Londres (Inglaterra) – A indicação de Jannik Sinner para o prêmio Laureus de esportista do ano foi retirada nesta quinta-feira por causa da suspensão de três meses que o tenista número 1 do mundo sofreu por ter testado positivo por doping duas vezes há quase um ano.
O presidente da Academia Mundial de Esportes Laureus, Sean Fitzpatrick, disse em um comunicado que a suspensão do jogador italiano resultante de um acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada) motivou a decisão.
“Após discussões, a Laureus Academy decidiu que a indicação de Jannik Sinner para o prêmio de esportista do ano será retirada”, disse Fitzpatrick. “Acompanhamos este caso, as decisões dos órgãos globais relevantes e — embora observemos as circunstâncias atenuantes envolvidas — sentimos que a proibição de três meses torna a indicação inelegível. Jannik e sua equipe foram informados.”
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A Wada, que havia tentado banir o tricampeão de Grand Slam do esporte por pelo menos um ano, contestou uma decisão no ano passado da Agência Internacional de Integridade do Tênis de não suspender Sinner pelo que a ITIA julgou ser contaminação acidental de substância proibida em março passado.
A explicação de Sinner de que traços de clostebol em sua amostra de urina foram devido a uma massagem feita por um treinador que usou a substância após cortar o próprio dedo foi aceita. Com isso, o italiano de 23 anos não perderá nenhum torneio de Grand Slam.
No ano passado, Novak Djokovic ganhou o prêmio Laureus de esportista do ano de 2023 e a espanhola estrela do futebol Aitana Bonmatí foi escolhida como a melhor esportista.
Os indicados para os próximos prêmios serão anunciados em Madri na próxima segunda-feira.
Por mais que se tente normalizar a situação do Sinner, a realidade fala mais alto.
Nunca no esporte (qualquer um) aconteceu algo parecido…
A Agência Mundial Antidopagem faz um acordo com um tenista comprovadamente culpado, para preservar o esporte (tênis) e seus financiadores (patrocinadores).
Caso tivesse feito valer aquilo que está escrito no seu código, Sinner seria suspenso por mais de um ano.
O Laureus é a realidade nua e crua, a festança para sua volta no Master Mil de Roma, pode não ser como todos esperam.
Ele tem um carimbo, em qualquer lugar que vá, será lembrado.
(Deveria ter lutado mais).
Normal, foi pego duas vezes no antidoping e se livrou da pena no jeitinho. DjokoGOAT foi garfado duas vezes nesse prêmio por muito menos; moralmente tem 7 Laureus com os de 2021 e 2022.
A mais pura verdade!
O mínimo a se fazer…
Ué…
Pede pro presidente/padrinho da ATP buscar um jeitinho/acordinho por baixo dos panos que ele ganha…
Enquanto esse caboclo estiver no circuito vai existir a mancha da corrupção no tênis…
Devia ser punido como tantos casos semelhantes…