Notícias | Top Spin
O que podemos aprender com as irmãs Williams
19/07/2022 às 20h40
Letícia Pontes

Como um apaixonado pelo esporte, você já deve ter assistido ao filme King Richard: Treinando Campeãs, que retrata a trajetória das irmãs Serena e Venus Williams, duas das maiores atletas da história do tênis feminino.

Serena Williams já conquistou 73 títulos e é a segunda maior campeã olímpica da história do tênis, atrás apenas de sua irmã Venus Williams que acumula 49 títulos. Mas o que podemos aprender com este filme?

Planejamento é a chave do sucesso
Quando assistimos King Richard: Criando Campeãs, fica evidente que Richard estava determinado que as filhas tivessem um futuro promissor no esporte, tanto que tinha um plano de carreira de 78 páginas para estabelecê-las como as estrelas do tênis que são hoje.

Um dos aspectos mais interessantes do longa é acompanhar de perto a educação das atletas, que começaram a treinar desde pequenas e eram ensinadas pelo próprio pai em quadras públicas de tênis devido a situação financeira da família.

Suas metas incluíam contratar um excelente treinador profissional para as meninas, bem como garantir oportunidades acadêmicas e um plano de carreira. Como aprendizado, podemos levar que é preciso ter planejamento para conquistar sucesso dentro e fora das quadras.

É preciso agir
“Como o tênis era um esporte elitista, notamos pelas cenas do filme que também era importante para Richard que sua família se sentisse aceita naquele ambiente”, opina Naiara de Azevedo, do portal Late Night Streaming.

Nos primeiros 30 minutos do filme, assistimos incontáveis cenas em que Richard leva suas filhas para as quadras de tênis para tentar convencer um dos treinadores famosos da época a aceitar a treiná-las. O pai mostra o quanto elas eram talentosas e reforça que as meninas só precisam aprimorar suas técnicas.

Treine incansavelmente
Enquanto não encontrou um técnico que aceitasse treinar as meninas, ele mesmo as treinava diariamente e exaustivamente. Em algumas cenas, vemos Richard treinando as meninas para aprimorar a lançada no saque.

Apesar das críticas, Richard acreditava que somente com a disciplina, esforço e treinos diários, as meninas seriam atletas profissionais, especialmente porque o tênis é um esporte com técnica elevada que existe muitas horas de prática.

Mas uma dica importante, que também vem do longa, é que é preciso sentir prazer com a prática do esporte - Richard se esforçava para que elas se divertissem enquanto jogavam.

Humildade é inegociável
Outra lição que aprendemos com o filme é que embora a competitividade seja importante no esporte, nunca deve ser transformada em rivalidade. Richard afirma e reafirma que as meninas devem sempre lembrar quem são e de onde vieram e nunca agir com arrogância perante outros atletas e mesmo entre elas - embora as pessoas insistam em questionar qual das duas irmãs é melhor como atleta.

Acredite no seu potencial
A última lição que você pode aprender com o filme, e talvez a mais importante, é de acreditar em seu potencial. Como os pais e irmãs acreditavam em Serena e Venus, elas desenvolveram bastante autoestima e a confiança se tornou um fator primordial em suas carreiras.

O filme King Richard: criando campeãs ganhou diversas estatuetas na temporada de premiações, inclusive o Oscar de Melhor Ator para Will Smith, tendo sido indicado em outras seis categorias.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva