Xangai (China) – O QiZhong Tennis Centre, onde se realiza o Masters 1000 de Xangai, apresentou nesta quinta-feira ao italiano Jannik Sinner, campeão da edição passada, a estátua que o representará em sua galeria de campeões retratados como os Guerreiros de Xian ou Guerreiros de Terracota. O torneio de Xangai é o único Masters 1000 disputado fora da América do Norte e Europa.
“Com certeza, uma coisa que eu nunca imaginei ter”, disse o número 2 do mundo ao descobrir a estátua. “É mais forte que eu, mas ainda posso crescer mais, dê-me tempo. Exatamente por isso que Xangai é tão especial, eles dão presentes tão especiais para nós jogadores”, concluiu Sinner.
Na final passada, Sinner, então líder do ranking mundial, derrotou Novak Djokovic, tetracampeão do torneio, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3 e adiou o 100º título do sérvio, na ocasião.
Estreando em 2023 o seu novo formato como um torneio de 12 dias, o Rolex Shanghai Masters, oferece premiação total de US$ 8,99 milhões. Xangai é a capital financeira, social e esportiva da China.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Rolex Shanghai Masters (@rolexshmasters)
As estátuas são, originalmente, consequência da decisão de homenagear os oito participantes da Masters Cup de 2007. A primeira a ser concluída foi a de Roger Federer, então líder do ranking mundial, sob responsabilidade da artista plástica francesa Laury Dizengremel. Em seguida vieram as estátuas de Rafael Nadal e Novak Djokovic, então nº 2 e 3 do mundo, do russo Nikolay Davydenko (nº 4) e do norte-americano Andy Roddick (nº 5). Em 2011, foi a vez de Andy Murray inaugurar a sua estátua. Outros campeões em Xangai homenageados foram o australiano Lleyton Hewitt (campeão da Masters Cup de 2002), o argentino David Nalbandian (Masters Cup/2005) e o polonês Hubert Hurkacz. campeão em 2023.
Os Guerreiros de Terracota são um conjunto de 8000 estátuas de soldados e generais de barro, que foram encontradas em 1974 acidentalmente em Xian, na província de Shaanxi, quando fazendeiros cavavam um poço em busca de água. Trata-se de esculturas representando os exércitos do imperador Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, enterradas com o soberano cerca de 210 AC e cuja finalidade era proteger o governante chinês em sua vida após a morte.
A Netflix produziu em 2024 um documentário para marcar o 50º aniversário da descoberta dos guerreiros de terracota em tamanho natural. “Os Mistérios dos Guerreiros de Terracota” está disponível, com som original em inglês e dublado em português. Segundo artigo a respeito publicado pelo Ibrachina – Instituto Sociocultural Brasil-China, até hoje apenas 1.200 das 8.000 estátuas foram remontadas.












Bela reportagem essa, pois fazer levantamento da história passada também é muito válida. Parabéns aos profissionais do site, tenisbrasil.