Mesmo sem vencer, Sabalenka aumenta diferença para Swiatek

Foto: Jimmie48/WTA

Miami (EUA) – Apesar de ter perdido na estreia do WTA 1000 de Doha, Aryna Sabalenka ampliou a vantagem para Iga Swiatek na disputa pela liderança do ranking mundial. Isso porque a polonesa, tricampeã do torneio, foi eliminada na semifinal da última sexta-feira e não conseguiu defender todos os pontos.

Swiatek manteve apenas 390 dos mil pontos que precisava defender em Doha. Com isso, a vantagem de Sabalenka aumentou de 196 para 806 pontos, dando mais segurança à bielorrussa na disputa com a polonesa pelo número 1 nas próximas semanas.

O segundo WTA 1000 da temporada acontece nesta semana em Dubai. Swiatek foi semifinalista no ano passado e defende 390 pontos, enquanto Sabalenka somou apenas 10 em 2024 por ter perdido na estreia. A polonesa de 23 anos ainda defende títulos em Indian Wells, Madri, Roma e Roland Garros, além de semifinal de Stuttgart. Sua maior margem de melhora é em Miami, onde caiu nas quartas ano passado.

Com 26 semanas como número 1 do mundo, Sabalenka ultrapassa a marca de Naomi Osaka e iguala o feito de Dinara Safina. A próxima meta é alcançar as 34 semanas de Angelique Kerber na liderança. A bielorrussa de 26 anos defende apenas as oitavas de Indian Wells, terceira rodada em Miami e quartas em Stuttgart, além de ter perdido de Swiatek nas finais de Roma e Madri ano passado. Em Roland Garros, ela parou nas quartas na última edição, superada pela jovem russa Mirra Andreeva.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Não houve mudanças nas posições do top 10 do ranking após o primeiro WTA 1000 da temporada em Doha. A norte-americana Coco Gauff é a terceira colocada e está a 1.622 pontos de Swiatek. A italiana Jasmine Paolini e a norte-americana Jessica Pegula completam o top 5, seguidas por Madison Keys, campeã do Australian Open, Elena Rybakina, Qinwen Zheng, Emma Navarro e Paula Badosa.

No top 20, a principal mudança foi a entrada de Amanda Anisimova, campeã em Doha. A jovem norte-americana de 23 anos atingiu o melhor ranking da carreira no 18º lugar. Aconteceram ainda duas trocas de posição a favor das russas, Daria Kasatkina ultrapassou Danielle Collins e agora é a 11ª do mundo, enquanto Mirra Andreeva assumiu o 14º lugar, que era da tcheca Barbora Krejcikova. Logo atrás está Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 16º do mundo, que manteve a posição atual.

Leia mais:

Anisimova entra no top 20 após maior título da carreira em Doha

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Justos
Paulo Justos
4 dias atrás

Vai continuar em 1° até depois de Wimbledon. Iga tem muitos pontos pra defender.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
4 dias atrás

A disputa vai acirrar no segundo semestre.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.