Com família de atletas e formação com Nadal, Eala destaca disciplina

Alexandra Eala (Foto: Juarez Santos)

Miami (EUA) – Protagonista das maiores surpresas desta edição do WTA 1000 de Miami, a filipina Alexandra Eala já eliminou três campeãs de Grand Slam no caminho até a semifinal. Convidada para o torneio, ela já havia vencido Jelena Ostapenko e Madison Keys antes de superar nesta quarta-feira a número 2 do mundo Iga Swiatek e marcar a maior vitória da carreira. Após a partida, a jovem tenista de 19 anos relembrou seu processo de formação na Rafa Nadal Academy, por onde Iga também passou quando era juvenil, e destacou a disciplina e o profissionalismo.

“Não tenho muita experiência no circuito da WTA, isso é certo. Mas tenho experiência em ser profissional. Não hesito em mostrar essa parte de mim quando estou na quadra e quando estou em um ambiente que exige profissionalismo”, disse Eala após superar Swiatek por 6/2 e 7/5. A filipina também vem de uma família de atletas, com a mãe nadadora e um tio jogador de basquete.

“Não é algo que aprendi na academia. É uma experiência que obtive com as coisas pelas quais passei até chegar a este momento. Também é algo pelo qual minha família me orientou, e é parte dos valores da minha família. Eles são pessoas bem-sucedidas em seus próprios campos e pessoas que admiro”, explicou a jovem tenista.

Desde que o confronto com a polonesa foi confirmado, muitos fãs de tênis relembraram uma foto em que a filipina aparece entre Swiatek e Nadal durante sua cerimônia de formatura em 2023, já que a academia do espanhol também oferece programa educacional para os jovens tenistas. “Sinto que sou exatamente a mesma pessoa que eu era naquela foto. Mas é claro que as circunstâncias mudaram! Estou tão feliz e tão abençoada por poder competir com uma jogadora desse nível e neste palco… Meu treinador [Daniel Gomez] me disse para correr, para ir para cada bola, para aproveitar todas as oportunidades que eu puder, porque uma campeã de cinco Grand Slams não me daria a vitória de graça”, comentou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A filipina também se lembra de alguns detalhes da participação de Iga durante sua formatura: “Ela foi palestrante convidada. Acho que todo ano a academia tenta convidar uma figura pública para inspirar os jovens. Tive muita sorte de tê-la durante minha formatura. Ela tinha acabado de ganhar Roland Garros, se bem me lembro. E lembro que ela me disse: ‘Oh, eu te conheço! Eu já te vi!’ e eu só dizia que sim (sorrindo). Então ela participou da cerimônia inteira com a turma toda e jogou o chapéu. Tive muita sorte, porque eu estava ao lado dela. É surreal pensar que as circunstâncias mudaram, estou enfrentando ela na quadra. Sou abençoada por ter essa oportunidade”.

Filipina estudou na academia de Nadal e teve Iga na formatura (Foto: Rafa Nadal Academy)
Treinador brasileiro na equipe

Daniel Gomez é brasileiro e começou a trabalhar com Eala desde que ela chegou à Rafa Nadal Academy, há mais cinco anos. “Ela está melhorando muito na parte física, técnica e também mental”, comentou em vídeo da ITF do ano passado. “Nos últimos dos anos, estamos trabalhando muito na técnica dela e ambém na preparação física e ela está melhorando nesses dois aspectos”.

Reação após o match-point

A reação de incredulidade de Eala depois de uma grande vitória também chamou atenção. “Eu não conseguia decidir o que fazer”, ela admitiu. “Acho que eu estava tão no momento, e eu fiz questão de estar no momento em cada ponto que é difícil perceber o que aconteceu. É difícil perceber que você venceu a partida. Eu realmente tentei absorver tudo, porque isso nunca aconteceu comigo antes. Eu realmente queria manter aquele momento na minha mente”.

“Foi a primeira vez que joguei em uma quadra tão grande. E nos primeiros games, é diferente. Não sei como explicar. Então foi algo que eu precisava me ajustar. Mas chegando na partida, eu realmente, realmente tentei apenas focar no jogo e sentir como se ninguém mais estivesse lá”, explica a tenista, que agora espera por Jessica Pegula ou Emma Raducanu.

Campeã juvenil do US Open em 2022 e ex-número 2 do ranking mundial da categoria, Eala conquistou seu primeiro título no circuito profissional ainda aos 15 anos, em 2021. Já aos 16, venceu pela primeira vez uma partida da WTA. A filipina começou o torneio como 140ª do mundo e entrará no top 100 do ranking da WTA após o torneio.

Nas redes sociais, Nadal enviou uma mensagem parabenizando a filipina por sua grande vitória: “Parabéns, Alex! Continue sonhando!”. Mas ela conta que ainda não conseguiu acompanhar a repercussão do resultado. “Desativei minhas notificações. Acho que isso também faz parte de ser profissional. Desculpe por repetir, mas sim. Acho que pode ser muito opressivo. Não vou negar que é muita coisa. É por isso que estou tentando administrar da melhor forma possível e focar apenas no que preciso focar, e então posso responder a todas as mensagens depois que a semana terminar”.

Leia mais:

Iga elogia as devoluções de Eala e busca recuperação no saibro

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO em
SANDRO em
5 dias atrás

Um dos segredos do sucesso de Alexandra Eala é ser profissional e se afastar das “Redes Sociais” e focar no torneio: “Não tenho muita experiência no circuito da WTA, isso é certo. Mas tenho experiência em ser profissional… Desativei minhas notificações… Estou tentando administrar da melhor forma possível e focar apenas no que preciso focar…”

Carlos Carcamino
Carlos Carcamino
5 dias atrás

Bom exemplo para as brazucas que perdem o encanto quanto estão ganhando.

Mitzi
Mitzi
5 dias atrás

Puxa, deve ser maravilhoso ser uma jovem tenista e estudar e jogar tênis na academia do Rafael Nadal.

Sergio
Sergio
4 dias atrás
Responder para  Mitzi

Sem dúvidas nenhuma. Nadal é um dos grandes exemplos do tênis mundial.
Mas agora falando da Eala: que espetacular que é o jogo dela. Uma metralhadora giratória. Direita, esquerda, paralela, forehand, backahand estupendo. O que é isso pessoal?! De onde saiu essa máquina de jogar tênis?!
Sensacional!

Luis
Luis
4 dias atrás
Responder para  Sergio

Pois saiu justamente da academia do Nadal, outra máquina de jogar tênis e também um grande ser humano

Sergio
Sergio
4 dias atrás
Responder para  Luis

Concordo plenamente Luis. Nadal era um trator mesmo. E, principalmente, como você bem frisou, um exemplo de ser humano e atleta.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.