Porto Alegre (RS) – Após uma segunda-feira chuvosa e que acabou prejudicando a programação, vai ser dada a largada na chave principal de um dos principais torneios juvenis do mundo. Nesta terça-feira, às 10h, será disputada a primeira rodada da Brasil Juniors Cup, nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, com a presença de 16 brasileiros.
Entre os atletas do país, a paulista de apenas 14 anos e que já figura entre as profissionais, Nauhany Silva, abre a rodada da quadra central contra a norte-americana Ava Rodriguez. Já as gaúchas Pietra Rivoli e Yasmin Aguirres enfrentam a francesa Dune Vaissaud e a norte-americana Welles Newman, respectivamente.
Na chave masculina, o destaque é o goiano Luis Guto Miguel, número 43 do ranking ITF, que tem duelo marcado com o boliviano Santiago Lora. O brasiliense Pedro Chabalgoity tem a missão de desafiar o cabeça de chave número 1 do torneio, o norte-americano Jack Kennedy. Após furar o qualifying, Luiz Felipe Silva quer manter o embalo de vitórias contra o Noah Johnson, também dos Estados Unidos.
Também disputam a chave principal da BJC os brasileiros Guilherme Renner, Gustavo Albieri, João Pedro Bonini, Leonardo Storck, Vicente Freda, Victor Rocha e Victor Winheski na chave masculina, e Beatriz Rodrigues, Clara Elkond e Vitória Redin, na chave feminina.
Tradicional no circuito internacional, a Brasil Juniors Cup já revelou grandes nomes do esporte, como o atual número 3 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, além do norte-americano John McEnroe, do tcheco Ivan Lendl, da argentina Gabriela Sabatini, da russa Svetlana Kuznetsova e da sérvia Ana Ivanovic. Entre os brasileiros, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Beatriz Haddad Maia, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci, Teliana Pereira e a sensação brasileira, João Fonseca, já passaram pelas quadras do torneio.