Cerúndolo volta à semifinal de Masters depois de três anos

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) – Em ótimo momento sobre o saibro rápido de Madri, o argentino Francisco Cerúndolo voltará a disputar uma semifinal de nível Masters 1000. Aos 26 anos e número 21 do ranking no momento, ele conseguiu grande virada em cima do tcheco Jakub Mensik e gastou 2h09 para marcar 3/6, 7/6 (7-5) e 6/2.

Cerúndolo disputou sua primeira semi de Masters em Miami, em 2022, mas depois perdeu todas as cinco vezes que atingiu as quartas neste nível. Ele tentará agora a maior final da carreira diante do norueguês Casper Ruud, que mais cedo tirou Daniil Medvedev. O argentino tem 5 a 3 no histórico contra Ruud e 2 a 2 no saibro.

“Estou cansado”, foi a primeira reação de Cerúndolo. “Corri muito hoje, ele bate muito forte e precisei lutar por todas as bolas, mas consegui a recompensa”. Ele chegou a ficar 5 metros atrás da linha de base para devolver os fortes serviços de Mensik. “Consegui pouco a pouco neutralizar isso, como já tinha feito contra Sascha”, comentou, referindo-se à vitória sobre o cabeça 1. Ele ainda se mostrou surpreso com o apoio do público. “Foi fora do normal tanta torcida, acho que os espanhóis estão comigo porque sou o último latino do torneio”.

Cerúndolo chega a 24 vitórias em suas 33 partidas nesta temporada e se iguala a Carlos Alcaraz e Alex de Minaur como os tenistas com maior sucesso até aqui. Quadrifinalista em Madri no ano passado, ele conseguirá avançar uma posição no ranking e aparecer na segunda-feira pelo menos no 18º posto, o que será seu novo recorde pessoal.

A partida desta quinta-feira foi bem parelha, apesar de Mensik ter se aproveitado de começo tenso do adversário e obtido a quebra logo no segundo game. A partir daí, houve muita troca de bola, mas Cerúndolo não conseguiu uma única quebra até o final do segundo set, apesar de ter tido 0-40 e depois outra chance no oitavo game. Mensik perdeu duas chances importantes de quebra, duas no quinto e outra no 11º game, que poderiam tê-lo levado à vitória.

No desempate, dois erros do tcheco permitiram 4-2 a Cerúndolo, mas ele permitiu empate por 4-4, até que conseguiu aprofundar a bola e conseguir tirar o tempo de Mensik para então finalizar o tiebreak. Isso pareceu perturbar o tcheco, que perdeu logo o saque inicial do terceiro set e perdeu 0-40 em seguida. Cada vez mais confiante, o argentino se impôs nas trocas, forçando Mensik a arriscar mais, e com isso finalizou o placar com certa tranquilidade. A estatística mostrou que Mensik cometeu 47 erros, 28 deles com seu forehand.

Cerúndolo ganhou de Ruud há poucas semanas nas oitavas de Miami. No saibro, venceu em Barcelona e Bastad de 2023, mas foi superado no ano passado em Roma e nos Jogos Olímpicos de Paris.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sergio
Sergio
23 horas atrás

Grande vitória do argentino. Para mim, inesperada. Mas merecida.

Ricardo
Ricardo
23 horas atrás

Que jogaço essa semifinal com Ruud!!Os 2 jogando muito!!E o Draper detonou o Arnaldo parecido com o que fez com Fonseca.Passou o trator!!

Ricardo
Ricardo
23 horas atrás

Com Carlítos machucado e Sinner voltando depois de meses parados,acreditoos candidaros em Roma são Rune,Ruud,Cerundolo e Draper.Pela ordem

silas-cesar1@hotmail.com
silas-cesar1@hotmail.com
22 horas atrás

Gosto muito do estilo de Cerundolo, vou torce por sua vitória…

Guilherme
Guilherme
22 horas atrás

Como é consistente o Cerúndolo.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
16 horas atrás

Cerundolo é ótimo jogador. 2° semifinal de Master 1000 e melhor ranking garantido. Semifinal contra o Ruud deverá ser muito equilibrada e de alto nível. Sem favoritos

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.