Cadeira de rodas: Hewett conquista o bicampeonato e se emociona

Alfie Hewett (Foto: Tennis Australia)

Melbourne (Austrália) – Um emocionado Alfie Hewett conquistou o título de simples em cadeira de rodas masculino do Aberto da Austrália de 2025 neste sábado, triunfando por 6/4 e 6/3 sobre o rival de longa data e cabeça de chave, o japonês Tokito Oda.

O britânico chorou enquanto curtia o momento antes de dar um tapinha no coração, socar o ar e gritar duas vezes “Vamos lá!” antes de desatar a chorar com a cabeça na toalha.

O número 2 do mundo garantiu o bicampeonato na competição e o décimo título de simples em 1h36 minutos na Kia Arena, que foi uma revanche das duas últimas finais de simples do Australian Open.

“Tokito, tivemos tantas batalhas em finais nos últimos dois anos, então obrigado por me deixar ter esta. Você teve meu número nos últimos Grand Slams”, disse Hewett, referindo-se às derrotas para a estrela japonesa nas finais de Roland Garros-2023, Wimbledon-2023 e AO-2024.

“É sempre uma boa batalha e estou muito, muito confiante de que esta não será a última vez que você estará em uma final, tenho certeza de que você colocará as mãos neste troféu muito em breve.”

Hewett agradeceu à sua equipe, liderada pelo técnico Craig Allen. “Nós nos esforçamos muito para esses momentos”, disse ele. “Chegar aqui é uma conquista, mas tentar vencer esse cara em uma final é uma tarefa impossível, ao que parece, então me sinto muito feliz, muito emocionado agora por colocar minhas mãos de volta neste troféu.”

O britânico, vestindo marrom no AO-2025, lembrou que usou roxo em sua caminhada ao título do AO-2023 e brincou que continuará usando a cor em futuros torneios na Austrália.

“Se você me vir de roxo, cuidado”, riu Hewett, que está atrás de Oda por 9-10 após o 19º encontro da dupla e por 5-9 nas finais. Nas decisões de Grand Slam, o britânico agora está atrás por 2-3, com todas os cinco duelos decididos em sets diretos.

Competindo com o ombro direito enfaixado, o jogador de 27 anos prosperou graças em parte aos aplausos de “Alfie, Alfie, Alfie, Oi, Oi, Oi” dos fãs entusiasmados.

A dupla está dominando o tênis em cadeira de rodas masculino após a aposentadoria de Shingo Kunieda, depois de vencer Wimbledon em 2022.

Eles conquistaram todos os nove Slam realizados desde então. O US Open de 2024 não ocorreu devido a um conflito de agenda com as Paraolimpíadas de Paris. A vitória de Hewett no Melbourne Park o torna o quarto jogador a ganhar mais de um título de simples em cadeira de rodas masculino, depois de Kunieda, David Hall e Gustavo Fernandez.

A vitória encerra um torneio de sucesso para Hewett, que ganhou seu sexto título consecutivo de duplas da competição na sexta-feira com o parceiro Gordon Reid.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.