Notícias | Top Spin
Andreescu lança livro infantil e espera ajudar crianças
30/06/2022 às 15h53

Toronto (Canadá) – Campeã do US Open em 2019, em final com Serena Willians, e dona de outros dois títulos da WTA, a canadense Bianca Andreescu está realizando o antigo sonho de escrever um livro infantil: “Bibi's Got Game: A Story about Tennis, Meditation and a Dog Named Coco”. No processo, teve de mergulhar em si. "Uma terapia, com certeza", disse a jogadora de 22 anos, recentemente em Berlim, Alemanha. “Eu realmente tive que cavar fundo em minhas memórias quando criança, lidar com as sombras. É trabalhar com sua mente inconsciente para descobrir partes de si mesmo que você reprimiu e escondeu de você mesmo, desde a infância”, disse ela à reportagem da WTA. “Sim, é profundo. Apenas contar minha história definitivamente me ajudou.”

Uma série de lesões e a pandemia da Covid-19 a impediram de jogar por 16 meses, resultando em “tristeza e turbulência”. A temporada de 2021 não foi à altura de seu padrão de dois anos antes e Andreescu tirou mais seis meses antes de retornar em Stuttgart.

A ideia do livro chegou antes de seu súbito estrelato. “Aos 15 anos, sonhei que tinha escrito um livro”, disse Andreescu. “Contei para minha mãe e ela disse: 'Sim, vamos fazer'. Obviamente, naquela idade eu não tinha muito o que falar, mas alguns anos se passaram e, sim, desenvolvi o propósito de querer inspirar e ajudar as pessoas a se ajudarem em tempos difíceis. Queria escrever um livro infantil para começar minha jornada nisso porque sinto que tudo começa em uma idade jovem.”

Pouco antes da pandemia em 2020, sua então agência, a Octagon, com uma editora e a escritora Mary Beth Leatherdale e a ilustradora Chelsea O'Byrne, a ajudaram a realizar o projeto. Houve várias entrevistas enquanto a equipe discutia a melhor forma de moldar a história e aproveitar os conselhos e ferramentas que a ajudaram a ter sucesso como jovem atleta e a lidar com as adversidades.

 “Lembro que me machuquei e estava super pra baixo e chorando”, contou Andreescu. “As pessoas realmente tiravam sarro de mim. Muitas crianças, acho que talvez todos nós já passamos por algum bullying, por pequenos contratempos. Foi o apoio dos meus pais que realmente me ajudou a superar isso. É também sobre a mentalidade que eu tive que desenvolver para não deixar isso me afetar muito. As crianças podem realmente tirar algo disso e começar a implementar algumas das coisas que abordei no livro. Também para os pais, ou as pessoas que leem o livro para as crianças, tenho certeza que definitivamente vai ajudar.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 🐝 Bianca Vanessa 🦋 (@biancaandreescu_)

O livro foi lançado no final de maio e, com muitos pedidos antecipados, está vendendo bem nas lojas, segundo Andreescu. Os fãs ficarão felizes em saber que seu cachorro, Coco, está também no livro. O poodle toy de quatro anos, que a acompanha em viagens, tem seu próprio Instagram e mais de 3 mil seguidores.

Bianca aponta a meditação como um de seus maiores pilares na vida. “Faço isso todos os dias”, disse Andreescu. “Se eu não meditar, então eu meio que não estou no espaço certo. Eu desenvolvi essa rotina, é como escovar os dentes. Isso realmente me faz começar o dia e me ajuda a ir para a cama à noite com uma mentalidade positiva.” E essa positividade, Andreescu carrega com ela, dentro e fora da quadra. Seus principais objetivos são se divertir e dar o melhor de si, independente do resultado. “Sei que se eu continuar fazendo isso, eventualmente as coisas vão se encaixar. Estou me sentindo muito bem, fazendo coisas fora do tênis que eu realmente gosto. Este é apenas mais um passo que espero contribuir para mudar a vida das pessoas.”

Bianca está ansiosa para ler seu livro para as crianças nas escolas de Ontário, quando a temporada acabar. E talvez escrever uma sequência? “Ainda não pensei nisso”, disse. “Mas eu definitivamente quero fazer mais nesta minha jornada literária.”

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva