Roma (Itália) – A americana Coco Gauff, número 3 do mundo, e a polonesa Iga Swiatek, vice- líder do ranking mundial, falaram sobre a expectativa pela eleição do novo papa, que mobiliza as atenções do mundo católico a partir desta quarta feira.
Gauff não é católica praticante, mas entende que algo extraordinário está prestes a acontecer a poucos quilômetros de distância do Foro Itálico, na Cidade do Vaticano. “Eu iria porque sinto que é um acontecimento histórico”, disse a vice-campeã do Aberto de Madri e que aguarda a definição de sua adversária na estreia em Roma.
O sucessor do Papa Francisco será escolhido pelo voto de 133 cardeais, até que um candidato obtenha a maioria de dois terços, neste caso, pelo menos 89 votos. Quando o vencedor for declarado, fumaça branca será vista na chaminé da Capela Sistina.
“Conversamos sobre isso”, disse Gauff. “Aprendi muito porque não sei nada sobre a religião católica. Toda essa coisa da fumaça, achei legal. Gostaria de ir, ver e estar por perto, já que estamos aqui.”
Iga Swiatek é outra que está animada para ver a fumaça branca. “Eu adoraria fazer isso, só para ter a experiência”, disse. “Acho que vai estar superlotado. Acho que Roma inteira vai estar acompanhando. Mas vou ver logisticamente como vai ser. Também não sabemos quando vai acontecer, certo? Então, vamos ver.”