Notícias | Dia a dia
Musetti derruba Alcaraz e conquista seu 1º ATP
24/07/2022 às 13h01

Musetti começou a semana salvando dois match-points e terminou o torneio com título

Foto: Hamburg European Open

Hamburgo (Alemanha) - A excelente semana de Lorenzo Musetti no ATP 500 de Hamburgo foi coroada com a conquista de seu primeiro título na elite do circuito. Em um duelo de jovens neste domingo, o italiano de 20 anos levou a melhor contra o espanhol Carlos Alcaraz e marcou as parciais de 6/4, 6/7(6) e 6/4 em 2h46 de partida. A vitória poderia ter sido definida em sets diretos, já que Alcaraz salvou cinco match-points no segundo set.

Musetti havia escapado de dois match-points na rodada de estreia, diante do sérvio Dusan Lajovic. O atual 62º do ranking dará um salto na classificação e se aproxima do top 30 com o título, alcançando a 31ª posição. O ex-número 1 juvenil também passou pelo finlandês Emil Ruusuvuori, pelo espanhol Alejandro Davidovich Fokina e pelo argentino Francisco Cerundolo.

Por sua vez, Alcaraz perdeu uma final de ATP pela primeira vez na carreira, depois de ter vencido cinco torneios na elite do circuito, quatro deles este ano. Ainda assim o espanhol de 19 anos entrará no top 5 pela primeira vez. Ele ultrapassa o norueguês Casper Ruud no ranking. Havia a possibilidade até de assumir o quarto lugar, deixando Stefanos Tsitsipas para trás, se ele fosse campeão.

A final de Hamburgo começou com uma troca de quebras. Depois disso, Musetti só perdeu mais quatro pontos no saque até o fim do set. O italiano fazia um jogo muito consistente do fundo de quadra, variando alturas e pesos de bola, enquanto Alcaraz vinha cometendo erros não-forçados em momentos importantes. A segunda quebra da partida aconteceu no 4/3, depois de duas ótimas devoluções do italiano nas cruzadas e de erros do espanhol com o backhand.

Logo na abertura do segundo set, Musetti conseguiu mais uma quebra de serviço, depois que uma tentativa de drop-shot de Alcaraz acabou morrendo na rede. Depois disso, o italiano fez três rápidos games de saque para abrir 4/2, e ainda escapou de um 0-40 antes de fazer 5/3.

Sacando para o jogo, o tenista de 19 anos teve seus dois primeiros match-points, mas no início do game houve um momento controverso. A árbitra francesa Aurelie Tourte não marcou um quique duplo na quadra do italiano, causando muita reclamação por parte de Alcaraz. Apesar da insatisfação, o espanhol conseguiu devolver a quebra, com direito a uma excelente passada para evitar a derrota. Já no tiebreak, Musetti teve mais três match-points, e liderou por 6-3, mas o espanhol terminou a parcial vencendo cinco pontos seguidos, incluindo uma dupla falta do rival.

Mesmo com as oportunidades perdidas na parcial anterior, Musetti conseguiu se manter muito focado mentalmente e não enfrentou break-points no set decisivo. As chances voltaram a aparecer para o italiano, que conseguiu uma nova quebra de serviço já no último game da partida para chegar à vitória. Alcaraz liderou nos winners por 30 a 26, e cometeu 24 erros contra 21 de Musetti. O italiano conseguiu três quebras em cinco break-points, enquanto o espanhol criou seis chances e aproveitou duas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva