Estreia de Agassi como número 1 do mundo completa 30 anos

Andre Agassi (Foto: ATP Tour)

Londres (Inglaterra) – A ascensão de Andre Agassi ao primeiro lugar no ranking completa 30 anos nesta quinta, conforme destaca o site da ATP. O norte-americano fez sua estreia no topo do mundo no dia 10 de abril de 1995, se tornando o 12º número 1 do mundo da história da ATP.

Ele chegou ao top 5 pela primeira vez em 1988, mas precisou de mais sete anos para alcançar a colocação mais alta na lista da ATP. A subida de Agassi foi sustentada por duas mudanças cruciais que ele fez ao longo dos 12 meses que antecederam o feito, abrindo caminho para um sucesso significativo.

A primeira foi contratar Brad Gilbert como seu treinador para iniciar a temporada de 1994. A segunda mudança ocorreu em 1995, quando o norte-americano optou por competir no Australian Open, após ter ficado de fora do primeiro Grand Slam do ano em oito ocasiões.

Campeão em Melbourne, o norte-americano conquistou pontos importantes na Austrália, que o ajudaram mais tarde a alcançar a liderança, que veio depois de vencer o Masters 1000 de Miami. Em ambas as finais ele bateu o compatriota Pete Sampras, então número 1 do mundo.

Em seu primeiro torneio como número 1, Agassi foi até a final, mas perdeu para o também norte-americano Jim Courier em sets diretos. “Quando você é o número 1, as pessoas elevam o nível e jogam mais forte contra você; essa é a desvantagem”, disse o norte-americano em 1995.

“A vantagem é que é um pouco estressante tentar vencer o cara do topo. Você pode não ter essa oportunidade novamente por um longo tempo, então isso cria um certo nervosismo. De qualquer forma, você tem que vencer para ser o número 1 e tem que vencer para continuar sendo o número 1. Se não vencer, não vai durar muito tempo”, acrescentou.

Foram 30 semanas de Agassi na ponta do ranking em sua primeira passagem, sendo superado depois por Sampras. Ao todo, ele chegou seis vezes ao posto de número 1 do mundo, a última delas entre 16 de junho e 7 de setembro de 2003, acumulando ao todo 101 semanas como número 1 do mundo.

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
JClaudio
JClaudio
8 dias atrás

“A segunda mudança ocorreu em 1995, quando o norte-americano optou por competir no Australian Open, após ter ficado de fora do primeiro Grand Slam do ano em oito ocasiões.”

Por isso é muito difícil contextualizar os campeões no tênis, Agassi ganhou 4 vezes o Austrália Open, mesmo ficando oito anos sem participar do torneio (até 1994), na época, Agassi tinha 25 anos.

Realista
Realista
8 dias atrás
Responder para  JClaudio

Exatamente. Números absolutos não é tudo.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
8 dias atrás

Carisma em pessoa. Se relacionou/relaciona com três lendas: Brooke Shields, Barbra Streisand e Steffi Graf.
Barbra, a mais genial no meu entender.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
8 dias atrás

No meu entendimento, o jogador mais carismático de todos os tempos.

E tecnicamente tem vaga no Top 10 da história.

Sergio
Sergio
6 dias atrás
Responder para  Danilo Jeolás

Para mim, o mais carismático foi o touro Nadal. Mas cada um tem o seu preferido. Sem problemas.

Paulo Cezar
Paulo Cezar
3 dias atrás

Agassi ganhou seu primeiro título foi no Brasil no mediterrâne.

Paulo Cezar
Paulo Cezar
3 dias atrás

Ele deve aos brasileiros a sua carreira de sucesso.foi aqui que tudo começou a mudar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.