Melbourne (Austrália) – Na primeira final de duplas mistas do Australian Open totalmente composta por tenistas da casa desde 1967, Olivia Gadecki e John Peers conquistaram uma vitória de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 10-6 sobre os compatriotas John-Patrick Smith e Kimberly Birrell, abrindo a sexta-feira na Rod Laver Arena.
Uma bola vencedora de Gadecki foi a responsável por fechar o jogo e garantir assim seu primeiro título de Grand Slam. Seu parceiro Peers adicionou à sua coleção, que já incluía uma medalha de ouro olímpica e um título do Australian Open em duplas masculinas, e um título de duplas mistas no US Open.
“É tão legal jogar uma final totalmente australiana, então parabéns”, disse Gadecki, de 22 anos, durante a apresentação do troféu. “Obrigada por me deixar surfar a onda e me divertir muito lá fora”, acrescentou a australiana, comemorando a conquista com seu parceiro.
A derrota na final foi um presente de grego dos compatriotas para Smith, que comemora seu 36º aniversário no dia da final. Birrell não esqueceu da data especial e começou a cantar “Parabéns a Você” durante a cerimônia de premiação.
Gadecki e Birrell jogaram duplas femininas juntas no Aberto da Austrália e chegaram à terceira rodada. Vice nas mistas, o aniversariante Smith desistiu nas duplas masculinas e sequer entrou em quadra com o equatoriano Gonzalo Escobar. Já Peers venceu um jogo e caiu na segunda rodada com Jamie Murray.
Os campeões de mistas derrotaram duplas fortes no caminho, derrubaram o indiano Rohan Bopanna e a chinesa Shuai Zhang nas quartas de final e eliminaram os cabeças de chave número 2 na semi, os neozelandeses Michael Venus e Erin Routliffe.