Ostrava (República Tcheca) – Os altos e baixos demonstrados ao longo desta temporada voltaram a acontecer e Laura Pigossi não aproveitou as vantagens de 5/4 e 6/5, ambos com saque a favor, no segundo set e aí foi superada por Marie Bouzkova, 58ª do mundo, por 6/0 e 7/6 (7-4). O Brasil enfrenta a República Tcheca em piso sintético coberto na disputa do qualificatório mundial da Billie Jean King Cup, feito em formato de triangular.
Logo em seguida, Beatriz Haddad Maia entrará em quadra para enfrentar a melhor tcheca entre as convocadas, a ainda jovem Linda Noskova, 33ª colocada e a quem Bia venceu no único duelo já acontecido, em Tallinn de 2022. A partida de dupla encerrará o dia e deverá ter Bia e Luísa Stefani contra Dominika Salkova e Tereza Valentova, mas é provável uma mudança na escalação tcheca em caso de vitória de Bia.
A BJK Cup alterou a forma de disputa do qualificatório mundial nesta temporada e agora acontece a disputa em seis grupos, num total de 18 países. Apenas o campeão de cada chave avança para a fase seguinte, marcada para Shenzhen, na China. O Brasil enfrentará a Espanha já nesta sexta-feira.
Pigossi tem começo ruim
Mesmo encaixando 76% do primeiro saque, Pigossi só conseguiu ganhar 3 desses 13 lances, encarando uma adversária sempre mais agressiva. A brasileira se dava até melhor na devolução, onde conseguiu nove de seus 13 pontos nesse set.
A melhor chance para Laura veio ainda no terceiro game, quando conseguiu controlar melhor as trocas e chegou a um break-point, que poderia equilibrar o início de partida. O quinto game também foi muito longo, com duas igualdades, sem que Pigossi chegasse a uma tentativa de quebra e reação.
Grande reação no segundo set
A situação ficou ainda mais delicada quando Bouzkova abriu 2/0 no segundo set, momento em que a brasileira tentava alguma variação, até que por fim a tcheca fez um game de saque ruim, com três erros não forçados, e enfim Pigossi conseguiu sair do zero.
Mais animada, arriscou paralelas, porém o saque continuou pouco efetivo e uma dupla falta levou Bouzkova a 3/1. Novamente, Pigossi jogou melhor como devolvedora e tirou mais um serviço, conseguindo tirar mais de seu forehand. Salvou um break-point importante com o primeiro saque e empatou por 3/3.
A sequência de quebras continuou, com mais seis consecutivas. Laura virou para 4/3 e depois sacou com 5/4 e 6/5 para fechar o set, em momento de pontos bem longos. A brasileiro ficou mais agressiva, ainda que cometesse erros incríveis nos voleios., e essa mudança de atitude se mostrou importante.
A definição acabou no tiebreak e Bouzkova voltou a ser mais regular, mexendo bem no fundo da quadra à espera do erro adversário. Abriu 4-0 antes de cometer dupla falta e por fim Laura fez grande ponto e diminuiu para 4-2. Perdeu o serviço, lutou muito e apertou com 5-3. Coisa rara, Bouzkova sacou bem para 6-3 e liquidou em seguida.
Escalar a Pigossi já é entregar dois pontos para o adversário
Quem você escalaria se fosse capitão?
Sinceramente, seria mais proveitoso dar casca pras juvenis, sei lá, Naná e a Victória. Iam perder, mas iam ganhar experiência importante, coisa que já não conta pra Laura.
Já começa com esse papo mole do caramba… não é possivel que em sã consciencia vcs acham que o capitão, ou que vcs mesmos no mundo real, substituiriam uma top200 por uma junior de 15 anos. Ou vcs nunca pegaram uma raquete na vida ou vcs falam essas coisas só pra tumultuar mesmo.
Uma juvenil, pelo menos ganharia experiência
Outra vez vamos começar com essa historia de escalar a Fullana? Todo confronto o mesmo papinho?
Melhor dar oportunidade para jogadoras da nova geração
A Laura eleva muito o nivel de jogo dela na BJK, pela fase que ela vinha atravessando ela conseguiu até boas chances que talvez ela nao conseguisse se fosse no circuito normal.
André, explica melhor, tomar 6×0 no 1° set, pneuzão, é elevar o nível?
Sim, elevou o nível. Normalmente, seriam dois pneus, levou um só… Entendeu?…rs
Desculpe a piada, infame, mas inevitável. Mas sou fã da Laurinha, garra nunca lhe falta.
Sim 6×0 7×6 (cheia de chances no segundo set) contra a Bouzkova é elevar bem o nivel que ela apresenta no dia a dia no circuito.
É sério isso?
Sim, aguerrida como sempre mas o saque a deixa vulnerável demais, principalmente em uma quadra rápida e coberta. Mas jogou muito bem no 2o set e equilibrou as ações.
Delírio total
Fraquíssima
Melhor seria colocar uma juvenil promissora
Concordo. Se eu fosse o diretor da CBT, eu já avisava o técnico que ele estava proibido de escalar essa jogadora e a ordem é escalar uma juvenil. Cansado de ver essa moça limitada defendendo o Brasil.
Também seria melhor não ter que ler seus comentários aqui e infelizmente continuamos lendo. Mas é a vida.. não temos tudo que queremos
Concordo com vc
Abs
Essa tal de Laura Pigossi ser a segunda melhor jogadora de simples do Brasil é a prova cabal do PÉSSIMO NÍVEL que estamos vivendo a anos no feminino. A Bia é apenas uma exceção, infelizmente. Antigamente eu ficava revoltado em vê-la jogar…hoje eu nem mais vejo, para não passar raiva e desgosto.
Mais um pneu para a coleção.
Surpresa zero. Brasil não vai fazer nenhum set nesse confronto.
Talvez você acerte, mas no individual, porque nas duplas é outra história.
Olha como o tênis feminino do Brasil tá medonho e sem alternativa…Pigossi contra a Argentina fez 2 jogos medonhos e está em uma fase sofrível…Não era nem pra ser convocada…Mas mesmo assim coloca ela pra jogar BJK porque não tem opção
Bouzkova abriu 2×0 no 1° set…No 3° game do 1° set Bouzkova sacando 30×0…Aí Pigossi ganhou 3 pontos seguidos…Mas não adiantou nada Bouzkova virou o game e fez 3×0…Pigossi foi sacar perdeu o saque novamente e Bouzkova abriu 4×0 no 1° set…Se Pigossi joga-se igual ela é no Brasil teria chance… Se não me engano só esse ano já é o 3° ou 4° 6×0 que ela toma no ano…
2° set deu um pouquinho de trabalho não porque melhorou mais pelo quebra quebra de saque…E faz um Tie Break vergonhoso aonde já sai perdendo de 4×0…
Essa BJK Cup está sendo a Crônica do Vexame Anunciado. Bia ficou com inveja da Laura e levou um pneu também. Mas vejamos o lado positivo 1 pneu + 1 pneu = 1 bike.
Falando sério, isso podia ter sido evitado, pois era tão óbvio. Bia ainda vai se arrepender de ter ido disputar essa copa que pouco ou nada vale. Pode ter comprometido toda a temporada de saibro que vem aí. Espero que não. Mas a nós só nos resta torcer.