Monte Carlo (Mônaco) – A estreia do alemão Alexander Zverev no Masters 1000 de Monte Carlo realmente não era das mais fáceis, mas ainda assim ele começou muito bem nesta terça-feira no duelo com o italiano Matteo Berrettini, que foi acuado no primeiro set e cresceu durante o jogo, conquistando uma grande virada sobre o número 2 do mundo com parciais de 2/6, 6/3 e 7/5.
Com a eliminação precoce no saibro monegasco, Zverev não apenas perde a chance de diminuir bastante a diferença em relação ao italiano Jannik Sinner, que segue confortável na liderança do ranking, como também agora corre o risco de ser ultrapassado pelo espanhol Carlos Alcaraz, que poderá superá-lo se for campeão do torneio.
Vice-campeão do Australian Open no começo da temporada, o germânico não conseguiu repetir mais o bom desempenho e teve como maior sequência as duas vitórias conquistadas no Rio Open e depois no Masters 1000 de Miami. Esta é a terceira derrota que ele sofre para Berrettini em sete encontros e a segunda consecutiva, tendo perdido para o italiano no duelo mais recente, em Wimbledon 2023.
Classificado pra as oitavas de final, Berrettini ainda não sabe quem será seu próximo oponente no principado. Ele espera pelo vencedor do duelo entre o compatriota Lorenzo Musetti e o tcheco Jiri Lehecka.
O italiano venceu 17 de suas últimas 18 partidas no saibro. Na temporada passada, o jogador de 28 anos levantou títulos de ATP nas quadras de saibro de Marrakech, Gstaad e Kitzbuhel. A vitória desta terça foi a maior de sua carreira em termos de ranking, superando os dois triunfos contra os então número 3 do mundo Casper Ruud (2023) e Dominic Thiem (2021).
So engaging 🤯
A 48-shot rally in Berrettini vs Zverev!#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/65evapiy7R
— Tennis TV (@TennisTV) April 8, 2025
Berrettini cresce e busca virada
No primeiro set, Berrettini não se encontrou muito bem em quadra e acabou sendo dominado por Zverev, que se aproveitou dos 13 erros não forçados do rival, contra 8 seus, e do melhor desempenho de saque (67% contra 50%). Logo no primeiro game, o alemão conseguiu uma quebra de vantagem e depois ampliou o placar com mais um break no quinto.
Só que o domínio do principal favorito em Monte Carlo não se manteve no decorrer do jogo. Ele contou com leve queda de produção nos serviços, mas o principal foi o crescimento de Berrettini em quadra, aguentando os ralis mais longos e esperando o momento certo para desferir seus winners. O italiano empatou o jogo ao vencer a segunda parcial com uma quebra solitária no sexto game.
A decisão da partida foi dramática, com o atual 34 do mundo sacando duas vezes para fechar. Após obter um break no sétimo game, ele teve sua primeira oportunidade servindo em 5/4, mas viu Zverev devolver a desvantagem e empatar por 5/5. Berrettini bateu novamente o saque do alemão em seguida, em um game disputadíssimo, e voltou a sacar para fechar, desta vez selando a vitória no primeiro match-point.
Fase do Zverev nada boa também. Sinner suspenso, desperdiçou talvez sua maior oportunidade de ser número 1 do mundo
O master Monte Carlo começou com um grande jogo este Zverev x Berretine, agora o Berretine vem evoluindo a sua esquerda com bons slices que deixou o Zverev tonto, mas é bom ver o Berrentine de volta porque ele é um grande jogador e certamente tem lugar no top 10 porque se o grosso do FRITZ é ainda top 10, então Berretine pode sim voltar ao topo, então é isso aí Berreta.
Taylor Fritz , quarto do mundo, 25M US em premiação e o tal do Flávio o considera “grosso”
É cada uma…
E daí se ele é bem premiado filho,ora bolas quase ou melhor todos os que compõem o top 10 ,aliás, o top 20 ou mais são bem remunerados, mas também não estou analisando isso e sim que o FRITZ não é jogador, tecnicamente, de nível top 10 porque é ruim, só esta ali porque os bons jogadores como Berretine, Hoone, Dmitrov, Ruud oscilaram seja tecnicamente ou fisicamente aí este grosso( Fritz) soube aproveitar o seu momento, então ele esta no top 5( veja só) por causa de um momento bom que vive que esta sabendo aproveitar, mas basta dar uma caída que volta ao normal porque no momento ele é limitado demais pra se manter no topo a não ser que ele evolua tecnicamente, então veja aí rapaz pelo ranking ele esta na frente do Djokovic no qual ele é freguês dele, por isso que não quer dizer que esta nessa posição de ranking seja bom, mas se você teimar que só porque ele é top 5 , enganoso, é melhor que Djokovic que esta no ranking abaixo do Fritz aí vai me desculpar, pois você estaria sendo um incipiente aqui.
Não é jogador de nível TOP 10 ? . Não acredito que li isso . Taylor Fritz é o primeiro TOP 1 Norte – Americano, a fazer final de Slam desde 2009 , com Federer x Roddick. É também único a bater Rafa Nadal em FINAL de Masters 1000 , Indian Wells 2022 …Abs !
Eu falei em nível tecnicamente amigo, pois tecnicamente ele não esta entre os 10 melhores isso é fato, agora no conjunto da obra e pelo bom momento que vive mesmo com suas limitações pode ser nível top 10( que pra mim seria o número 10), agora ver ele que é top 5 é surreal demais o ranking atual.
Tem umas coisas meio inexplicáveis na vida. O Taylor Fritz, nascido em out/1997, é mais novo que o Berrettini, nascido em abr/1996, tem mais títulos importantes que o italiano, ganhou o Master 1000 de Indian Wells 2022 e foi finalista do US Open 2024. O Berrettini também foi finalista de grand slam, Wimbledon 2021. Porém, embora tenha menos títulos importantes, o Berrettini é um grande jogador e o Taylor Fritz é grosso. Como você explica isso?
Berretine sofreu lesões que acabou descendo do ranking no mesmo instante que o Fritz começou a colher resultados, então isso é uma análise bem justificada porque o Fritz conseguiu atingir o top 5 porque jogadores muito,muito,muito melhores do que ele sofreram com lesões ou caíram o rendimento e aí ele aproveitou bem mesmo sendo fraco tecnicamente, agora vejo o Draper e Mensik surgindo como bons nomes que são muito melhores (tecnicamente) do que o Fritz que daqui a pouco( quando Djokovic parar) vão representar melhor o topo ao lado de ALCARAZ, SINNER, ZVEREV.
E antes disso esqueci de dizer que é verdade que o Fritz ganhou o importante master de Indian Wells 2022 contra o Nadal, pois eu lembro que naquele dia ,dizem não sei se é verdade, que o próprio Nadal não estava se sentindo bem naquele dia de acordo com suas condições, então pode ser que o Fritz tenha aproveitado bem o momento e venceu com mérito porque se isso for verdade sobre as condições do Nadal, então certamente se Nadal estivesse bem não perderia para o limitado Fritz.
Num Master 1000, antes da final tem que ganhar cinco jogos. O Nadal naquele torneio ganhou do Alcaraz na semifinal. Em 2024 o Fritz foi finalista do US Open e do ATP Finals, perdendo a final de ambos os torneios para o Jannik Sinner. Então, para um jogador limitado, até que ele está tendo bons resultados. Quanto ao fato do jogador sofrer lesões, faz parte do esporte. Talvez uma parte das lesões tenha relação com o estilo de jogo, estilo de vida ou métodos de preparação de cada atleta, ficando muito difícil de saber exatamente o motivo. A outra parte tem relação com os fatores que estão fora do controle dos jogadores e que pode acontecer com qualquer um, como por exemplo o que ocorreu com o Zverev na semifinal de Roland Garros 2022, quando ele foi tentar devolver uma bola jogada pelo Nadal e no esforço pra tentar fazer a devolução, acabou sofrendo uma grave torção no tornozelo.
Sim , agora o seu ponto de vista esta muito coerente meu caro Carlos Alberto, e acho que é isso aí mesmo.
Concordo, porque o Fritz no top 5 é surreal demais, mas ele é igual a história do elefante quando sobe numa árvore daqui a pouco ele cai porque não consegue se segurar lá. kkkk
Os italianos estão com tudo e a copa davis sendo sempre sendo lá,a tendência é ser campeões tb
Que vergonha o Zverev. Na hora em que surgiu a chance de ele assumir a liderença do ranking, ele desmoronou como um castelo de cartas. Não segurou a marimba.
Jogo muito disputado. Os dois batalharam mas Berretini jogou melhor no final.
¡ Matteo se lo merece!
[…] (Mônaco) – Os dois principais favoritos ao título no Masters 1000 de Monte Carlo, depois da eliminação do alemão Alexander Zverev, o espanhol Carlos Alcaraz e o sérvio Novak Djokovic, vão estrear na competição um depois do […]
Os ponteiros do ranking estão numa fase tétrica…
Todos juntos e misturados.
Em qualquer piso, em qualquer país.
Será que a gasolina acabou?
Até tu, JClaudio ? . Dos 5 primeiros da Temporada, somente, SInner, Draper e Alcaraz possuem conquistas . No Saibro, somente Sasha jogou e muito mal . Carlitos caso vença Monte Carlo, assume o N 2 … rs. Abs !
Olá Sérgio…
O top dez está ladeira abaixo…
Nem entre eles conseguem jogar num torneio (Indian Wells e Miami não aconteceu um mísero jogo entre eles).
A fase não é boa…
Volta Sinner! Zverev como cabeça 1 nos Masters 1000 é um escárnio!
Eu avisei !! Toma cuidado Zé ! Olha Zé !!….Não vacila Zé… Olha Zé….
Quero ver qual vai ser a desculpa do Sverev agora. Na América do Sul foi o calor.
Vai por a culpa em que agora?
O frio !!
Na letra Z.
Do jeito que está indo fica difícil acreditar que o Zverev ainda vai conquistar um título de grand slam na carreira.
No máximo um atp milzinho kkkk
Pois é que esta complicado pra ele, acho que ainda não superou a derrota do AO que ele mesmo disse.