Montpellier (França) – Mais uma vez, o canadense Félix Auger-Aliassime mostrou sua força em eventos indoor. Neste domingo, o jogador de 24 anos faturou o título do ATP 250 de Montpellier, levantando assim o sexto troféu da carreira em quadras duras e cobertas. A nova conquista aconteceu diante do norte-americano Aleksandar Kovacevic, vindo do qualificatório, com um placar apertadíssimo de 6/2, 6/7 (7-9) e 7/6 (7-2) após 2h39 de batalha.
Com um início de temporada impressionante, Aliassime chega ao segundo título em quatro torneios disputados em 2025, tornando-se o primeiro jogador a vencer dois eventos neste ano. Antes, havia sido campeão em Adelaide, na segunda semana de janeiro. O canadense também defendeu o seu país na United Cup, sendo eliminado na fase de grupo, e não passou da segunda rodada no Australian Open.
No geral, o ex-top 6 e atual número 23 do mundo disputou sua 17ª final no circuito e chega ao sétimo título, todos em piso sintético. Além das duas conquistas neste ano, ele também se sagrou campeão em Roterdã, Florença, Antuérpia e Basileia em 2022, e chegou ao bicampeonato no evento suíço em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar da grande campanha nesta semana, ele ficará estacionado no ranking, apenas dez pontos atrás do norte-americano Sebastian Korda, o 22º colocado na ATP. Além dos 250 pontos pelo título, Félix embolsará US$ 90.675 em premiação.
Do outro lado, Kovacevic disputou sua primeira final na elite do circuito e segue em busca de um título inédito. O jogador de 26 anos conquistou nesta semana a maior vitória da carreira, ao bater o russo Andrey Rublev, número 10 do mundo, na semifinal. Seu retrospecto contra adversários do top 30 é agora de duas vitórias e dez derrotas.
Ex-número 72 do mundo e hoje ocupando o 102º posto no ranking, o norte-americano dará um salto de 27 posições, alcançando o 75º lugar, exatamente um acima do paranaense Thiago Wild. Ele ainda sai de Montpellier com um cheque no valor de US$ 52.890.
Decisão eletrizante a partir do segundo set
Depois de um primeiro set impecável, parecia pouco provável que Aliassime perderia o título neste domingo, chegando a vencer cinco games consecutivos para sair de 1/2 para 6/2.
A história mudou de figura na segunda parcial, quando ambos os jogadores encaixaram bem o saque, sem que um único break-point fosse concedido. Com isso, a definição foi para o tiebreak e o canadense chegou a ter dois match-points, mas não concretizou e viu Kovacevic empatar a partida e levar a definição para o terceiro set.
Na parcial decisiva, mais equilíbrio. O único break-point aconteceu a favor de Kovacevic, que não aproveitou uma chance de ouro no 11º game. Novamente, a definição foi para o desempate, e desta vez Aliassime sobrou, perdeu apenas dois pontos e garantiu o título.
“Com certeza, a final mais louca que já joguei, não importa se ganhei ou perdi. Foi uma partida louca. Eu não poderia ter começado melhor. Eu estava me sentindo bem, mas créditos para Aleks, que elevou seu nível. Acho que foi um nível muito alto de ambos os lados, com os dois sacando bem. Esta partida merecia três sets com a forma como ele estava jogando no segundo”, destacou o campeão.
Sealed with an ace 💫
The moment @felixtennis secured his second crown in 2025! 🫡@OpenOccitanie | #openoccitanie pic.twitter.com/rAs0Ymp29d
— ATP Tour (@atptour) February 2, 2025
Parabéns felix