Paris (França) – Nesta quinta-feira, Gilles Moretton, presidente da Federação Francesa de Tênis, e Amélie Mauresmo, diretora do torneio, anunciaram para a imprensa as novidades de Roland Garros para 2025, com destaque para a homenagem ao recordista de títulos Rafael Nadal, que se aposentou no final da temporada passada.
“A ideia é ter uma visão para o futuro, mas também celebrar aqueles que nos emocionaram no passado, e certamente há um lugar entre eles para Rafael Nadal, que marcou a história do torneio com seus 14 títulos, que talvez permaneçam inigualáveis”, declarou Amélie Mauresmo. Uma celebração será realizada no domingo, 25 de maio, na quadra Philippe Chatrier.
Para a primeira temporada do espanhol fora das quadras, uma cerimônia está planejada após as três partidas do dia. Uma exposição com uma jornada imersiva e divertida também será dedicada ao campeão durante todo o torneio. “Ele não jogará em Roland Garros este ano, mas estará muito presente ao nosso lado nesta edição de 2025”, concluiu a diretora do torneio.
Programação sofre mudanças
Uma das principais mudanças no calendário diz respeito à segunda semifinal masculina: marcada para sexta-feira, 6 de junho, na quadra Philippe-Chatrier, ela só começará às 19h (horário de Paris), em vez das 17h30 do ano passado. No entanto, o calendário da primeira semifinal permanece inalterado (14h30).
No último domingo, a final de duplas feminina foi antecipada em meia hora, com início previsto para 11h. Por fim, outra novidade: as chaves de duplas, masculina e feminina, terão seus primeiros jogos já na primeira terça-feira, 27 de maio.
Por fim, o cronograma dos eventos de tênis em cadeira de rodas também foi modificado para permitir que os jogadores não joguem os eventos de simples e duplas no mesmo dia.
Zona para fãs fora do complexo
Uma zona gratuita para fãs será aberta na Place de la Concorde, um dos locais mais emblemáticos da capital francesa. “Era um desejo muito importante nosso ter uma ‘fan zone’ para oferecer aos parisienses, turistas e todas as pessoas que querem fazer parte da aventura de Roland Garros, conseguirem aproveitar o torneio”, afirmou Mauresmo.
“Alguns campeões de nossos diferentes eventos também irão lá apresentar seus troféus”, acrescentou a diretora. Esta operação, organizada com o apoio da cidade de Paris, poderá acomodar 5.000 espectadores simultaneamente em uma área de 5.000 metros quadrados, permitindo que os fãs presentes acompanhem as partidas nas duas telas gigantes que serão instaladas.
O cenário perfeito para o primeiro GS de João Fonseca.
Aí sonha menino kkkk, menos por favor, um passo de cada vez….
Era irritante todos os anos torcer por um resultado diferente e a história (quase) sempre se repetir, kkkk.
Foi frustrante não ver uma única vitória do maestro suíço sobre o bovino espanhol em Roland Garros. Precisa rezar diariamente ao santo Soderling, em agradecimento.
O GOAT derrotou-o duas vezes lá, mas queríamos mais, rs.
14 títulos em um mesmo Grand Slam é o recorde mais difícil de ser quebrado. Nadal monstro. GOAT.
Não espero nada menos que a quadra principal Philippe-Chatrier ser renomeada para Rafa Nadal. Ele escreveu história ali.
De fato. Se fosse francês, não há dúvida que lhe dariam essa glória. Não o sendo, fica muito mais difícil.
O que estão esperando pra mudar o nome da quadra central para Rafael Nadal? Quem é Philippe Chatrier perto de Rafael Nadal?
Estão esperando se naturalizar francês, rs.