Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Veja as comemorações dos 100 anos da Central
03/07/2022 às 09h32

Londres (Inglaterra) – Durou cerca de uma hora a comemoração do centenário da Quadra Central, cheia de rostos familiares àqueles que acompanham o tênis. A festa teve início com a transmissão de um vídeo lembrando fatos históricos, imagens antigas e cenas de várias lendas do esporte. John McEnroe e Sue Baker foram os mestres de cerimônia. Logo no início, uma repórter mostrou um antigo ônibus da BBC, reformado, que serviu de cabine de comando das transmissões no passado. Em seguida, o cantor Cliff Richards cantou acompanhado pelas palmas da multidão.

Tim Henmann, que se tornou comentarista também após a aposentadoria, entrou em quadra para comentar sobre os muitos atrasos causados pelo mau tempo londrino antes da instalação dos dois tetos retráteis na Quadra Central e anos depois na Quadra nº 1. Ele mesmo se lembrou do jogo em 1997, ano em que o torneio teve de programar partidas no domingo intermediário, devido ao atraso na programação.

O desfile de vários campeões do passado e da atualidade foi o ponto alto dos festejos. Angela Mortimer,  Ann Jones, Jan Kodes, Pat Cash, Martina Hingis, Conchita Martinez, Stan Smith, Lleyton Hewitt, Marion Bartoli, Angelique Kerber, Simona Halep, Stefan Edberg, Rafael Nadal, John Newcomb, Chris Evert, Rod Laver, Bjor Borg, Venus Williams, Billie Jean King, Novak Djokovic e por último Roger Federer, oito vezes campeão, mas ausente do torneio deste ano por problemas físicos. “É bom estar aqui hoje e espero retornar novamente. Tem sido difícil para mim ficar longe, mas também é bom ficar em casa”, disse o campeão suíço. Billie Jean King relembrou sua primeira partida na Quadra Central aos 17 anos, um jogo que durou dois dias devido à chuva. Djokovic ressaltou “a honra de estar ao lado de tantas lendas que pavimentaram o caminho”. McEnroe fez a colega comentarista Sue Baker se emocionar ao dizer que “estaríamos perdidos se não fosse você”, arrancando uma ovação dos espectadores. Sue Baker faz sua última participação no torneio como comentarista, pois decidiu se aposentar.

Comentários