Ostapenko amplia freguesia e acaba com a série de vitórias de Iga em Doha

Foto: Jimmie48/WTA

Doha (Qatar) – A letã Jelena Ostapenko mais uma vez se mostrou uma pedra no sapato da polonesa Iga Swiatek, que ainda não sabe o que é vencer a rival no circuito. Nesta sexta-feira, elas se enfrentaram pela quinta vez no circuito e, assim como em todos os outros duelos, a número 2 do mundo levou a pior, caindo em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/1, em apenas 71 minutos de jogo.

Campeã das últimas três edições do WTA 1000 de Doha, a polonesa vinha de 15 vitórias seguidas no torneio e agora acabou eliminada nas semifinais com uma dura derrota, vencendo apenas quatro games contra Ostapenko, que agora espera pela vencedora da outra semifinal, entre a russa Ekaterina Alexandrova e a norte-americana Amanda Anisimova.

Vinda de firmes vitórias em sets diretos contra rivais duras como a italiana Jasmine Paolini e a tunisiana Ons Jabeur, a letã fez valer o retrospecto positivo contra Swiatek, que em cinco partidas só conseguiu vencer dois sets contra Ostapenko e mais uma vez não foi páreo para a atual número 37 do mundo. Ela tem oito títulos e oito vices na WTA, já disputou a decisão em Doha em 2016 e busca o primeiro título de nível 1000.

“Eu estava bem confiante de que venceria, porque jogamos muitas partidas e eu sei como jogar contra ela”, disse Ostapenko em sua entrevista na quadra. “Mas estava mais focada em mim mesma e no que eu tinha que fazer. Estou feliz com a maneira como estou lidando com minhas emoções esta semana, mas às vezes eu estou apenas seguindo meus sentimentos e meus instintos e isso me ajuda”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Com a campanha desta semana, Ostapenko vai subindo provisoriamente 12 lugares no ranking, indo para a 25ª colocação. Ex-top 5, ela pode voltar ao top 20 se for campeã, alcançando a 19ª posição. Do outro lado, Iga perde terreno na briga pela ponta com a bielorrussa Aryna Sabalenka e vê a distância entre elas ficar 610 pontos maior.

Ostapenko domina desde o começo

Apesar dos grandes resultados conquistados em Doha, a letã chegou para o torneio com apenas uma vitória em simples na temporada. Na semi contra Iga, ela tratou de tomar as rédeas da partida logo de cara, pressionando nas devoluções para conseguir a quebra já no primeiro game. Jogando bem ao seu estilo, com bastante agressividade, Ostapenko salvou o break-point que enfrentou no sexto game e anotou nova quebra no último game do set.

Na segunda parcial, a letã seguiu comandando o placar e venceu os quatro primeiros games, com duas quebras seguidas. Swiatek chegou a salvar três break-points no início da parcial, mas não evitou a quebra. Depois, teve a chance de voltar para o jogo, mas errou uma devolução. A frustração ficou evidente no fim do terceiro game, quando arremessou a raquete no chão quando estava indo se sentar para a virada de lado. A polonesa até devolveu um dos breaks, quando já perdia por 4/0, mas depois perdeu o saque de novo e viu Ostapenko fazer 6/1 para fechar o jogo.

Com seu estilo agressivo, Ostapenko incomodou bastante a polonesa em seus games de saque, anotando sete de seus 24 winners em devoluções. Swiatek fez só sete winners e terminou a partida com apenas 44% de aproveitamento no serviço, sofrendo cinco quebras. Ela ameaçou a letã apenas três vezes no serviço e conseguiu somente uma quebra.

Subscribe
Notificar
guest
38 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Justos
Paulo Justos
22 horas atrás

Nem teve disputa.

Iga tem medo da Ostapenko.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
22 horas atrás

A Iga entrou em quadra assustada.
No primeiro ponto Ostapenko inventa devolver a 300 mil por hora, como diria o ilustre Fernando, exatamente na confluência das linhas lateral e de base. Não tem jeito.
Naquele momento a polaca percebeu que o bicho iria pegar pro lado dela e ficou assustada de vez.
Jelena no dia dela é um caso complicado. Fica até simpática!!!

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
22 horas atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Ilustre Fernando Meligeni

Gabriel
Gabriel
22 horas atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

A letã em um dia inspirado é uma máquina de winner

José Andrade
José Andrade
22 horas atrás

Ostapenko colocou o chicote de baixo do braço, mandou a polonesa virar o lombo e desceu-lhe a guasca, sem dó nem piedade.

Marinete
Marinete
20 horas atrás
Responder para  José Andrade

Kkkkkkkkkk

PedroP
PedroP
12 horas atrás
Responder para  José Andrade

raxei,,,,kkkkkkkkkkkkkkkk

Luiz
Luiz
22 horas atrás

Venho batendo nessa tecla: Swiatek tem que contratar um especialista em saque! Esse saque com quick não está fazendo efeito nenhum, principalmente porque as jogadoras já se ajustam para receber, dão um passo para trás e conseguem devolver, principalmente se for alta igual Sabalenka e Rybakina. O segundo saque da Swiatek é péssimo, extremamente lento. Se não mudar esse saque, vai sofrer muito

Victório Benatti
Victório Benatti
22 horas atrás

Caramba!
Placar de 6×3 e 6×1, significa que a Ostapenko passou que nem um rolo compressor em cima da Iga!
Pelo jeito a Ostapenko é candidatíssima ao título.

Flávio
Flávio
22 horas atrás

Eu não vi o jogo, mas só vi o resultado que realmente ninguém esperava uma diferença assim, Ostapenko poderia vencer, mas ninguém imaginava assim agora o tênis feminino mostrou que determinadas atletas têm superioridade sobre as outras e no caso da Ostapenko é uma delas, então a Ostapenko consegue passar da Iga, que esta 5×0 no placar entre elas, só que não consegue derrubar Sabalenka, ou seja, H2H faz diferença (às vezes) entre as moças.

Michael Sousa
Michael Sousa
21 horas atrás

Infelizmente o jogo da Iga, só de trocação, sem variação alguma não faz efeito na gordinha Ostapenko. Se tivesse curtinhas colocaria ela no chinelo, mas tem um jogo de poucos recursos.

Flávio
Flávio
21 horas atrás
Responder para  Michael Sousa

Pois é cara, quando se fala um fato verdadeiro alguns fãs da polonesa como Luiz Ricardo e Willian não aceitam e eles ainda teimam, mas é complicado entender alguns aqui, então fazer o que segue o jogo.

PedroP
PedroP
12 horas atrás
Responder para  Michael Sousa

com cada míssil da “penko” fica muito difícil devolver com curtinhas amigo , a bola vem que nem rojão.

Lu Barros
Lu Barros
21 horas atrás

Ostapenko quando acerta o braço (e a roupa porque não dizer) é perigosa.
Parece que está em melhor forma e aí confiante sua personalidade um tanto arrogante transparece e acredito que sua atitude/gritos incomodam a Iga, que é mais na dela, intimista.

Paulo A.
Paulo A.
21 horas atrás

Está jogando uma barbaridade a Ostapenko. E vejam que ela é apenas a 37a no ranking. Foi com esse tênis que ela foi campeã de Roland Garros, acho que na 1a vez em que lá jogou…

Rafael Lucena
Rafael Lucena
1 hora atrás
Responder para  Paulo A.

Ela é o Rune versão WTA. No seu melhor dia pode vencer qualquer um, o problema é que seu melhor dia é um torneio a cada 2 anos, no restante é o contrário: podem perder pra qualquer um.

Edu Martins
Edu Martins
21 horas atrás

Alguém anotou a placa desse caminhão?

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
20 horas atrás
Responder para  Edu Martins

Você está enganado. Caminhão não, locomotiva sim!!!

Valentina
Valentina
20 horas atrás

Gente a Ostapenko vibrava como se fosse uma vitória de copa do muindo e a Iga totalmente apavorada, acho que depois de hoje a Iga nunca mais vai querer enfrentar a Ostapenko tamanha superioridade da fofinha.

José Andrade
José Andrade
20 horas atrás

A polonesa é dura nas trocas de bola. Hoje a Ostapenko não deu chance pra isso. Eficiente no saque e nas devoluções. Tchau, querida!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
20 horas atrás

A Ostapenko inspirada tem potência e precisão nos golpes e aí fica difícil pra adversária. Além disso, ela consegue esconder o golpe até o último momento e assim não permite que a oponente advinhe pra qual lado da quadra vai a bola e possa antecipar a devolução. E também está com os reflexos bem apurados , o que possibilita que ela devolva os saques antes da sacadora terminar o movimento de saque. Tem tudo para sair com o título deste WTA 1000 de Doha. Depois, a letã precisa criar um plano B pra jogar contra jogadoras que conseguem neutralizar um pouco a sua agressividade, como a Sabalenka, a Azarenka e a Keys.

Fábio Silva
Fábio Silva
20 horas atrás

A Bia tá 0 x 4 contra ela

Blumenau
Blumenau
16 horas atrás
Responder para  Fábio Silva

É freguesa de caderninho!

Yuri Fernandes Fajardo
Yuri Fernandes Fajardo
12 horas atrás
Responder para  Fábio Silva

ninguem perguntou sobre…

Fernando Venezian
Fernando Venezian
17 horas atrás

Ostapenko quando tá confiante, parece um trem desgovernado! Não importa quem tá do outro lado! É um verdadeiro massacre! Pena que ela não mantém esse nível durante a temporada!

Vicentina
Vicentina
17 horas atrás

Teve uma imagem que a Iga estava descontando sua fúria na raquete e a Ostapenko debochando dela, gente não sei se vocês repararam, mas não acho legal o deboche da Ostapenko fora seus gritos de insulto, ok ela foi melhor e mereceu ganhar só que acho desnecessário provocação o que vocês acham?

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
17 horas atrás
Responder para  Vicentina

Não deve debochar. Respeitar é muito mais bonito e elegante!!!

Fernando Venezian
Fernando Venezian
16 horas atrás
Responder para  Vicentina

Vicentina, ela tira sarro na cara das adversárias! Desrespeito total! Deve ser a mais odiada por isso!

Blumenau
Blumenau
16 horas atrás
Responder para  Fernando Venezian

Isso quando não se nega a cumprimentar as adversárias depois da derrota.

Flávio
Flávio
13 horas atrás
Responder para  Fernando Venezian

Cara não sei,mas a Ostapenko se ela focasse na carreira poderia esta em posição melhor, mas sobre insultos ou não isso eu não sei como dizer, pois pode ser que isso não seja legal, mas se é permitido pela WTA aí não tem o que falar,né.

Edu Martins
Edu Martins
14 horas atrás
Responder para  Vicentina

Ela é da pá virada, vi uma vez ela xingando a Rybakina de nome feio, foi nítido! Joga muito, mas tem alguns pormenores, não é muito amistosa! Infelizmente (ou felizmente) pra ela, está dentro da regra, então, tem o direito dela de usar suas armas, gostar ou não, certamente ela não se importa, o negócio é dinheiro na conta e títulos quando puder, o que todos fazem tbém!

PedroP
PedroP
12 horas atrás
Responder para  Vicentina

gritos de insulto ??,,,vc fala letão ?? entende letão ?? grito x grito a sabalenka é por muito , mais desagradável do que a “penko”….

NFdS
NFdS
15 horas atrás

Taí uma coisa que a Bia tem em comum com a Iga: nunca vencem a Ostapenko!

Carlos
Carlos
14 horas atrás

A Iga está se tornando um Rune Holger,jogadora inconstante e muita mídia!

Flávio
Flávio
13 horas atrás
Responder para  Carlos

Cara eu faço criticas ao estilo de jogo dela com esperança de ver algo novo, que me surpreendeu naquele jogo que fez contra Keys na semi do AO, mas midiática acho que ela não é aí tenho que ser justo porque ela é vencedora diferente da Raducanu ,que não ganha nada, que essa é sim midiática porque só vive disso.

Didier
Didier
13 horas atrás

Nas casas Zé Araújo, quem manda é o freguês!! Kkkkkkk que freguesia!

Paulo H
Paulo H
13 horas atrás

É realmente curioso como uma jogadora tão competitiva e que foi número 1 por tanto tempo nunca conseguiu até hoje vencer 1 jogo sequer contra a letã. Ostapenko é osso

Flávio
Flávio
13 horas atrás
Responder para  Paulo H

Acho que é por causa da provocação,que parece que a Iga não suporta a provocação da Ostapenko que sabe jogar contra a Iga.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.