Notícias | Dia a dia
Gilbert Klier é suspenso provisoriamente por doping
24/06/2022 às 13h17

Klier estava com o melhor ranking da carreira, ocupando o 354º lugar

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O brasiliense Gilbert Klier vai terminar a semana da pior maneira possível. Nesta sexta-feira, o tenista de 22 anos e atual 354 do mundo foi suspenso provisoriamente pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) por ter sido pego no antidoping

A ITIA enviou ao jogador, em em 9 de junho, um aviso de uma violação da Regra Antidoping. Klier forneceu uma amostra enquanto competia em um challenger na Cidade do México em abril de 2022, na qual testou positivo para SARM-22, mesma substância que levou a paulista Beatriz Haddad Maia ser suspensa por dez meses em julho de 2019.

“O jogador exerceu seu direito de solicitar que a amostra B fosse analisada, o que confirmou o achado na amostra A. Enquanto provisoriamente suspenso, o jogador fica inelegível para competir ou participar de quaisquer eventos de tênis autorizados, organizados ou sancionados pelos órgãos dirigentes do esporte”, disse a ITIA em comunicado.

Klier vivia seu melhor momento no circuito, ocupando a melhor marca da carreira no ranking. Na atual temporada, ele venceu 18 partidas entre torneios de nível future e challenger. Sua melhor campanha em 2022 foi no challenger de San Luis Potosí, onde furou o quali e foi até as oitavas, com três vitorias seguidas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gilbert Klier Jr. (@gilbertklier)

"Conforme foi noticiado pela mídia, recebi há duas semanas um comunicado da Federação Internacional de Tênis, por meio do qual me informaram que a amostra da minha urina havia sido identificads com uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem", divulgou Klier em suas redes sociais.

"Essa notícia me pegou de surpresa porque sempre respeitei o jogo limpo, nunca busquei uma forma de trapacear e nunca usei nenhuma substância ilíciata. Por isso, estou enfrentando um momento muito difícil e delicado, tentando entender o que pode ter acontecido e como essa substância pode ter entrado no meu orgasimo", acrescentou o tenista de 22 anos.

Klier também diz que sempre realizou controles antidopagem regularmente sem apresentar irregularidades e trabalha em sua defesa para voltar em breve ao circuito. "Em nenhum momento fui imprudente ou negligente neste caso ou durante a minha carreira. Pelo contrário, sempre realizei controles regularmente sem apresentar qualquer irregularidade e cumpri os meus deveres como atleta profissional. Acima de tudo, respeito a comunidade do tênis e jamais colocaria a minha reputação e de meus colegas e família em risco. Tive uma educação exemplar e aprendi a respeitar as regras e meus semelhantes".

"Estou trabalhando junto com a minha equipe e meus advogados para demonstrar a minha inocência e poder voltar a competir o quanto antes. Peço a compreensão de todos e agradeço pelo carinho e pelas mensagens de apoio que tenho recebido".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva