Porto Alegre (RS) – Nesta terça-feira, começou o pré-qualifying da Brasil Juniors Cup 2025. Em Porto Alegre, na Associação Leopoldina Juvenil, acontecem os jogos das categorias 18 anos. Já o clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, recebe os confrontos das categorias 14 e 16 anos. Neste primeiro dia de competição foram mais de 60 partidas disputadas, em ambas as sedes.
O pré-quali continua até sexta-feira, quando serão conhecidos os campeões de cada chave. Os vencedores de cada categoria ganham convites (wild cards) para a chave principal da Brasil Juniors Cup. Já os vice-campeões entram no qualifying das competições, que acontecem nos dias 15 e 16. A chave principal começa na segunda-feira, dia 17. Em todas as fases, o torneio é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Além de proporcionar vagas para a BJC, o pré-qualificatório também soma pontos nos rankings da Confederação Brasileira de Tênis (CBT): 130 pontos para o campeão; 100 pontos para o vice; 70 pontos para semifinalistas; 30 pontos para os quadrifinalistas e 15 pontos para quem chegar às oitavas de final.
Esta é a 42ª edição da Brasil Juniors Cup. O torneio de categoria J300 é um dos maiores do circuito juvenil e tem muita tradição e prestígio no circuito. Em edições anteriores, já contou com a participação de inúmeros atletas que depois se tornariam estrelas do tênis, como Thomas Muster, Gustavo Kuerten, Andy Roddick, Bia Haddad Maia, Carlos Alcaraz e João Fonseca.
Para Gustavo Kern, presidente da Federação Gaúcha de Tênis (FGT), “o torneio oferece uma oportunidade única de os jovens atletas competirem em alto nível e ganharem experiência para continuarem seu desenvolvimento no cenário nacional e internacional do esporte”.
O dirigente também ressalta a relevância da Brasil Juniors Cup para o estado e para o esporte gaúcho. “Para nós da FGT e do Rio Grande do Sul, sediar um torneio tão prestigiado reforça nosso compromisso com o esporte e com a formação de novos talentos. A infraestrutura de qualidade e a hospitalidade gaúcha garantem um ambiente propício para uma competição desta magnitude. Mais uma vez, nossa expectativa é de grandes jogos e descoberta de novos talentos do tênis, a exemplo do que já acontece há muitos anos”, comenta Kern.
Categorias 12 anos e Tennis Kids começam dia 17 em São Leopoldo
Em 2025, a BJC está distribuída em três sedes, em três cidades gaúchas. Porto Alegre recebe as categorias 18 anos (ITF), enquanto Caxias do Sul é palco das chaves 14 e 16 anos (COSAT). Já as categorias 12 anos e Tennis Kids (CBT) acontecerão em São Leopoldo, no São Leopoldo Tênis Clube, de 17 a 22 de fevereiro. Em todas as sedes, os jogos são abertos ao público, com entrada gratuita.