Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Alcaraz evolui e desta vez vence em sets diretos
29/06/2022 às 16h15

Londres (Inglaterra) - Depois de uma estreia muito complicada que durou mais de quatro horas, o espanhol Carlos Alcaraz mostrou evolução em todos os aspectos e avançou de forma inédita para a terceira rodada de Wimbledon ao derrotar o bom holandês Tallen Griekspoor em sets diretos e parciais de 6/4 7/6 (7-0) e 6/3.

Mesmo aos 19 anos e com apenas sete Grand Slam disputados, o espanhol já entra para a curta lista de 15 profissionais que atingiram a terceira rodada em pelo menos cinco Slam. Ele já fez quartas no US Open de 2021 e no recente Roland Garros. Ele também atinge 34 vitórias em 38 possíveis numa temporada em que já ganhou quatro títulos, dois deles de nível Masters 1000.

Seu adversário de sexta-feira pode dar muito trabalho. O alemão Oscar Otte é muito bem adaptado ao piso, fez semifinais nos recentes ATPs de Stuttgart e Halle. E chega descansado, já que precisou jogar apenas quatro games nesta quarta-feira antes que o quali americano Christian Harrison abandonasse.

Atuação mais consistente
Embora afirme que se sente muito à vontade na grama por seu estilo, Alcaraz disputa apenas seu terceiro torneio profissional nessa superfície. Como juvenil, entrou em outros dois porém jamais fez ao menos uma final.

Jogador de bolas retas e boa movimentação, Griekspoor equilibrou todos os sets, tendo chance de quebra logo no quarto game. Alcaraz se salvou e aí teve três chances no sétimo game, mas teve de aguardar a chance seguinte. O segundo set viu supremacia absoluta dos sacadores e aí o espanhol foi impecável no tiebreak.

O terceiro set foi o mais irregular do espanhol, apesar do placar. Ele evitou quebras logo no game inicial, aí conseguiu a vantagem mas não sustentou e viu o empate no quarto game. Quase levou a virada, quando o holandês teve dois break-points, e por fim chegou à quebra decisiva para abrir 4/2 e aí fechar portas de nova reação.

Alcaraz encerrou com 39 winners, incluindo 9 aces, e apenas 20 erros, entre eles 4 duplas faltas. O percentual de primeiro serviço não foi tão bom, com 59%, mas ganhou 83% desses pontos.

Comentários