Stuttgart (Alemanha) – A letã Jelena Ostapenko completou uma semana dos sonhos no WTA 500 de Stuttgart ao derrotar a bielorrussa Aryna Sabalenka na final desta segunda-feira com autoridade, marcando parciais de 6/4 e 6/1, depois de 1h25 de partida, para conquistar seu nono título da carreira e o primeiro no saibro desde que venceu Roland Garros em 2017.
Em sua quarta tentativa de conquistar o prestigiado torneio alemão Sabalenka mais uma vez saiu de mãos abanando e não levou para casa o tão cobiçado primeiro Porsche. A número 1 do mundo repetiu 2021, quando perdeu a final para a australiana Ashleigh Barty, 2022 e 2023, derrotada pela polonesa Iga Swiatek, e amargou mais um vice-campeonato.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ostapenko melhorou seu retrospecto para 3 a 1 contra rivais número 1 do mundo. Ela já havia derrotado Garbiñe Muguruza em Wuhan 2017 e Iga Swiatek no US Open de 2023. Tendo também eliminado a polonesa nas quartas de final nesta semana, a letã se tornou a nona tenista a derrotar Sabalenka e Swiatek no mesmo torneio.
A vitória da atual número 24 do mundo sobre a líder do ranking encerrou uma sequência de oito triunfos de Sabalenka, que não perdida desde a final de Indian Wells. Com o título em Stuttgart, a letã voltará ao top 20 da WTA, subindo para a 18ª colocação na lista desta segunda-feira. Além dos 500 pontos no ranking e da premiação em dinheiro de 142.610 euros, a campeã recebe um carro esportivo da Porsche, presente da principal patrocinadora do torneio.
Eyes on the prize, and now it’s hers 😆@JelenaOstapenk8 defeats the World No.1 to win her first Stuttgart singles title, 6-4, 6-1!#PorscheTennis pic.twitter.com/9FeBYIvbuE
— wta (@WTA) April 21, 2025
Logo de cara, Ostapenko largou na frente e abriu vantagem, conseguiu uma quebra no primeiro game marcou 2/0 no placar. Ela manteve a estratégia que já havia funcionado contra Swiatek, com pressão constante sobre o segundo saque da número 1 do mundo teve chance de ampliar a vantagem no sétimo game, mas perdeu três break-points e acabou pagando caro em seguida. Sabalenka se aproveitou de um game com poucos primeiros serviços em quadra e com duplas faltas da rival para devolver a quebra e empatar por 4/4.
Só que a letã mostrou forças e não baixou a cabeça, bateu o saque da bielorrussa uma vez mais e então foi para o saque com 5/4. Ostapenko foi firme e confirmou o serviço, vencendo o terceiro set-point que teve a seu favor. Cada jogadora fez 15 winners no primeiro set.
Na segunda parcial, o controle de Ostapenko foi ainda maior, com ela dominando os serviços de Sabalenka, que só escapou de levar um “pneu” porque obteve uma quebra no segundo game. A bielorrussa teve um desempenho péssimo no serviço, colocou apenas 52% das primeiras bolas dentro e venceu somente 24% dos pontos, levando quatro quebras seguidas. Nos dois últimos pontos da partida, Ostapenko fez dois winners de devolução, definindo a disputa de forma categórica. A letã fez 21 a 19 nos winners e cometeu apenas 8 erros contra 10.
A Ostapenko ser campeã deste torneio comprova o elevado nível que o tênis feminino atingiu. Já não é mais possível as primeiras do ranking passarem o rodo como em décadas atrás.
Concordo plenamente. Realmente a letã colocou a Sabalenka para correr pra todo lado e mesmo assim não deu para a Sabalenka. Penso que no saibro a força e o preparo físico da bielorrussa tem um peso um pouco menor do que nos outros pisos.
Parabéns às duas pelo excelente jogo apresentado. Grande final. E também fica bem mais disputado e interessante o circuito feminino.
Ostapenko também é uma tenista muito forte e potente!!!
Discordo. O tênis feminino anda bem fraco, na verdade está nivelado por baixo e no feminino sempre é bastante instável.
Nenhuma jogadora próxima do que jogava uma serena, Barry ou belgas Clijsters, Henin, etc
Sabalenka sempre foi instável. Esta vivendo uma onda de confiança, mas uma hora vai perder esse fluxo.
Swiatek, outra que era muito bem mentalmente, também vive uma baixa nesse aspecto.
Mas vejo os títulos ficando só nas mãos delas duas, com raras exceções como hoje.
A letã pode jogar um grande tênis como pode amargar sequência de derrotas seguidas.
Esse mesmo papo furado…para..Barty não foi tudo isso. Vide os números da carreira dela quando parou…perde para Iga em títulos e a Sabalenka já já passa ela também. As maiores do circuito da atualidade não devem em nada as outras antecessoras…o que acontece é que hoje te muito mais gente bem treinada e o tênis é muito mais profissional.. aliás, como tudo. Simples assim.
Não considero que esteja nivelado por baixo e está muito mais equilibrado que em anos anteriores… Infelizmente, Beatriz Haddad não está aproveitando esse equilíbrio para evoluir…
Quis dizer Barty né? Essa nem chega aos pés das outras citadas tinham muitas outras para citar
Gostei! bom assim fica melhor mais competitivo.
É meus amigos…
Jelena passa longe do biotipo ideal de um atleta, além de estar sempre acima do peso, também é meio surtada, mas… ela tem esse estilo kamikaze, tudo ou nada, que quando está num dia bom…. Não tem para ninguém!!!
É um forehand absolutamente demolidor, e que quando ela está confiante e começa a acertar as linhas… Fica difícil pra qualquer adversária…
Da Jelena vc nunca pode esperar um jogo tranquilo, paciente… Porque ela entra pra definir, pra matar ou morrer, e cada pancada na bolinha é um tiro pro outro lado, e quando acerta….
A sorte da Aryna (e de todo o circuito) é que via de regra a cabecinha da letã viaja na maionese, e como ela não tem plano B a não ser resolver na violência, acaba se perdendo em muitos jogos.
Sim bem acima do peso para uma atleta profissional, que talvez seja por isso que não tenha consistência durante a temporada.
Exatamente….olhando para ela não dá para acreditar que é uma atleta profissional
Exatamente. A gordinha tem uma patada de urso. É perigosa contra qualquer um, diria que parece uma versão feminina do Wawrinka nos bons tempos. Mas é inconsistente, aliás, bastante inconsistente. Já ganhou RG uma vez. Se colocar a cabeça no lugar pode ganhar de novo. O problema é esse, colocar a cabeça no lugar. Nem tanto o físico, até porque ela ainda está acima do peso, mas aparentemente deu uma emagrecida com relação ao ano passado, e está se movendo muito bem. Em um dia com alta confiança pode ganhar de qualquer uma, mas também pode perder no dia seguinte para a numero do mundo…
Curioso é que ela estava mais fininha um tempo atrás… voltou ao sobrepeso padrão e mesmo assim tratorou no saibro.
Jelena Ostapenko me oferece muito entretenimento, amo as partidas dela, é uma mistura de tênis agressivo com “Stand Up”, muito expressiva, Jelena Ostapenko é uma “Show Woman”!!!
Eu também adoro essa rabugenta
Muito legal ver a ostapenko levantar um troféu dessa importância, adoro tenistas que batem de frente com as tenistas bem ranqueadas, ostapenko é lutadora joga com raça, parabéns a ela.
Parabéns Ostapenko!
Mereceu o Porsche.
Sinceramente não esperava uma vitória da OSTAPENKO assim, veja que ela ganhou mais fácil da Sabalenka do que da sua freguesa, IGA, nem as casas de apostas apostavam no placar desse porque a Sabalenka estava jogando bem no saibro, foi impressionante.
Também não esperava um jogo tão fácil para a Penko. Pensei que fosse ser um jogo de 3 sets com vitória para Sabalenka. Gosto da Ostapenko, e se ela continuar assim, pode muito bem ganhar Roland Garros novamente.
Kkkkkkkk. Defende sua ídola aí..a melhor das melhores. A fora de série que no head to head contra a Iga, até no piso duro, perde…kkkkkkkk.
Quase repetiu a proeza do Hugo Calderano, venceu as número dois e um.
Faltou derrotar a número três e na falta de eliminar a Jéssica Pegula, deixou para trás a outra bilionária do circuito, Emma Navarro. Serviço completo.
Samuel, mas já é um feito e tanto vencer 3 TOP 10 no mesmo torneio e ainda por cima ganhar um belíssimo PORSCHE, foi uma sequência espetacular contra Navarro, Iga e Sabalenka…
Sabalenka deve estar furiosa..pior que ela, só o Vasco….Kkkkkkkkkk. 04 vices…kkkkkkk.
Agora vamos ver a velha lenga lenga de não aceitar a derrota e falar que perdeu para ela mesmo etc etc…
Rindo até 2026.
Acho que SABALENKA vai se rasgar de inveja de ver OSTAPENKO saindo de PORSCHE !!! 6/1 : que desculpa ela vai inventar para essa surra???
Comparar a Sabalenka com Vasco mostra que não entende nada de tênis. Uma que o Vasco nem vice consegue ser nos dias atuais e outra a bielorrussa acabou de sair de um título em Miami ou já esqueceu?
Excelente resultado, parabéns pra Ostapenko, Excelente tenista. Torci muito por ela!
Que prêmio maravilhoso, sensacional, espetacular este Porsche alaranjado, eu quero um para mim também!!! Parabéns Ostapenko, que torneio sensacional, uma campanha espetacular derrotando Sabalenka, Navarro, Swiatek, Yastremska e Alexandrova, muito merecido!!! Amo o Show de “Stand Up” que são as caras e bocas da Ostapenko em suas partidas, ela é uma “Show Woman”!!!
Chata, mas competente. Tem garra e vontade de vencer. Assim se formam campeões.
Pela cara da Sabalenka…não engoliu a derrota…Ostapenko é uma persona não grata ao circuito WTA
Ostapenko…..se tivesse o físico do 1° RG vencido por ela e mais foco na carreira poderia ser uma atleta top 10 constante. Agora é incrível que mesmo com sobrepeso tratorou a Swiatek e a Sabalenka.
Comprovando o excelente nível do tênis, com mais equilíbrio, Jelena jogou um torneio com inspiração e pancadaria de sempre.
Desta vez deu certo!
Essa moça o dia que está bem, tem sangue nos olhos !!! Perigosaaaaaaa!!! Parabéns!!!
Essa menina é incrível, se tivesse um pouquinho mais de calma em alguns momentos poderia tranquilamente brigar pela liderança do Ranking e já ter vários slans!