PLACAR

História do Tênis Brasileiro

Apesar da carência de documentação, não há qualquer dúvida de que o tênis foi trazido ao Brasil pelos engenheiros britânicos que vieram ao país no final do século 19 para comandar a construção de estradas de ferro e obras em grandes metrópoles.

É consenso que a primeira quadra surgiu no Rio Cricket, clube de Niterói, em 1888, quatro anos antes de o São Paulo Athletic Club, fundado justamente por ingleses, construir quadras de tênis em sua sede no centro da cidade, então dedicada principalmente ao futebol e o críquete.

O primeiro clube brasileiro fundado exclusivamente para a prática do tênis foi o Club Walhalla, em 1896, em Porto Alegre, criado por imigrantes alemães.

Na virada do século, o tênis já era disputado em diversos clubes do Rio (Clube de Regatas Icaraí e o Canto do Rio Futebol Clube), de Sâo Paulo (Germânia), de Porto Alegre (Club Germânia), de Florianópolis (Doze de Agosto) e São Luís (Fabril Atletic Club e Euterpe). No Paraná, começou em 1930 no Literário, e na Bahia, em Jequié em 1932.

A necessidade de organização do esporte, unificação de regras e disputa de torneios levou à criação de ligas e em seguida às federações estaduais. A primeira delas surgiu em São Paulo, em 1924, em movimento liderado por Germânia, Paulistano, SPAC, Tietê e Espéria. Seis anos depois, já tinha 23 filiados. Em seguida, veio a federação gaúcha, fundada em 1929, tendo à frente Excursionista, Walhalla, Germânia e British Club.

Fato histórico relevante, a instauração do Estado Novo, em 1937, sob o governo de Getúlio Vargas, criou o Conselho Nacional de Desportos, o que forçou diversos clubes de origem alemã e italiana a mudarem nomes ou encerrarem atividades. Para o tênis, a boa notícia foi a isenção de tributos para a construção de quadras e isso ajudou na expansão do esporte.

O poder do esporte brasileiro ficou nas mãos da Confederação Brasileiro de Desporto, que abrigava todos os esportes sem entidade estabelecida, até que um longo movimento de vários segmentos da sociedade conseguiu fundar a Confederação Brasileira de Tênis, em 1955.