Roterdã (Holanda) – Terceiro mais bem cotado ao título no ATP 500 de Roterdã, o australiano Alex de Minaur se garantiu nas quartas de final do torneio pelo quarto ano consecutivo. Nesta quinta-feira, ele fez valer o favoritismo e derrotou o jovem tcheco Jakub Mensik em sets diretos, marcando duplo 6/4 em 88 minutos de partida.
“Nunca é fácil jogar contra Jakub, ele é um dos melhores sacadores do circuito. Ele consegue muitos pontos de graça e às vezes é bem frustrante. Uma das coisas mais importantes para mim nesse tipo de confronto é ficar calmo e dizer a mim mesmo que vou ter novas chances no retorno”, afirmou De Minaur, que cuidou bem do saque para vencer o jovem tcheco.
“Hoje eu definitivamente tirei um pouco da velocidade do saque e foquei mais na porcentagem. Não queria dar a ele muitas chances nos segundos serviços, onde poderia ser agressivo e tentar ditar desde o começo. Estou feliz que consegui executar e que o plano de jogo funcionou muito bem”, analisou o australiano, que teve 83% de aproveitamento com a primeira bola.
A vitória de De Minaur sobre Mensik foi sua 31ª em nível ATP 500 desde o início da temporada de 2023, ficando a um de igualar Jannik Sinner, que neste mesmo período tem 32 triunfos. Para empatar com o italiano, ele terá que bater o lucky-loser alemão Daniel Altmaier, que eliminou o francês Arthur Fils por 4/6, 3/6 e 7/5.
Rublev também avança
Campeão do torneio em 2021, o russo Andrey Rublev foi outro que carimbou seu passaporte rumo às quartas de final, vencendo o húngaro Fabian Marozsan em sets diretos, mas precisando de dois tiebreaks. O cabeça de chave 4 gastou 1h45 minutos para anotar o placar final de 7/6 (7-2) e 7/6 (9-7), devolvendo assim a derrota sofrida na primeira semana do ano em Hong Kong.
“Em Hong Kong, foi minha primeira partida do ano, eu estava muito tenso e Fabian jogou muito bem nos momentos importantes. Eu sabia que hoje seria diferente, porque estou mais confiante em mim mesmo. Eu tive capacidade de lutar até o final e consegui vencer”, destacou Rublev, que agora enfrentará o polonês Hubert Hurkacz.
Será a sexta vez que o russo e o polonês medirão forças no circuito e a vantagem é de Hurkacz, que venceu os dois primeiros embates (2020 e 2021) e também o mais recente (2023), mas perdeu para Rublev nas duas vezes que se cruzaram em 2022.