Notícias | Dia a dia
Três juvenis brasileiros disputam finais de ITF
22/07/2022 às 18h51

Matheus de Lima tenta conquistar seu segundo ITF consecutivo no circuito

Foto: Arquivo

Luque (Paraguai) - O tênis brasileiro terá representantes nas finais masculina e feminina do ITF J5 de Luque, no Paraguai. O torneio em quadras de saibro vale 30 pontos no ranking mundial da categoria e terá o paranaense Matheus de Lima e a carioca Gabriela Felix da Silva na disputa pelos títulos.

Principal cabeça de chave e vindo da conquista de seu primeiro ITF em Curitiba, Matheus de Lima venceu o argentino Martin Delnido por 6/4 e 6/3. Seu adversário será o também argentino Lucca Guercio, cabeça 2, que evitou uma final brasileira ao eliminar Leonardo Bastos por 7/6 (7-3) e 6/2.

Aos 17 anos, Matheus de Lima está com o melhor ranking da carreira, ocupando o 286º lugar. Ele já está garantindo mais 18 pontos por chegar à final do torneio. Na semana passada, o brasileiro derrotou Guercio, de 16 anos e 717º colocado, na campanha pelo título na capital paranaense.

Pela chave feminina, Gabriela Felix também segue confirmando a condição de cabeça 1 e derrotou nesta sexta-feira a paraguaia Maria Jose Mojoli por 6/3 e 6/1. A carioca de 16 anos e 636ª do ranking tenta conquistar seu primeiro ITF juvenil. Ela enfrenta no sábado a argentina Greta Zawels, de 17 anos, em confronto inédito no circuito.

Seis tenistas brasileiros estarão em quadra nas finais de duplas, com direito a quatro jogadoras nacionais na decisão da chave feminina. Julia Bortoluzzi e Gabriela Felix enfrentam Yasmin Costa e Gabriela Cho. Já nas duplas masculinas, Luiz Felipe Brandão e Samuel Maia enfrentam os paraguaios Thiago Drozdowski e Alex Santino Nunez Vera.

Gustavo de Almeida joga final na Holanda
Outro brasileiro em uma final nesta semana é o paranaense Gustavo de Almeida, que é o cabeça 3 do ITF J4 de Eindhoven, na Holanda, que vale 60 pontos. O jogador de 16 anos e 324º do ranking venceu na semifinal o venezuelano Ignacio Parisca por 7/6 (7-5) e 6/2. Seu adversário na final será o polonês de 17 anos Oskar Grzegorzewski, 444º do ranking. Gustavo busca seu segundo ITF, o primeiro foi conquistado no mês de junho na Bolívia.

Ushizima e Carneiro caem nas quartas na Colômbia
A participação brasileira na chave de simples do ITF J2 de Bogotá, em quadras de saibro na Colômbia, chegou ao fim nesta sexta-feira. Henrique Ushizima e Olivia Carneiro se despediram nas quartas de final do evento que vale importantes 200 pontos no ranking. Pela campanha, cada um deles recebe 100 pontos.

Ushizima, de 17 anos e 527º do ranking, foi superado pelo norte-americano Yannik Rahman, cabeça 3 do evento e 77º do mundo, por 6/2 e 6/0. Já Olivia Carneiro, de 16 anos e 413ª colocada, perdeu da norte-americana Ashton Bowers, 194ª do ranking, por 6/3 e 6/2.

Nas duplas, a parceria formada por Victor Milaré e Paulo Etchecoin está na final. Em uma semifinal com três brasileiros em quadra, eles venceram Henrique de Brito e o equatoriano Miguel Larrea Sicco por 6/3 e 6/2. Os adversários na final serão o colombiano Camilo Cano Gomez e o norte-americano Kurt Miller. O torneio de duplas em Bogotá vale 150 pontos, com 105 aos finalistas.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva