São Paulo (SP) – O jovem carioca João Fonseca é um dos nomes do momento no circuito, chamando a atenção não apenas dos fãs brasileiros, mas também de quem acompanha tênis ao redor do mundo. E o mesmo serve para os colegas de circuito, que estão atentos ao seu crescimento, entre eles o dinamarquês Holger Rune.
“Ele é um jovem tenista incrível. Eu o vi ser campeão do Next Gen Finals, ele está jogando realmente muito bem e com certeza tem um futuro brilhante pela frente. Vamos ver como vai se sair no Rio Open neste ano”, afirmou o atual número 14 do mundo em entrevista ao Estadão. Ele fará sua estreia no ATP 500 carioca nesta temporada.
Quem também destacou Fonseca foi outro jovem tenista, o francês Arthur Fils, que perdeu para o brasileiro nas duas vezes que se enfrentaram. O primeiro duelo entre eles inclusive ficou marcado na carreira do tenista de 20 anos, que foi surpreendido na primeira rodada do Rio Open no ano passado, quando era o cabeça de chave 7 do torneio.
Fils lembrou da derrota recentemente ao ser questionado sobre a primeira vez que levou um “pneu” no circuito da ATP. “No circuito, foi contra João Fonseca no ano passado no Rio. Ele me deu uma lição”, afirmou o tenista de Bondoufle, que perdeu para Fonseca com o placar de 6/0 e 6/4.
Arthur saying that Joao Fonseca kicked his ass last year in Rio 😭😭😭😭😭 pic.twitter.com/k29MK3erS6
— Emily (@sportyandhot) February 8, 2025
Em minha modesta opinião, essa enxurrada de elogios, partindo tanto da mídia especializada quanto de outros jogadores, apenas prejudica o processo evolutivo do garoto. A meu ver, gera uma pressão desnecessária… E pode até ser parte da estratégia do Rune, por exemplo, para tirar a pressão do favoritismo natural em seu favor. Preferiria que parassem de badalar nosso João.
Concordo nesse caso. Tipo da matéria que nem tem sentido. Qual é a razão disso? Rune falou que João é destaque (qual a novidade?) e Fils só foi objetivo em dizer sobre o primeiro pneu que tomou. A mídia poderia evitar isso.
Pressão é um privilégio!
Concordo também, especialmente porque tem uns malandro bem malandrão nesse circuito, e em se tratando desse Rune, é profissional de carteirinha nesse quesito! Acho que o JF vai precisar de apoio psicológico pra controlar o mental x pressão que agora não parece ter mais volta, se errar muito, vão cobrar o dobro… ainda vamos conhecer melhor esse lado dele, esperamos que de tudo certo!
Perfeito ! Temos que criticar ! Muitas críticas negativas ! Sempre que possível . Com e sem motivo ! Se for pra cara ser bom , tem de aguentar ! Sem só ! Excelente !
Respeito não se impõe. Respeito se conquista!!!
Impossível evitar elogios ou críticas agora, quem mandou o Joãozinho ser bom?
De agora até o fim da carreira se preparem, vai estar sempre na mídia e no olho do furacão!
Ainda bem que ele é brazuca tá sempre falando: “Aqui é Brasil! Vamoooo!!! kk…
Adoro!
Os elogios vão ser cada vez maiores se ele trincar no ranking rapidamente. Melhor que suba devagar porque a babação vai ser grande e perigoso pro atleta. João tem humildade. Tem vontade de trabalhar e crescer muito. Tem carisma. Tudo perfeito até aqui. O que todos esperavam do Alcaraz e não tiverem, o Fonseca acredito vai atender essa galera.
Que o João é top está tudo certo. Mesmo achando que Alcaraz ainda não é um jogador que faz seus torcedores irritados, por sumir por 4 ou 5 meses sendo bem irregular e cometendo um caminhão de enf, ele “não entregar” é um termo muito ousado. 4 GS, mega novo, super talentoso. Se João Fonseca tiver um slam aos 22, pode me procurar para assinar esse contrato, pq é um ótimo negócio.
Fato é que se JF não chegar nas quartas do RO, já irão torcer o nariz…
Lendo as postagens até aqui, e modificando o véio ditado, “em casa onde sobra pão (talento do nosso João), todos os que postaram acima têm razão…”