Miami (EUA) – Apesar dos muitos holofotes virados para o jovem carioca João Fonseca durante a disputa do Masters 1000 de Miami, o tenista de sua geração que está nas semifinais é o tcheco Jakub Mensik, apenas um ano mais velho que o brasileiro. Semifinalista na Flórida, o tenista de 19 anos falou sobre essa diferença de atenção e disse compreender o que acontece no circuito.
“É claro que quando há alguns caras novos no circuito, dão uma atenção especial para eles. Ano passado foi o meu primeiro ano e não tive tanta, como por exemplo João está tendo esse ano. Talvez seja também porque sou da República Tcheca, você sabe, que é um país pequeno. Aqui em Miami, sinto como se estivesse na América do Sul”, comentou o tcheco de 19 anos.
“Quando você está vendo aqui o Learner Tien jogando contra o João, um brasileiro e um norte-americano, e mesmo estando nos EUA a atenção e a multidão estavam torcendo muito mais pelo João, dá para perceber que muito gira sobre de qual país você é”, complementou Mensik, que com a semi em Miami entrará no top 30 pela primeira vez.
Sua vitória nas quartas foi em um duelo da nova geração, contra o francês Arthur Fils, devolvendo a derrota sofrida no Next Gen Finals do ano passado. “Não joguei por dois dias, então o ritmo foi a chave. E também a fisicalidade, porque eu sei que Arthur estava jogando ontem uma partida muito dura e longa menos de 24 horas atrás e teve pouco tempo para se recuperar, então foi completamente o oposto”.
Saque potente e inspiração em casa
Do alto de seu 1,93 m, o jovem tcheco se aproveita da altura e da fisicalidade para fazer do saque uma das principais armas. Porém, ele explica que o bom desempenho de serviço tem por trás também muito trabalho. “Quando eu vim do juvenil para o nível profissional, trabalhamos muito no saque e primeira bola com exercícios”, revelou Mensik.
“Estávamos focando muito nisso, nesse estilo de jogo no começo da minha carreira profissional. Foi um trabalho duro e muitos saques, por isso agora durante as partidas eu me sinto muito confiante e é minha grande arma”, acrescentou o tenista nascido em Prostejov, de onde tirou sua inspiração para se tornar tenista profissional.
“Vim de uma cidade muito pequena na República Tcheca, que é conhecida por ter o maior Centro Nacional de Tênis do país. Então é claro que quando eu estava crescendo lá, muitas crianças lá queriam jogar tênis. Naquela época era o auge de Tomas Berdych e Radek Stepanek. Eles estavam jogando lá, treinando lá. Não me lembro muito, mas é claro que por causa deles comecei a jogar”, disse Mensik.
Mensik, Tien, Michelsen, Fils, tem muita gente boa nessa geração, além do João. Destaque para o termo “fisicalidade” da reportagem, lé a primeira vez que eu leio.
Se os redatores lerem inglês, estão acostumados a lerem a palavra “physicality”. É muito comum no mundo esportivo.
Fonseca vai sempre morrer na praia é afobado demais
A diferença de foco dos holofotes decorre principalmente da diferença de resultados alcançados.
Fonseca: 1 ATP 250, 1 NGF, 3 CHL (75, 125, 175)
Mensik: 1 CHL 75, 2 M25, 3 M15
E nem vamos falar de carisma, senão seria uma goleada. Para o JF, claro!
Mas me juraram q números não significam nada para definir goat e afins
E mesmo assim o Tcheco tem muito mais pontos que o João.
O João só resolveu se tornar profissional no meio da temporada, ele estava decidindo se iria para o College ou seguir na ATP.
ele tem mais pontos graças a um único torneio, o ATP Miami…..
O tcheco é 1 ano mais velho! Jogou mais torneios em nível profissional nas últimas 52 semanas!
Mas também um ano a mais de profissional, por isso a diferença de pontos
Sei não… torço pelo Fonseca e não por Mensik, mas uma semi de Masters 1000 me parece um resultado muito melhor que título de ATP 250. Mais difícil, pontua mais e paga mais.
Por ora sim, ele pode até fazer final. Mas tem a questão idade também. Mas concordo que uma semi agora de Masters 1.000 significa muito e mostra sua qualidade. Mensik é bem completo também. Mas João tem uma bola bem mais agressiva. No next gen fizeram um jogo muito parelho. Se João está melhor, é na vírgula ainda. Mas não dá para saber o seguimento ainda.
eu ia escrever exatamente isso.
Essa comparação acho que só pode ser feita em março do ano que vem, pois o João tem um ano a menos. Ano passado, com a mesma idade do João, o Mensik perdeu na segunda rodada do quali de Miami.
E pelo fato de JF ter repetido Sinner e Alcaraz. Se mostrou para o Mundo também vencendo o ATP FINALS Next Gen. Com direito a bater o ótimo MENSIK até a FINAL. Abs !
Excelente explicação….. O números representam a diferença…… ele pode vir de um país pequeno, mas não é significante para demonstrar a falta de holofotes para Mensik.
Exato. Ele falou besteira, no sentido de dizer que também é uma boa aposta. É também, ótimo jogador, mas em termos de precocidade e jogo, o João teve mais atenção justificada.
Ano passado foi o primeiro ano do João tbm. É pq o João é mais talentoso mesmo, e por isso
Mas quem chegou a semi de um ATP1000 foi o Tcheco.
Mensik é 1 ano mais velho e tem 1 temporada profissional a mais que o João, o que faz muita diferença nessa entrada prá ATP.
Arthur, ainda é cedo para afirmar que o João é mais precoce, estão em um nivel parecido, só que o João tem 18 e Mensik 19. Agora tem jogadores que despontam mais tarde nos resultados, como é o caso por exemplo de Djokovic comparado com Nadal. Mensik está ganhando ou dando suador em top 10 e top 20. Até semana passada Fonseca estava na frente, hoje no live ranking Mensik é 34 do mundo e lider da corrida do Next Gen. Agora, Fonseca aos 18 mostra mais potencial, que Mensik, sem dúvida. Cravar que É mais talentoso, diria que ainda é cedo.
Descupem, queria dizer ainda é cedo para afirmar que João é mais talentoso. Mais precoce ele é…
Djokovic nunca despontou tarde nos resultados. Top 10 aos 19, top 3 e ganhador de Slam aos 20 anos, já tendo empilhado um par de Masters 1000. O sérvio foi precoce sim. A impressão no sentido contrário, é porque Nadal foi absurdamente precoce. Não dá pra comparar Nole com Mensik.
Tá na semi porque pegou uma chave baba. Só olhar os adversários dele até aqui. O Draper tava cansado quando jogou com ele na primeira rodada.
Concordo com o Thiago em parte.Vejam Mensik:
Bautista(fraco), Draper(cansado/2 tie back), Safiuliin;
Vejam o João: Tie, Humbert, De Minaur;
Mas acho que o Mensik é bruto de bom.
Veremos no próximo embate entre os dois.
Hype do torneio foi embora com a saída do Fonseca. Jogos de ontem lembravam aquela Missa de Domingo. Sobre o Mensik: tomou um pau do carioca no NextGen e nem torneio atp tem. Normal o hype em cima do garoto de Ipanema. kkkk
Quem é melhor tecnicamente só o tempo vai dizer, mas o Mensik é muito forte fisicamente, sem contar a altura que conta bastante no tênis.
A Altura tem um limite. A altura ideal nos dias de hoje está entre 1,85 e 1,90 metros, a meu ver. Vide a maioria dos líderes do ranking dos últimos 40 anos. Muito alto ajuda, mas pra ser number one não é o ideal. Veja Agassi, Mcenroe, Sampras, Hewet, Roger, Nadal, Murray, Djoko, Sinner e Alcaraz.
Só tu veres os jogos do Mensik que tu não vai ter duvida de quem é mais talentoso,Mensik é o típico Server bot que joga na base do ace e primeira bola, ele não sustentou uma troca contra o João e raramente vc ve ele ganhar ponto que ele precisa jogar mais que 2 bolas.
Por enquanto, desse “big 3” abaixo dos 20 anos, quem tem ranking pior é o Fonseca. Vamos segurar a euforia, galera. E o tcheco falou em físico. É no que o João tem de trabalhar: o físico. Tem mais potência nos golpes do que Mensik e Tien, mas precisa resistir mais quando a partida se alongar.
Perdão: Fonseca tá com ranking melhor que o do Tien. Enganei-me.
A grande diferença é que falta condicionamento fisico para o Joao,o resto ganha de braçada
Claro que torcemos para o João, mas mesmo que ainda ambos estejam no início da carreira e Joao 1 ano mais novo, acredito que Meisik se tornará jogador superior ao João: mais força física, melhor saque (muito melhor) e mais agressivo. Em 3 anos veremos.
Fonseca nunca vai ganhar nem um master 100 não tem paciência quer jogar só na pancada
Eu acho que o JF tem uma mídia em cima , agora vamos ver se é verdade
Me desculpem, mas este cara é muito melhor do que o João, que já ganhou dele, é verdade, mas o Jakub evoluiu horrores, e esta parada, sou completamente contra, era bom começar a se ambientar no saibro, e Monte Carlo é ideal, o João poderia parar por um tempo menor.