Bogotá (Colômbia) – Três anos depois de disputar sua primeira final de WTA em simples, a paulista Laura Pigossi voltou a fazer ótima campanha no saibro colombiano e terminou com o vice-campeonato de duplas do WTA 250 de Bogotá. Ao lado da romena Irina Bara, a brasileira de 30 anos começou bem a partida deste domingo, mas acabou levando para as espanholas Cristina Bucsa e Sara Sorribes, que confirmaram o favoritismo com uma vitória por 5/7, 6/2 e 10-5, em 1h44 de confronto.
Esta foi a primeira final de duplas para Pigossi, que tem como maior conquista o título do WTA 125 de Florianópolis, obtido no fim do ano passado ao lado da polonesa Maja Chwalinska. Ao todo, a brasileira tem 44 títulos de duplas como profissional, considerando também os 43 troféus no circuito da ITF. Isso sem contar a inesquecível medalha olímpica de bronze nos Jogos de Tóquio, ao com Luísa Stefani, em 2021.
Com a derrota para as espanholas, Laura perde a oportunidade de entrar no top 100 de duplas pela primeira vez na carreira. A campanha até a final em Bogotá renderá 163 pontos para a brasileira, que dará um salto no ranking, saindo do 137º para o 109º lugar. Na chave individual, ela chegou à segunda rodada na capital colombiana, repetindo o desempenho do ano passado. Com isso, defendeu 30 pontos no ranking e deverá ter uma pequena queda de duas posições, da atual 180ª para a 182ª colocação.
Ex-top 60 e atual 173ª colocada, Irina Bara dará um salto de 19 posições e alcançará o 154º lugar. Ela tem 41 títulos como profissional, sendo um WTA 250, cinco WTA 125 e outros 35 no circuito da ITF.
Já as campeãs Cristina Bucsa e Sara Sorribes faturam seu segundo título jogando juntas, repetindo a conquista do WTA 1000 de Madri do ano passado. Atual 44ª do mundo nas duplas, Sorribes tem agora seis troféus em sete finais disputadas, enquanto Bucsa também chega à sexta conquista, porém com uma decisão a mais no currículo. Na última semana, ela foi vice-campeã em Miami ao lado Miyu Kato. Mesmo com o título, ela deixa o 20º lugar e será a 21ª colocada nesta segunda-feira.
@tenisbrasiloficial1 LAURA É VICE. Laura perde final de duplas em Bogotá, mas se motivada. #tenis #tennis ♬ som original – tenisbrasiloficial
Espanholas mandam no jogo a partir do segundo set
Em um primeiro set de altos e baixos dos dois lados, houve cinco quebras de serviço em 12 games disputados. Pigossi e Bara começaram mal e chegaram a estar perdendo por 2/0, mas logo se recuperaram e obtiveram duas quebras para assumir a dianteira da parcial. Elas sacaram para o set com 5/4, mas não concretizaram e permitiram o empate das espanholas. No 11º game, a brasileira e a romena conquistaram nova quebra e enfim fecharam o set na sequência, com um erro bobo das rivais na rede, no ponto decisivo.
Apesar do vacilo, a derrota parcial não desanimou Bucsa e Sorribes, que entraram de vez no jogo e de forma relativamente fácil construíram uma grande vantagem no segundo set. Com duas quebras, um no quarto e outra no oitavo game, elas empataram a partida e levaram a definição para o match-tiebreak.
Com um minibreak obtido logo no segundo ponto, Bucsa e Sorribes mantiveram a dianteira durante toda a série decisiva, cedendo apenas um ponto em seus serviços e conquistando quatro no saque de Pigossi e Bara. O título veio com uma bola na linha, colocando fim ao sonho da brasileira de vencer seu primeiro WTA.
Forehand winner for the crown 👑
Sara Sorribes Tormo and Cristina Bucsa comeback to defeat Pigossi/Bara 5-7, 6-2, 10-5 and lift the doubles trophy!#CopaColsanitasZurich pic.twitter.com/M45LAEPpji
— wta (@WTA) April 6, 2025
Jogou muito. Parabéns, nossa eterna medalhista olimpica!
Assisti ao jogo. Não eram favoritas mas tive a impressão de que, se a parceira da Laura fosse mais regular, poderiam ter vencido. Um pena.
Eterna mesmo…Só vai ficar vivendo do passado…E só vai mais longe na dupla e ganha alguma coisa porque tem outra pra ajudar…Porque no simples é ladeira abaixo
Pena em !!!! Quase que o Brasil trás 2 títulos de duplas no final de semana….ainda bem que Romboli está mantendo a fase boa
Agora vai…. afffff
Pelo menos a Pigossi fez uma coisa que preste…Eu fui na virada das Espanholas e ganhei 500…kkk Obrigado Pigossi…A dupla dela ganhar o 1° set foi um acidente de percurso…Tava claro que as espanholas iriam virar o jogo…Olha a facilidade do 2° set 6×2…E olha a facilidade do Tie Break 10×5…500 veio facinho..kkk…