Notícias | Dia a dia
Bia cai na estreia de San Jose na volta ao circuito
03/08/2022 às 02h51

Bia segue em San Jose para a disputa do torneio de duplas

Foto: Divulgação

San Jose (EUA) - De volta ao circuito para seu primeiro compromisso desde Wimbledon, Beatriz Haddad Maia foi eliminada na estreia do WTA 500 de San Jose. A número 1 do Brasil e 25ª do mundo perdeu para a norte-americana Claire Liu, 79ª colocada, por 6/2 e 7/5 em 1h53 de partida na madrugada desta quarta-feira.

Bia segue com 38 vitórias na temporada, considerando todos os níveis de competição do tênis profissional. Já nas partidas válidas por chaves principais de WTA a partir de 250, ela tem 21 triunfos na elite do circuito em 2022 e 50 na carreira.

A paulista de 26 anos está com o melhor ranking da carreira, e mesmo com a derrota está tendo um avanço mínimo. Ela ganha a posição da cazaque Elena Rybakina, que tinha pontos a defender e caiu na estreia, mas a brasileira ainda pode ser ultrapassada pela norte-americana Madison Keys.

Algoz de Bia na estreia em San Jose, Liu marca sua terceira vitória em quatro jogos contra a brasileira. A jovem norte-americana de 22 anos enfrentará Veronika Kudermetova, cabeça 9 do torneio e 19ª do ranking, que derrotou a italiana Camila Giorgi por 7/6 (7-2), 4/6 e 7/5. Kudermetova venceu o único duelo anterior, disputado no Australian Open deste ano.

Bia também está inscrita na chave de duplas, ao lado da taiwanesa Latisha Chan. Elas estreiam nesta quarta-feira contra as norte-americanas Asia Muhammad e Taylor Townsend.

Liu chegou a vencer seis games seguidos
Apesar de ter conseguido uma quebra no difícil game de abertura da partida, Bia não permaneceu na liderança do placar por muito tempo. A brasileira até chegou a fazer 2/0, mas depois perdeu seis games seguidos. Mais agressiva na partida, especialmente nas devoluções de saque, Liu se aproveitou das rápidas condições do torneio. A norte-americana devolvia o serviço de Bia de dentro da quadra e vinha batendo reto na bola, comandando os pontos desde cedo. A situação era ainda melhor para a tenista da casa porque ela acertava quase tudo, fez 15 a 5 em winners no primeiro set e cometeu 11 erros contra 8 de Bia.

Bia chegou a salvar quatro match-points
O segundo set começou com uma troca de quebras, em que novamente a brasileira abriu a vantagem, mas não a sustentou por muito tempo. Mas depois disso, as sacadoras passaram a confirmar seus games de forma mais tranquila. Liu teve sucesso nas tentativas de atacar as paralelas e correr para a definição dos pontos junto à rede, enquanto Bia conseguia se sustentar mais vezes com saque e primeira bola.

Com 5/4 no placar, quando Liu tentou variar nas devoluções, só bloqueando os saques e usando a velocidade da bola da brasileira, chegou a dois match-points, que foram muito bem salvos. A norte-americana pegou o tempo de bola nas devoluções e criou mais três match-points para confirmar a vitória com um drop-shot. Liu fez 33 a 10 nos winners e cometeu 27 erros contra 14 de Bia. A norte-americana criou 13 chances de quebra e aproveitou cinco, perdendo apenas dois games de serviço.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva