seria o caso de encerrar o ano nas simples,jogar só duplas,E 2026 trocar o treineiro e começar do zero,começando com o saque,q atualmente parece saque de quarta classe
Não entendo, o Fonseca perde e é culpa da falta de experiencia, mas e a Bia?
o fonseca ainda tem uma grande margem para evolução por causa da idade ja a bia não tem desculpa ..
Discordo de alguns comentários que estão fazendo a Profecia do Apocalipse em relação à carreira da Bia. O que eu vejo é que ela não conseguiu evoluir na parte mental no sentido de suportar as situações de pressão, a parte técnica está um pouco estagnada, e suas adversárias do circuito estão evoluindo mais que ela, tanto as que já estavam no circuito quanto as jogadoras da nova geração que chegaram no circuito mais recentemente. Isso posto, entendo que a recuperação da Bia vai depender dela conseguir se fortalecer mentalmente e acompanhar a evolução técnica das suas concorrentes. A parte física, pelo menos nos próximos quatro ou cinco anos, caso consiga se manter saudável, não deve ser problema, porque ela vai fazer 29 anos no final deste mês e nessa idade o físico pode se manter num bom nível de competitividade.
Acho que ela deveria terminar o namoro com o técnico e voltar com o Monteiro. Aí podem viajar juntos para jogar os challengers 50 da America do Sul ano que vem.
Nenhuma surpresa. O tênis feminino é instável e muito fraco. Como uma jogadora que toma 6×0 toda hora chegou ao top 10? O jogo da Bia é 50-70 no rkg e olha lá. Sem mobilidade, sem coordenação, saque fraco, sem dropshot ,sem slice e sem variação.
Pra mim tá com cara de que no fim do ano anuncia a aposentadoria… provavelmente deve estar com limitação física e não consegue treinar e muito menos jogar em nível minimamente competitivo… tá só capitalizando as premiações enquanto ainda é possível… além de patrocinadores, claro… se tivesse alguma perspectiva de reviravolta na carreira, já teria mudado de comissão técnica…
E teve gente dizendo que ela tinha mandado a má fase embora contra a Bencic, sendo que estava ganhando de 4×1 com 30×0 no saque e entregou o set…São sempre os mesmos problemas, mas como aqui é proibido falar mal do Paciaroni (um treinador que não agregou nada diferente em 2 anos e não resolve nenhum dos problemas) sem ser xingado segue o baile…
O pior foi a entrevista que ela deu ontem dizendo que tinha treinado muito bem, fico imaginando se tivesse treinado mal. Será que agora a senhora Teliana Pereira vai deixar o corporativismo de lado e parar de ficar passando pano.
Favas contadas….. uma pena pela Bia, mas era derrota sabida
Alguém sabe quantos pneus ela tomou só esse ano?
Mds
O suficiente pra abrir uma Borracharia
Tentar um convite pra jogar Challenger, pegar ritmo como fez Osaka, uma tentativa…
se esse técnico tivesse um pouco de dignidade já teria pedido demissão.
Concordo contigo
Eu também. Esse técnico vai acabar com o resto da carreira da Bia, e com a dele também. Depois de não sei quantos anos, ele não melhorou o saque da Bia, não melhorou o jogo na rede, nenhuma variação…só palminhas bobocas.
Hombridade é uma virtude rara, ainda mais em tempos de egocentrismo…
Vamos para próxima, olhando pra frente, uma hora da! Torcendo pela duplas enquanto essa fase não vai embora!
Quase unânime os comentaristas daqui determinando aposentadorias para a tenista…tenho uma grande curiosidade para saber o quão bem sucedidos são em suas vidas para virem aqui julgar e condenar uma pessoa que está fazendo o trabalho dela, e que infelizmente não está correspondendo as expectativas dos mesmos.
É típico de brasileiros a Elina Svitolina deu uma parada para ter um filho, voltou e já está nas cabeças novamente enquanto isso a Bia mesmo perdendo um jogo de 6×0 e 5×0 com 40×0 se fizer o 40×15 ela cerra o punho, provando que isso é apenas um ticket e não que ela esteja pensando em reagir, parece que vive no mundo da lua durante o jogo.
Estou sentindo vergonha alheia, coitada, da pra ver que ta tudo errado.
Além de trocar de técnico tem que dar uma respirada, perde pontos infantis, começa com tudo mas quando perde um game parece que o ânimo vai embora, que faaaseee.
Essa cidadã tá esperando o que para se aposentar ? Já ganhou bastante dinheiro para isso !!!
Bem, diante dos comentários minha modesta opnião. Perder jogos faz parte. Mas é pouco comum uma tenista neste nivel perder varias partidas tomando pneus. Como ñ sei da sua vida extra quadra ñ é justo apontar o dedo. É evidente que seu jogo esta muito, mas muito abaixo do que ela pode fazer. O tempo é senhor da razão. Eu como um espectador e torcedor desse esporte quero mais que ela possa rapidamente voltar a vencer.
Será que ela pelo menos conseguiu anotar a placa , que atropelo kkķkkkk
Não deu pra anotar porque ela só olha pro técnico !!!
Não deu… pois ela tava na toalha…!!!
Gente essa fulana joga muito mal
Se ela parar de ficar conversando a todo momento com o treinador e se concentrasse no jogo, já seria uma grande coisa.
2023 foi o grande ano de sua vitoriosa carreira. Fechou o ano em 11o no ranking ao vencer o Elite Trophy batendo a chinesa Zeng…
No momento, queda livre com um treinador que não consegue tirar mais dela.
Lamentável mas foi a maior do País depois de Maria Esther Bueno…
Retifico: não foi, é a maior do País depois de Maria Esther
Então quem foi?
Bia ser top 20 mostra que WTA é uma várzea. TOP 200 no ano.
Seria importante você entender melhor como funciona o ranking, Raphael. E na temporada ela está num ruim 89º lugar.
Boa Noite, vejo sempre os comentários mas raramente escrevo algo aqui, mas gostaria hoje de fazer um comentário e uma pergunta para o Dalcin.
Vejo todos comentando da troca da comissão técnica e tal, mas aparentemente existe um vínculo muito forte entre ela e o Rafa para que uma separação não piore ainda mais as coisas, dito isto sei que foi tentando no início da temporada algo parecido e também não deu certo mas talvez não valeria a pena a tentativa de colocar uma equipe técnica totalmente nova e manter o Rafa no box como um familiar? Tipo como fez o Tsistipas com o pai dele?
Tecnicamente e mentalmente a Bia está muito atrás nesse momento o saque dela está sofrível e a vibração sempre depois de cada ponto ganhando ou perdendo no meu ver é um sinal muito característico de que ela não tem a mínima noção do que está acontecendo no jogo
Também acho que é preciso mexer nas coisas, Christiano. O Rafa funciona como um guru para ela e então realmente vai ser difícil haver separação, a menos que partisse dele. Então é realmente necessário agregar outro treinador, com soluções novas. Ao menos, é preciso tentar.
Não fale em Guru.
Que diga o Djokovic.
Kkkkkkk
Querido mestre Dalcim, Bia já passou do tempo de esperar a maré virar e vir um jogo que mude a mentalidade dela, ademais temo que essa sequência de derrotas e de péssima postura em quadra a deixe com cicatrizes e mais fantasmas na cabeça, algo praticamente irreversível nesse ponto da carreira. Ela precisa desesperadamente tentar a mudança, equipe técnica, preparação física (que parece muito equivocada, está pesada e com excesso de músculos). Eu pra ser sincero experimentaria mudar inclusive de raquetes.
Mais um pneu. Já dá para abrir uma borracharia.
Poderia ao menos seguir o exemplo do nosso futebol. Troca a comissão técnica, não tem nada a perder.
Zero surpresa. Fase sofrível.