Charleston (EUA) – Após quatro partidas tensas, enfim Jessica Pegula mostrou o seu melhor tênis para conquistar o bicampeonato consecutivo do WTA 500 de Charleston, disputado no piso de har-tru. Neste domingo, ela fez a festa da torcida ao superar a ucraniana Yuliia Starodubtseva por duplo 6/2, em apenas 1h23 de partida.
A norte-americana repete a campanha do ano passado, quando triunfou na Carolina do Sul sobre a compatriota Sofia Kenin. Este é o 11º título da experiente tenista de 32 anos e o segundo na temporada, já que havia conquistado o troféu no WTA 1000 de Dubai em fevereiro, no piso sintético. De quebra, iguala o feito de Serena Williams, última tenista a conseguir defender o título do evento entre 2012 e 2013.
A ex-top 3 e atual quinta do ranking precisou virar as três primeiras partidas na competição e avançou à decisão também em batalha de três sets diante da jovem Iva Jovic. Na estreia, anotou a vitória mais longa da carreira contra Yulia Putintseva e, na sequência, reagiu sobre Elisabetta Cocciaretto. Nas quartas de final, ela também saiu atrás diante da russa Diana Shnaider.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Desta vez, a cabeça de chave 1 não tomou conhecimento da surpreendente adversária, atual número 89 do ranking, e que batalhava pelo seu primeiro título deste nível. Starodubtseva vinha da terceira rodada em Miami, após furar o qualificatório, em sua melhor campanha no ano.
Bravo, JPeg 👏@JPegula becomes the first player to defend her Charlestown crown since Serena Williams in 2013! pic.twitter.com/PU40PDyF1O
— Credit One Charleston Open (@CharlestonOpen) April 5, 2026
A anfitriã foi bastante regular até o momento de fechar a partida, quando sofreu uma quebra, após desperdiçar cinco match-points. Porém, ela manteve o foco e não deu mais margem para a rival de 26 anos reagir. Ao sacar novamente para o título, a norte-americana confirmou de zero.
Pegula terminou a partida com 76% dos pontos vencidos quando encaixou o primeiro serviço. Sólida nas devoluções, Pegula obteve 56% de aproveitamento no fundamento, conseguindo converter cinco quebras em seis oportunidades construídas. No momento de se defender, foi consistente e salvou seis break-points em sete chances que concedeu.
Após o resultado positivo, Pegula agora parte para a temporada europeia de saibro. Ela jogaria o WTA 500 de Stuttgart, mas com o desgaste excessivo em Charleston, seu retorno deve ocorrer somente em Madri, evento de nível 1000, disputado na terra batida, entre os dias 21 de abril e 3 de maio.
Norte-americanas conquistam duplas com facilidade
Desirae Krawczyk e Caty Mcnally também levantaram a torcida local com o título nas duplas. O dueto 100% norte-americano derrotou o time da húngara Anna Bondar e da polonesa Magdalena Frech por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2 em apenas 72 minutos.
Krawczyk já foi número 7 na modalidade e atualmente é a 29ª do ranking da WTA. Ela celebra seu 12º título de duplas. Já Caty Mcnally ergueu seu oitavo troféu e, aos 24 anos, é a número 68 do mundo, sendo que alcançou o 11º posto em abril de 2022.











Penso que Jessie está fazendo por merecer seu 1o título de Slam. Quem sabe não será em Paris?
Sim. E não é de hoje. Já fez final de Slam! Tá batendo na trave!