Paris (França) – O tênis vem sendo disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, em Atenas, onde foi um dos nove esportes disputados. O torneio olímpico inaugural teve apenas dois eventos masculinos, jogados em quadra de grama. O formato de disputa foi bem diferente do atual: os participantes foram divididos em quatro grupos. O vencedor de cada grupo avançava para as semifinais.
O irlandês John Mary Pius Boland, aos 26 anos, ganhou duas medalhas de ouro, em simples e duplas. O jogador de Dublin estava em visita ao amigo Thrasyvoulos Manos na capital grega quando Manos, um dos organizadores, o inscreveu no torneio e acabou sendo o campeão da edição inaugural. Sendo um entusiasta nacionalista, ele insistiu que a bandeira irlandesa, e não a bandeira do Reino Unido, fosse hasteada ao receber suas medalhas pelo rei da Grécia.
Na decisão, derrotou o grego Dionysios Kasdaglis. Boland, nascido em 1870, atuou na política, falecendo em 17 de março de 1958. com 87 anos de idade.
O tênis seguiu como esporte olímpico até 1924 e então foi barrado pelo Comitê Olímpico Internacional por não chegar a um acordo com a Federação Internacional de Tênis sobre a questão do profissionalismo da época.
Depois de uma primeira tentativa de reincluir o tênis para Roma, em 1960, o tênis entrou como esporte de demonstração – sem valer medalhas- nos Jogos da Cidade do México, em 1968. Nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, ainda como exibição e com idade limitada, os campeões foram o sueco Stefan Edberg e a alemã Steffi Graf.
O tênis só foi reinstituído ao programa olímpico em 1988, em Seul, depois de forte campanha da Federação Internacional e regras essenciais, como o atleta não ter patrocinador pessoal, não receber para participar e ficar hospedado na Vila Olímpica. Os campeões foram o tcheco Miloslav Mecir e a alemã Steffi Graf. Acabou sendo a primeira modalidade a ter jogadores profissionais nas Olimpíadas e isso abriu caminho para o Dream Team do basquete americano nos Jogos seguintes, em Barcelona.
Atualmente, é disputado em simples e duplas, masculino e feminino, e, desde Londres-2012, também em duplas mistas.
A Grã-Bretanha ganhou o maior número de medalhas (43) na história do tênis olímpico, com 17 medalhas de ouro, 14 de prata e 12 de bronze. Atrás da Grã-Bretanha na contagem de medalhas no tênis estão os Estados Unidos, com 39 medalhas conquistadas