Madri (Espanha) – Atual campeã do WTA 1000 de Madri, a polonesa Iga Swiatek não se encontrou em quadra nesta quinta-feira e foi dominada pela norte-americana Coco Gauff, que prevaleceu sem dificuldades e precisou de apenas 64 minutos para derrubar a número 2 do mundo em sets diretos, com o placar final de duplo 6/1.
Fazendo sua quinta aparição no torneio, Gauff jamais havia passado das oitavas e agora vai disputar a primeira final na Caixa Mágica. Sua adversária sairá da segunda semi do dia, entre a bielorrussa Aryna Sabalenka e a ucraniana Elina Svitolina. Será também a primeira final de WTA 1000 da norte-americana sobre o saibro.
Gauff derrota uma top 2 pela quarta vez seguida, depois de derrotar Swiatek na United Cup, no começo deste ano, e bater as duas primeiras do ranking no WTA Finals da temporada passada. Ela pode inclusive se tornar a nova número 2 do mundo dependendo dos resultados em Madri.
what. a. performance. 🤯@CocoGauff stuns the defending champ Swiatek, 6-1, 6-1 to reach the FINAL in Madrid! #MMOPEN pic.twitter.com/3OFtNSoeRu
— wta (@WTA) May 1, 2025
A vitória da norte-americana sobre Iga foi a primeira no saibro em seis jogos. Nos cinco duelos anteriores, ela sequer havia vencido um set contra a polonesa, que assim como fez na rodada anterior, largou muito mal e foi dominada no primeiro set. Depois de perder o primeiro game, Gauff venceu os seis seguintes e aplicou um “pneu” moral ao anotar três quebras seguidas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O embalo da atual número 3 do mundo seguiu no segundo set e ela chegou a vencer 11 games em sequência, abrindo 5/0 na parcial final. Swiatek escapou de sofrer outro 6/0, como acontece nas quartas, ao voltar a confirmar o serviço. Ela só levou 11 “pneus” em sua carreira e apenas uma vez em partidas consecutivas, em Roland Garros 2019.
Swiatek teve um desempenho tão errático e abaixo da média que terminou o duelo com mais erros não forçados (28) do que pontos somados (26). Ela venceu menos da metade das bolas jogadas em seus games de serviço (41%) e foi dominada na devolução, com apenas 18% de aproveitamento. Do outro lado, Gauff teve apenas 8 erros não forçados e 18 winners, 11 a mais do que a polonesa.
Bia polonesa ataca novamente! Vai ficar um bom tempo sem ganhar nada, fora que a chance de terminar fora do top 10 é gigante…. Jogo previsível e limitado que todas jogadoras já pegaram o jeito para ganhar.
É incrível mesmo. Pegou a doença da Bia, mas claro não tão grave pq pelo menos ela tem perdido para adversárias boas. A Bia perde pra top 80 ou mais… não vejo a polonesa perdendo nesse nível baixo
Calma, amigo, mesmo que aconteça esse sonho que você está falando, da Swiatek não ganhar mais nada esse ano. Mas se mantiver essa consistência de resultados, fazendo quartas ou semi, nos grandes torneios, não tem nenhuma chance nem de deixar o Top 5, quanto mais o top 10.
O top 5 pode sair sim, pois ela ainda defende os títulos de master Roma e RG, então se não fizer boas campanhas nestes torneios cai do top 5.
Se o jogo é previsível e limitado e todas as jogadoras já pegaram o jeito, porque a Iga só perdeu na semifinal do torneio? Como ela conseguiu ganhar da Alexandra Eala, Linda Noskova, Diana Shnaider e Madison Keys?
Você ainda insiste?
Quarta no ranking do ano, com a pontuação só do ano seria 14 do mundo…
Viajou legal , parceiro. Entre em Race WTA LIVE, e Swiatek está no TOP 4 da Temporada. Abs !
Penso o mesmo. Já mandei vários Postscript no insta pra ela, refletir que se resultados não mudam algo está errado e nada! Mais do que na hora de procurar um técnico que ajude realmente ou vai passar em branco o tempo dela. Ter boa ligação afetiva com técnico não é garantia nenhuma de vitória.
Ela precisa aprender a evoluir tecnicamente, pois se pegarem o seu estilo no saibro que é seu habitat aí poderá ter dificuldade em se sustentar no topo.
O recalque do sujeito é tão grande a ponto de dizer isso sobre a número 2 do mundo.
Essa gente precisa de tratamento médico.
Depois do episódio do doping, na qual se provou inocente, Iga nunca mais encontrou seu nível. Tá jogando muito mal, cometendo muitas erros. Como a Dadá Vieira bem falou na transmissão: está sem confiança e sem confiança o jogador pode ser o melhor do mundo que não vai conseguir ganhar nada. O jogo foi sofrido. Em alguns momentos cheguei a pensar que a Iga fosse desistir, de tão mal que ela estava, tantos erros grosseiros. A Gauff não tem nada a ver com isso e fez o que tinha que fazer, e agora está mais perto do que nunca de chegar ao segundo lugar.
Na minha opinião esse técnico da Iga não acrescentou nada e a psicóloga tá fazendo hora extra já, não tá ajudando em nada. Ou a Iga muda, ou é ladeira abaixo.
Não é episódio de doping não miga é que seu jogo de pancadão já esta manjado, pois é assim a vida no processo de evolução que algumas estão evoluindo, mas a Iga continua parada no tempo porque não sabe variar o jogo.
Tá tão manjado que ela chegou na semi final? Por que as adversárias que ela venceu não manjaram então?
Que surpresa!eu realmente não esperava esse resultado, mais parabéns pra Coco.
Que lapada! A Iga, acostumada a dar pneus, quase toma dois! :O
Bem feito! A insossa da Iga sempre muito indelicada com os repórteres nas entrevistas coletivas! Arrogante! Tomara que passe a gira do saibro em branco.
Não acho ela arrogante, é apenas o jeito dela que é normal.
Pois é ,foi um atropelo que nem a Ostapenko costuma ganhar assim da Iga, pasmem este atropelo foi no saibro e quando dizia aqui que ela vinha oscilando, principalmente nessa semana, os fanzocas da polonesa queriam teimar taí o resultado que espero que eles agora atinjam o senso de realidade. A polonesa já era para ela ter perdido ontem para a Keys, pois só não perdeu porque a mesma a ajudou com excessos de erros não forçados devido à falta de paciência ou lerdeza da Keys diferente da Gauff que tem mais paciência, no saibro, do que a sua compatriota . O estilo de jogo de ambas é o mesmo que é só pancadaria burocrática só que como a polonesa esta oscilando muito assim prevaleceu o jogo mais equilibrado, ou melhor, aquele que não tinha nada a perder, então vi a Iga tentar uma curta (que não fazia há anos), porém mal executada porque não esta acostumada a fazer isso ou não costuma treinar este fundamento porque só vive de jogo reativo, portanto não é ser engenheiro de obra pronta (embora eu seja engenheiro de verdade) só que eu enxerguei a situação, mas também disse que ambas as líderes podem ser derrotas no saibro porque elas não estão dominantes, embora a Sabalenka esteja jogando bem no saibro variando o jogo algumas vezes.
faz tempo que a Iga não se encontra hein? Mas duplo 6×1??? A Iga precisa de ajuda pra não passar vexame em RG…
Boa Gauff!!
Nem teve jogo, a Iga não conseguia colocar a bola na quadra. Confiança é tudo no tênis, hoje Gauff tem a a Iga tem zero. Há dois anos, esse resultado poderia ser totalmente ao contrário. A Iga não desaprendeu, joga muito, mas sem confiança, você pensa antes de cada golpe. Ela pelo menos está lá tentando. Uma
Hora deve mudar, mas não há nenhuma previsão de quando.
Tecnicamente ela esta abaixo cara, pois das do top 10 só ela e a Gauff que ainda tem dificuldades em variar o jogo, mas pode ser que a Gauff faça mais isso porque ela ,de vez enquanto, usa 1 ou 2 slices que é muito pouco mas a Iga até hoje nada.
Acho que um pouco, você pode ter razão, mas o tênis feminino não premia tanta variação. Há um ano e meio ela não variava e dominava, porque pegava antes, deslocava a adversária bem, o que no tênis feminino costuma ser fatal. A variação seria importante para ela entrar no jogo, a meu ver, mas apenas para voltar a ter seu jogo tão competitivo. Ele errou cada bola hoje que assustava de tão fáceis, não desmerecendo a profundidade das bolas da Gauff. Mesmo assim, a Iga com confiança teria deixado o jogo bem diferente a seu favor.
Gente não sou fan da Iga , mas não é as adversárias que estão melhor o problema é ela. Iga está igual ao sérvio errando golpes fáceis isso si deve ao psicólogo, outro ponto é esse 1 saque sem peso aí qualquer um consegue devolver e bem!
Que surra! Melhor trocar de psicóloga, a atual não está mais funcionando direito…
Iga está muito mal. Seria interessante parar duas semanas e treinar…
Tchau querida, jogadora insossa!!! Não vi o jogo, mas pelo placar foi uma peia daquelas!!! Coisa linda!!! E a meu ver a Gauff fez certinho, jogou bem e definiu rapidamente a partida!!!