Podgorica (Montenegro) – Uma lesão muscular interrompeu a tentativa do sérvio Novak Djokovic de buscar sua 11ª conquista no Australian Open e seu 25º troféu de Grand Slam no mês passado. A situação está muito melhor agora, segundo ele próprio garantiu em entrevista aos montenegrinos do Vijesti, na qual falou não apenas de sua condição física, mas de sua motivação para seguir competindo.
“Muitos ao meu redor se perguntam por que ainda estou fazendo isso quando já conquistei tudo o que podia no tênis. É principalmente por causa do meu amor pelo tênis e pelos esportes. Em segundo lugar, há também o fato de que acho que o tênis é onde mais me desenvolvo como pessoa, por mais estranho que pareça. Na quadra de tênis, durante uma partida, passo por um milhão de emoções”, falou o sérvio.
“Algumas das coisas mais bonitas e das piores, dúvidas, críticas, êxtase, prazer, raiva, fúria e tudo o mais. Nessas poucas horas, às vezes, eu até sinto vergonha de mim mesmo pelo que estou passando e como estou me comportando. pelos pensamentos vêm à minha mente. De qualquer forma, tenho orgulho de poder passar por tudo isso de forma humana e esportiva”, complementou o ex-número 1 do mundo.
Djokovic garantiu que a ruptura no músculo é coisa do passado e a lesão está quase 100% curada. “Tenho sinal verde da equipe médica para treinar e me preparar. O torneio em Doha está marcado para daqui sete dias, então vou seguir o cronograma. Graças a Deus consegui me recuperar rápido”, comemorou o tenista de 37 anos, que aos poucos sente o peso da idade.
“Ultimamente, tenho sofrido mais lesões do que nos primeiros 15 anos da minha carreira. Isso provavelmente vem com a idade, mas meu corpo ainda me escuta. A chama e o desejo de realização e novas conquistas ainda ardem dentro de mim. É por isso que ele espera sucesso, tanto na próxima semana em Doha quanto no resto da temporada”, afirmou o sérvio.
Confiança que o 100º título pode vir em Doha
Embora esteja voltando de lesão, a inabalável confiança do sérvio segue firme, com ele acreditando que pode erguer seu 100º troféu já no próximo evento. “Espero que possa vir em Doha agora. Estou atrás dele há muito tempo, desde outubro do ano passado, mas sobre isso falaremos mais tarde. Ele virá quando tiver que vir”, disse o atual número 7 do mundo.
Quanto ao 25º Grand Slam, ele sabe que é um desafio maior. “É uma tarefa mais difícil, mas acredito que posso alcançar. Se eu não acreditasse que poderia competir naquele nível com os melhores tenistas do mundo, não jogaria mais. Acho que provei com minha vitória contra (Carlos) Alcaraz em Melbourne que ainda posso competir pelos maiores troféus”, comentou Djokovic.
“Acho que consegui mostrar um um nível de jogo satisfatório neste começo de temporada. O ano passado foi um pouco turbulento, ganhei o ouro olímpico, que eu esperava há muito tempo e era meu principal objetivo, e também joguei a final de Wimbledon. Claro que sempre pode ser melhor, mas o desempenho em Melbourne me dá um incentivo extra antes de continuar”, complementou.
A cada 6 meses um novo milagre da medicina. Esse sérvio é brabo mesmo!
A medicina só não consegue explicar a queda de rendimento do Djokovic depois daquele episódio da Davis no final de 2023. Quem conseguir desvendar esse mistério ganhará o próximo Nobel.
Grande queda de rendimento, hein! Ele era nº 1 do ranking e agora é n° 7. O Djokovic não precisa fazer mais nada na carreira. Já cumpriu o seu papel com louvor. O que vier pra ele agora é lucro. A sua continuidade no circuito é o grande temor dos fãs do Federer, porque a cada torneio ele vai tirando alguns recordes secundários que ainda restam para o suiço.
Bobagem sem tamanho. Ele fala pros Sérvios que quer a contagem Centenária, e vens com o Papinho que já fez tudo? . Ele quer ampliar os recordes que de secundários não tem nada . Quem garante que Sinner ou Alcaraz perderão 13 FINAIS de SLAM???. Os números de Djokovic podem ser superados se houver longevidade dos citados. Novak sabe disso. Os fanáticos não rs. Abs !
Obviamente que eu sei que os recordes do Djokovic podem ser superados. Imagino também que ele queira ganhar o centésimo título e se possível mais alguns. Mas caso não consiga, eu como fã do sérvio não vou ficar triste. A meu ver, um atleta para ser o melhor da história não precisa ter todos os recordes, mas sim os mais importantes. No caso do tênis masculino, o Djokovic é que tem os recordes mais importantes. Por quanto tempo esse status vai durar, só o tempo vai dizer.
Se eu fizer uma pergunta, tu volta para responder?
Qual o episódio da Davis?
Mas quero detalhes e os fundamentos que o classifica como “aquele episódio”.
Ora, a fuga e o desentendimento do Djokovic com os agentes do antidoping. Creio que todos lembram dessa ocasião.
Fugiu de que se fez o exame no máximo 4 horas depois do solicitado?
Tá com cara de Gilvan número 3, sendo Ma Long o número 2.
É muito amor.
Já procurou o significado de síndrome de Estocolmo no Google? Rsrs.
Não, isso é o que vocês alimentam.
Quero o que reza o regulamento, para ver o que “aquele episódio” tem de errado.
O único episódio ruim mesmo foi ter match-point contra o Sinner e ter deixado escapar.
Uma pena que a minha resposta não te satisfez, mas para mim não faz diferença.
Esperava por isso!
Como o jogo da pirâmide (igualmente ilegal), chega em um ponto que não dá mais para avançar.
Perdeu 3 Match Points contra Jannik Sinner. Nunca mais ganhou um ATP a partir dali . No AOPEN 2024 , na sequência, caiu pro jovem Italiano sem ter uma ÚNICA chance de quebra numa partida de 4 Sets . O informadissimo L.F 2 está, digamos , esquecido. Ou será que está muito ” confuso” ???. Rsrsrs, Abs !
Venceu em WB 2022, WB 2023 e na final do atp finals 2023 com 14 anos a mais de idade. É mole ou quer mais?
Sendo que Copa Davis é ITF. Manja muito de tênis o Sr. SR!
Rsrs, abs!
Demorou para tu entrar com a costumeira SST (soberba sabe-tudo).
Um mal que a ciência ainda não encontrou vacina.
Tudo relatado acima o mundo sabe. O que perguntei, foi outra coisa e não foi a V. Sª.
É impressionante a queda de desempenho físico do sérvio depois desse episódio da Davis. O corpo derreteu, começaram a vir lesões seguidas de lesões, parece cada dia mais esquálido. Está aí para todo mundo ver.
Derreteu, como é o procedimento com os metais, colocou na forma, esperou esfriar, lapidou e pendurou no pescoço uma belíssima medalha de ouro olímpica.
Muitos tentaram, poucos conseguiram…
Bem fez o Sinner, que foi curtir umas férias enquanto os demais se degladiavam nesse torneio amador esvaziado.
Mas pro momento atual do Djokovic, de fato, a medalha foi a glória eterna. Não consegue nem ganhar ATP 250.
Nas últimas entrevistas, o servio, passa uma imagem “messiânica” (rumo a Canudos).
Deve agradar os “seguidores”…
Isso desde 2020. O irmão e o pai do sérvio chegaram a compará-lo com Jesus Cristo e disseram que Djokovic lideraria multidões em nome da liberdade, quando ele foi deportado da Austrália. Um discurso muito esquisito de quem tenta colocar o Djokovic como se fosse um “ser de luz”. É um homem de carne e osso, com defeitos, inclusive com muito mais defeitos do que o homem médio.
Chutando, caro Gilvan, eu acho que é Transtorno de Transe Dissociativo, muitas vezes descamba o Transtorno Dissociativo de Identidade.
Acontece muito com lideres religiosos (onde tem um líder, tem seguidores).
É uma Cruzada, torcer para Saladino.
O próprio Djokovic tinha o seu guru de estimação (Pepe Imaz), que acompanhava o sérvio pra cima e pra baixo.
Já que ele não conseguiu angariar fãs dado o seu carisma de uma geladeira, está indo atrás de devotos? É algo a se pensar.
Vc sabe, caro Gilvan, o sérvio vem dando sinais que se tornará um político.
Ele tem todos os “trejeitos” de um político nacionalista (devoção a nação, sentimento de pertencimento, defesa da identidade nacional, valorização da história nacional, pureza da raça, pouca paciência com o contraditório).
É um personagem complexo, que desperta alguns sentimentos que muitos tentavam esconder (principalmente seus seguidores).
O nacionalismo e o populismo são faces da mesma moeda, com isso vemos algumas atitudes estranhas (busca por guru, imagem divina, luta contra a ciência, mania de perseguição, o sistema que limita).
Existe algo maior que apenas o tênis no sérvio, Djokovic representa um momento bem específico da humanidade (que se repete, nem sempre como farsa).
Quer dizer que agora os fãs do Federer resolveram analisar a personalidade do Djokovic. Como com relação ao tênis encerrou-se a discussão, então estão estudando a personalidade do Djokovic para tentar entender como ele ousou atropelar os seus dois principais rivais, dominou as gerações seguintes e agora ainda está jogando de igual pra igual com adversários 14 ou 16 anos mais novo do que ele. A que ponto chegaram os federetes, tentando adivinhar qual o caminho o Nole escolherá quando encerrar a sua carreira no tênis profissional. Não existe maior prova de ressentimento e dor de cotovelo do que comentários como estes.
Um dia irias se entregar Sr Carlos Alberto. Se fingia de sensato, mas é mais um seguidor fanático de Novak Djokovic, ou seja , da mesma linhagem…rs. Abs !
Olá Carlos…
Vc já reparou, para qualquer opinião da qual vc não concorde, vc usa os mesmos argumentos?
Exemplo:
Se eu falar que não gosto de maçã (sabendo que o Carlos gosta muito de maçã)…vc dirá:
“fãs do Federer resolveram analisar o sabor da maçã, onde já se viu…gerações inteiras sabem da qualidade da maçã, inclusive Djokovic ama maçã, cultivada no solo sagrada da mãe Sérvia…que ponto chegaram os federetes (incorrigíveis), tentando destruir o sabor da maçã, puro ressentimento e dor de cotovelo contra o sérvio, isso é inveja “.
(Precisa argumentar melhor, é muita letra e pouco assunto).
Estão fazendo até análise política agora. Meu Deus!
Também tenho essa sensação, JClaudio. Djokovic é um homem de seu tempo.
Bela reflexão. Ele está totalmente alinhado aos políticos sérvios de extrema direita. Os mesmos que chancelaram o genocídio na bósnia. Os mesmos que que perseguem e matam no Kosovo. Essa onda autoritária de extrema direita mundial que teve seu auge agora com a eleição de Trump, djoko tá surfando integralmente. Veja o discurso de Richard Gere no prêmio Goya. https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/richard-gere-faz-criticas-a-trump-ao-receber-premio-goya-valentao,5eab2f09c198ff39849d5ace2058f928nff9r9ve.html
Resistir, resistir e continuar resistindo às mentiras, racismo, misoginia, corrupção…
“Nacionalismo e populismo são faces da mesma moeda”. Alguém não prestou atenção nas aulas de História.
Vc não conhece o nacional-populismo?
Nem vamos para a Europa…
Ouviu falar Gino Germani?
O trabalho sobre ideologia sul-americana, principalmente o peronismo (símbolo maior do nacional-populismo na América Latina)?
Conhece?
Não fique nesse castelo lúgubre, com assentos duros entre girondinos e jacobinos, ouvindo uma retórica antiga e sem sentido, existe vida além Liberté, égalité, fraternité…
(Também de Djokoviqué)
Você falou “Nacionalismo e Populismo” e não “nacional-populismo”.
Nacionalismo e populismo são dois fenômenos históricos distintos. A defesa do nacionalismo remonta aos escritos dos autores mercantilistas. Populismo é um fenômeno mais recente e vinculado aos países da América Latina.
Acho que vc não entendeu o nacional-populismo…
Se vc separar a Laranja-pera vai ser algo distinto.
Agora…se deixar, até um suco vai sair…
Não confunda nacionalismo com populismo. Nacionalismo é muito mais antigo. Que tal ler sobre o processo de formação dos Estados Nacionais na Europa?
Wikipedia formando psicólogos que atuam no Tênis Brasil rs.
Como sempre, vc não entendeu nada…
Vou pegar na sua mão e atravessar uma rua perigosa.
Como vc não percebeu, o nacionalismo do qual me referi está naquele texto, onde é cotado os jacobinos e os gerondinos (lembra?…Liberté, égalité, fraternité)
O nacionalismo que conhecemos, nasce da Revolução Francesa.
A referência é sobre o populismo de direita (lembra?…no texto onde cito Gino Germani e seu trabalho sobre o peronismo), algo recente, com pouco mais de 40 anos (começo da década 70).
Diferente do nacionalismo, o populismo não é uma ideologia, é uma forma de fazer política.
O populismo e a outra face de qualquer ideologia política (qualquer uma).
Quando o líder personifica a vontade do povo (ou o contrário), com discursos antielite e ataques a intelectualismo (ciência, pensamento).
O discurso anti-imigração está ligada a problemática populista, o texto se refere a atualidade do assunto.
Vc não conseguiu (cognitivamente) juntar as peças, até porque acredito que a “audiência” (vc) tem capacidade de compreender algumas provocações.
Peguei na sua mão e atravessamos a avenida.
(Sempre digo, junte as letras, forme as palavras, com elas tente construir frases, de preferência inteligentes e leia, leia bem devagar para não chamar Jesus de Genésio).
Abs
Quanta agressividade. Respire fundo e leia o que você escreveu: “nacionalismo e populismo são faces da mesma moeda”. Qual é a relação disso com as origens históricas do nacionalismo?
Agora escreveu: “diferente do nacionalismo, o populismo não é uma ideologia, é uma forma de fazer política”. Você tem que se decidir se são faces da mesma moeda ou não.
Foge do assunto tênis e ainda demonstra desconhecimento histórico. Afirma uma coisa e depois outra. Você tem que se decidir.
Existe um termo, que vc deve conhecer, chamado falácia ad hominem.
Consiste em tentar desqualificar seu interlocutor, pegando (eu sempre digo pinçando) algo de um texto, tirando do contexto exposto (algumas vezes por desconhecimento, mas na maioria para tentar desconstruir alguém que não suportamos).
Recorrendo a argumentos irrelevantes, para questões culturais, religiosas, políticas ou até mesmo de opção sexual.
Como escrevi, vc não entendeu nada, absolutamente nada (como sempre digo, sou responsável por aquilo que escrevo, não por aqui que vc entende).
Ser crítico de um tenista sérvio, não te faz de “alvo” para uma desconstrução intelectual, no desespero de tentar chamar alguém de ignorante, não acrescentou nada ao debate proposto, “criou” uma linha de pensamento próprio (e pouco original).
Foi algo ruim…diz um poeta (russo) quando não entendemos algo, devemos “ouvir” o silêncio.
Vc precisa trabalhar o silêncio, ficar “policiando” pessoas que tem um pensamento diferente de vc, na busca da defesa dos “valores morais” de um tenista sérvio, com argumentos ruins, não é bom.
Não tem nada de agressivo aqui, eu gosto de vc, apesar dos “arroubos juvenis”, vc não é má pessoa.
(Não precisa de três respostas para um contraditório).
Sigamos
Rapaz , os cinco ou seis fãs do sérvio que escrevem aqui, o nosso eterno aprendiz de Roger “The Goat” Federer, vão ficar bem chateados com esse seu comentário…
Os discípulos superam os mestres. Em sua jornada no tênis profissional, na sua busca contínua para se superar e conseguir a cada dia uma versão melhor de si mesmo, provavelmente o Djokovic se espelhou em algumas qualidades do Roger Federer, procurou copiá-las e aprimorá-las, por isso conseguiu superar o suiço e ainda está abrindo distância sobre ele, tanto é que o Federer nem aparece mais no retrovisor do Djokovic. Afirmar que o Federer é o GOAT é fácil. O difícil é justificar essa opinião. Se você tiver oportunidade de estar lado a lado com o Federer e Djokovic ao mesmo tempo, não fale que o Federer é o GOAT porque fazendo isso vai causar constrangimento ao suiço. O próprio tem consciência de que não foi o GOAT.
Assim que Sérvio se aposentar, o Sr terá a noção exata da distância no retrovisor de Roger Federer para Novak Djokovic. É muito maior que imaginas , meu caro. Abs !
Eu já sei a distância.
São 4 majors, 12 masters 1000, 1 atp finals, 3 temporadas como número 1 e 108 semanas como número 1. Acho mesmo que não dá para ver pelo retrovisor rs.
…nem com lupa de alta definição.
Carlos, Federer foi o GOAT para a maioria, pode nao ser agora, mas já foi.
Durante um curto período, alguns disseram que foi Nadal com seu recorde de slams.
O último GOAT do momento parece ser o sérvio (nao sei se para a maioria), se considerarmos apenas os números.
Entao podemos dizer que GOAT significaria: “o melhor dos últimos tempos para alguns” …
Abs
Opinião é diferente de fato.
E o fato é que o sérvio é o GOAT para alguns (não sei quantos). Mais nada – nenhuma comprovação, estatística ou certificado.
Aliás que nome pouco lógico para um título tão apreciado. O melhor de todos os tempos nunca vai incluir o futuro, então jamais será “de todos os tempos”. É no máximo até hoje.
Abs
As estatísticas comprovam que ele é o goat. Opinião é algo subjetivo, mas os números não negam.
Kkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa sorte na busca pelo 100° título, GOAT !
O Djokovic fala demais, mas está jogando de menos.
E cada vez menos…
Fim de carreira.
OBS.: Jamais desmerecendo-o.
De fato a carreira dele está muito mais próxima do fim do que do começo. Se conquistar mais alguma ou outra taça tá ótimo. Se não, aproveito para ver seu jogo. Quanto a jamais desmerecê-lo em quadra Sr Victorio, meus parabéns!!
nunca será
Mais nunca mesmo jamais kkkk
Avantee sérvio Paz
Números das estatísticas são irrefutáveis.
2010
Federer 16 – Nadal 9 – Djokovic 1
2020
Federer 20 – Nadal 20 – Djokovic 17
2025
Federer 20 – Nadal 22 – Djokovic 24
Isso contando só os grand slams. Se contar torneios Master 1000, ATP Finals e semanas na liderança do ranmking, a diferença fica enorme.
Gosto quando Djoko se sente bem pra competir em alto nível. Vou me programar pra assistir ao atp de Doha. Jogo dele ficou muito interessante com a presença do Murray. E acho que o britânico permanece com ele …até o 25⁰!
Djokovic já alcançou tudo no tênis! Que bom que está de volta. Por enquanto ainda oportunidade de assistir a uma lenda. Idemo Nole!
Isso causa uma verdadeira disfunção tanto digestiva quanto cognitiva em um grande número de pessoas estranhas pelo Brasil afora.
E verdade.
Estão fazendo até análise política.
Definitivamente n tem como acompanhar os comentários desta página.
A 5° série n é nada, em relação aos ” comentaristas).
O Federer não ganha nada desde 2019, precisa treinar mais para alcançar o GOAT