Notícias | Dia a dia
ATP vai liberar comunicação entre técnico e jogador
21/06/2022 às 10h40

Miami (EUA) - A ATP anunciou nesta terça-feira que a permissão da comunicação entre jogador e o técnico será testada na segunda metade da temporada. O experimento permitirá instruções dos treinadores a partir de assentos designados durante as partidas de quali e chave principal nos eventos do circuito a partir da semana de 11 de julho de 2022.

O período de testes também incluirá a disputa do US Open e se estenderá até o final da temporada no ATP Finals de Turim, em novembro. Será mais uma busca dentre tantas outras, como a comunicação por meio de fones de ouvido, que chegou a ser implementada como durante o Next Gen Finals.

De acordo com o comunicado da ATP, o mesmo acontecerá no circuito da WTA, que já teve uma experiência parecida, permitindo a entrada dos técnicos uma vez em quadra durante as partidas para instrução das tenistas.

A participação dos técnicos ao lado da quadra será avaliada no final da temporada, para saber se será mantida ou não para o ano seguinte, e respeitará algumas condições.

Os treinadores devem sentar-se nos assentos designados, a comunicação só será permitida se não interromper o jogo ou criar qualquer obstáculo ao adversário e se o jogador estiver na mesma extremidade da quadra, mas sinais manuais estão liberados a qualquer momento. Além disso, só serão permitidas frases curtas, sem conversas entre técnicos e jogador.

Apesar da liberação, a comunicação entre treinador e jogador continua sendo proibida quando o tenista deixa a quadra por qualquer motivo. Além disso, penalidades e multas ainda poderão ser aplicadas por abuso ou uso indevido das novas condições de participação dos treinadores.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva