Washington (EUA) - Três campeãs de Grand Slam estiveram em quadra no início rodada desta terça-feira pelo WTA 250 de Washington. Enquanto Victoria Azarenka marcou uma tranquila vitória na estreia, Sloane Stephens e Sofia Kenin não passaram da primeira fase do torneio preparatório para o US Open.
Azarenka precisou de apenas 1h27 para vencer a ucraniana Dayana Yastremska por 6/4 e 6/0. Apesar das tranquilas parciais, ela enfrentou nove break-points na partida e chegou a perder dois games de saque no primeiro set, mas terminou o jogo com seis quebras a favor e 11 oportunidades criadas. A bielorrussa chegou a vencer oito games seguidos na partida.
Com 33 anos recém-completados no último domingo, Azarenka aparece atualmente no 20º lugar do ranking. A ex-número 1 enfrenta nas oitavas de final a tcheca Tereza Martincova, que venceu a chinesa Xinyu Wang por 0/6, 6/4 e 6/4.
Clean ace down the middle to secure it 💣
— wta (@WTA) August 2, 2022
🇦🇺 @Ajlatom notches a victory over Stephens to advance in Washington!#CitiOpen pic.twitter.com/mEwlEsZ0qT
Em outro jogo muito rápido, com apenas 1h08 de duração, a australiana Ajla Tomljanovic venceu a norte-americana Sloane Stephens por 6/1 e 6/4. Campeã do US Open em 2017, Stephens também já venceu o WTA de Washington uma vez, em 2015. Tomljanovic é a próxima rival de Liudmila Samsonova.
Já Sofia Kenin, que disputou sua primeira partida oficial em mais de quatro meses, recuperada de lesão do tornozelo direito, sentiu a falta de ritmo e perdeu da colombiana Camila Osorio por 7/6 (7-2) e 6/1. Cada vez mais confortável nas quadras duras, Osorio fez 29 a 12 em winners e cometeu 34 erros contra 39 de Kenin. A colombiana de 20 anos e 60ª do ranking pode enfrentar a britânica Emma Raducanu, cabeça 2, ou a norte-americana Louisa Chirico.
Victory for Osorio 🙌
— Citi Open (@CitiOpen) August 2, 2022
🇨🇴 Camila Osorio spoils Sofia Kenin’s comeback match with a gutsy 7-6, 6-1 win 👊💥#CitiOpen pic.twitter.com/fdVTendFzN
Ainda nesta terça-feira, a alemã Andrea Petkovic passou pela dinamarquesa Clara Tauson, cabeça 8, marcando um duplo 6/2. Ela é a próxima rival da canadense Rebecca Marino, algoz de Venus Williams no torneio. Também está definida a adversária de Simona Halep. A romena enfrenta a russa Anna Kalinskaya, que fez 6/3 e 6/0 contra a norte-americana Madison Brengle.