Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Sinner elimina Alcaraz e faz quartas em Wimbledon
03/07/2022 às 15h40

Sinner não tinha vitórias na grama pelo circuito da ATP antes da ótima campanha em Wimbledon

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - No encontro entre os dois jogadores mais jovens entre os sobreviventes nas oitavas em Wimbledon, Jannik Sinner prevaleceu diante de Carlos Alcaraz e garantiu vaga nas quartas de final. Ele marcou as parciais de 6/1, 6/4, 6/7 (8-10) e 6/3 para avançar na competição e igualar os melhores resultados da carreira em Grand Slam. O italiano de 20 anos e número 13 do mundo já havia feito quartas de Roland Garros em 2020 e na Austrália este ano.

Curiosamente, Sinner não tinha nem vitória em chaves principais na grama antes da ótima campanha em Wimbledon. Ele havia caído na estreia de todos os quatro torneios de nível ATP que disputou no piso, inclusive da edição passada do Grand Slam londrino. Até mesmo em qualificatórios, o retrospecto é modesto, com duas vitórias em 's-Hertogenbosch no ano de 2019. Antes de Wimbledon, jogou apenas em Eastbourne e caiu na primeira rodada.

Vencedor de cinco títulos de ATP, Sinner busca uma inédita semifinal de Grand Slam para sua carreira profissional. Para isso, terá que passar por Novak Djokovic ou Tim van Rijthoven. O italiano perdeu o único duelo anterior contra o sérvio, número 3 do mundo e seis vezes campeão do torneio. Já diante do surpreendente holandês, 104º do ranking, o confronto seria inédito. Ao vencer Alcaraz, número 7 do mundo, Sinner chegou a sete vitórias contra tenistas do top 10.

Por sua vez, Alcaraz encerrou sua melhor participação em Wimbledon, depois de ter caído ainda na segunda rodada no ano passado. O espanhol de 19 anos já esteve nas quartas em dois Grand Slam, o US Open do ano passado e Roland Garros na atual temporada. Ele não disputou torneios preparatórios por conta de uma lesão no cotovelo.

Impecável em seu saque, Sinner não sofreu quebras na partida
Sinner fez uma partida impecável em seu saque e salvou todos os sete break-points que enfrentou. Ele conseguiu quatro quebras em 12 oportunidades, liderou nos winners por 35 a 33 e cometeu só dois erros a mais, 41 a 39. 

No primeiro set, Sinner não enfrentou break-points e cedeu apenas oito pontos em seus games de serviço. Ele também aproveitou duas chances de quebra e chegou a vencer cinco games seguidos na parcial. Logo na abertura do segundo set, o italiano conseguiu mais uma quebra e escapou do único break-point que Alcaraz teve nas duas primeiras parciais do jogo. Depois disso, o jovem de 20 anos só perderia mais dois pontos no saque até o fim do set.

Alcaraz chegou a salvar dois match-points no 3º set

O momento de maior equilíbrio da partida foi no terceiro set, que seguiu inteiramente sem quebras até o tiebreak. E logo no início, Alcaraz teve que reverter um 0-40, mas ele seguia sem chances de ameaçar o saque de Sinner. Durante o game-desempate, o espanhol começou melhor e chegou a liderar por 6-3, mas Sinner salvou os três set-points e virou para 7-6. O italiano teve match-points, mas não os aproveitou. Em um deles, errou uma devolução e jogou o forehand direto na rede. Com o placar empatado por 8-8, Alcaraz venceu uma disputa espetacular na rede e recuperou a liderança para fechar o set pouco depois.

O quarto set começou com games longos e pressão constante sobre o saque de Alcaraz. O espanhol escapou de dois break-points na abertura da parcial, mas não evitou a quebra dois games mais tarde. Quando Sinner liderava por 3/1, escapou de um 0-40 para permanecer sem ter o serviço quebrado na partida. Naquele momento, já havia escapado de todos os seis break-points que enfrentou neste domingo.

Alcaraz voltaria a correr riscos no oitavo game e salvou mais três match-points no saque, um deles forçando o segundo saque e atacando a paralela com o forehand na bola seguinte. Sinner então sacou para o jogo e encarou um game longo, salvando mais um break-point, mas conseguiu definir a partida.

Comentários