Berlim (Alemanha) - Em um dos poucos torneios da temporada de grama com a presença de jogadoras russas, Veronika Kudermetova garantiu seu lugar nas quartas de final do WTA 500 de Berlim depois de superar a atual campeã Liudmila Samsonova, marcando as parciais de 6/3, 6/7 (5-7) e 6/1 em 2h09 de partida nesta quinta-feira.
Kudermetova, 24ª do ranking, vem de uma semifinal em 's-Hertogenbosch. Já Samsonova, número 29 do mundo, só conseguiu defender 55 dos 495 pontos conquistados no ano passado. A jovem russa de 23 anos perde posições, mas vai conseguir se manter entre as 50 primeiras do ranking.
Liudmila Samsonova & Veronika Kudermetova at the net in Berlin pic.twitter.com/auOoD8bSUe
— Jimmie48 Photography (@JJlovesTennis) June 16, 2022
"Na grama, você tem que ser agressiva. Caso contrário, você acaba perdendo", disse Kudermetova após a partida. Além de ter vencido o primeiro set, ela chegou a liderar a segunda parcial por 4/0 e teve um match-point no 5/3, mas a vitória só viria no terceiro set. "Nunca está acabado, você precisa estar sempre focada. Eu tive chances e não aproveitei. Ela começou a ser mais agressiva, como ela gosta de jogar. Mas o importante foi que eu consegui manter o foco e vencer".
"Sei que eu comecei a jogar muito lento e dei muitas chances a ela e passei a errar mais. Eu entendi isso, e tentei jogar mais dentro da quadra. Sabia que para ter chances eu precisaria ser mais agressiva. Mentalmente não foi tão difícil mudar isso", complementou a russa. Samsonova liderou a contagem de winners por 23 a 21, e cometeu 24 erros contra apenas 13.
Kudermetova agora enfrenta a suíça Belinda Bencic, 17ª do ranking e finalista no ano passado. Elas já protagonizaram oito duelos no circuito, com quatro vitórias para cada lado. Na semana passada, Kudermetova venceu Bencic na campanha até a semifinal em 's-Hertogenbosch. A suíça vem de vitória sobre Anna Kalinskaya por 6/4, 1/6 e 6/1.
Rodada das quartas começa às 6h
O duelo entre Kudermetova e Bencic será o segundo da programação desta sexta-feira. A rodada começa às 6h (de Brasília) com Daria Kasatkina e Maria Sakkari. A russa lidera o histórico por 4 a 0.
A rodada continua às 10h com o interessante duelo entre Karolina Pliskova e Coco Gauff. A tcheca venceu o único duelo anterior. Já a tunisiana Ons Jabeur, principal cabeça de chave e número 4 do mundo, enfrentará a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich no último jogo da rodada. Jabeur levou a melhor nos dois encontros entre elas.