Notícias | Beach Tennis
Beach: atuais campeãs, Marcela e Vitória vão às oitavas
16/06/2022 às 19h56

Marcela e Vitória, cabeças de chave 4 e oitavas do mundo, venceram por duplo 6/3.

Foto: Marcello Zambrana/ Divulgação

Brasília (DF) - As brasileiras Marcela Vita e Vitória Marchezini, atuais campeãs, estrearam com vitória e estão nas oitavas de final do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, o maior torneio de Beach Tennis da temporada 2022. Na abertura da chave principal, nesta quinta-feira (16), na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), Marcela e Vitória, cabeças de chave 4 e oitavas colocadas no ranking mundial, marcaram 2 sets a 0, com duplo 6/3, diante das também brasileiras Andrea do Valle e Leticia Shirozaki Cunha. Em um dia de muito sol na capital federal, no feriado de Corpus Christi, 32 jogos abriram a chave principal do torneio, que conta com os melhores jogadores do ranking mundial, no feminino e no masculino, vindos de 17 países.

Quem também confirmou o favoritismo e garantiu lugar nas oitavas de final foi a parceria formada pela brasileira Rafa Miiller, atual número 4 do mundo, e a venezuelana Patty Dias (5), ambas parceiras técnicas da Decathlon. Rafa e Patty – cabeças 2 – derrotaram por duplo 6/0 as brasileiras Nicole Casagrande e Miryam Stochiero. Outra vitória do Brasil veio com Joana Cortez (11 do ranking), que forma dupla com a italiana Veronica Visani (21) – cabeças 7. Elas ganharam da russa Liudmila Nikoian e da alemã Margarete Pelster por 2 a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (8-6).

“Sabíamos que seria uma primeira rodada muito dura. Começamos bem, vencendo com facilidade o set. No segundo, perdemos algumas oportunidades e quase que as adversárias conseguem igualar o jogo. Mas, o importante foi a vitória na estreia”, afirmou Joana.

A rodada teve, também, a estreia da dupla número 1 do mundo, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, que impuseram seu jogo e ganharam da parceria do Brasil, Julianna Martins e Flávia Deboni, por 2 a 0 – 6/3 e 6/1. Já as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile – 3 e 6 do ranking – passaram pelas brasileiras Julia Cabral e Maria Eduarda Henrique por 6/2 e 6/2.

No masculino, os cabeças de chave número 1, o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera  - líder do ranking -  e o italiano Michele Cappelletti - quarto do mundo, parceiro técnico da Decathlon – confirmaram o favoritismo e derrotaram o russo Maxim Ioni e o lituano Andrius Jurga por 6/1 e 6/1. Já o também italiano Tommaso Giovannini, jogando com o francês Theo Irigaray, dupla cabeça 4, ganhou dos brasileiros Julio Texta e Gustavo Ribeiro por 6/2 e 6/2.

As duplas brasileiras Samantha Barejan / Raquel Iotte, Livia Blasque / Bruna Goldmann, Marilia Camara / Flavia Muniz, Helena Andrade / Brunella Paiva, Ralff Abreu / Vinicius Chaparro, Daniel Schmitt / João Wiesinger, Rafael Agulha / Airton Macedo e Leonardo Branco / Daniel Mola também avançaram em Brasília.

Oitavas e quartas de final nesta sexta-feira - As disputas prosseguem nesta sexta-feira (17), com a abertura da arena às 9h. Das 10h às 14h serão realizadas as oitavas de final e, na sequência, das 15h30 às 21h, as quartas de final. No total, incluindo o quali, que classificou quatro duplas no feminino e quatro no masculino para a chave principal, o torneio reúne 120 jogadores no profissional. E conta, ainda, com 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.

O quali foi realizado na quarta-feira (15) e na manhã desta quinta. Quem esteve entre os participantes foi o jogador de futebol Rafael Moura, que vem se dedicando ao Beach Tennis desde o início deste ano e disputou pela primeira vez um torneio desse nível. Em parceria com Gustavo Gomes, perdeu por 6/2 e 6/1 para a dupla dos também brasileiros Pedro Consiglio e Tavares de Miranda.

Comentários