Notícias | Dia a dia
Alexandrova derruba Sabalenka e conquista 2º WTA
12/06/2022 às 08h42

Alexandrova teve ótimo desempenho nas devoluções e aplicou um 'pneu' na final

Foto: Libema Open

's-Hertogenbosch (Holanda) - Em um dos poucos torneios da temporada de grama com a presença de tenistas da Rússia e Belarus, Ekaterina Alexandrova levou a melhor sobre Aryna Sabalenka e conquistou o título do WTA 250 de 's-Hertogenbosch, na Holanda. Alexandrova marcou as parciais de 7/5 e 6/0 em 1h17 de partida neste domingo.

Este é o segundo título de Alexandrova no circuito e o primeiro na grama. Ela já havia vencido um torneio no início de 2020 em Shenzhen e disputou a quarta final de sua carreira. A russa de 27 anos e número 30 do mundo marcou sua nona vitória contra top 10 e ganha mais três posições no ranking com os 280 pontos.

Já Sabalenka segue com 10 títulos no circuito em 17 finais na carreira. A jogadora de 24 anos e atual número 6 do mundo conquistou seu último título no saibro de Madri no ano passado. Já na atual temporada, ela também havia ficado com o vice em Stuttgart. Ela recebe 180 pontos e deve ganhar mais uma posição.

Apesar de a final ter começado com Alexandrova confirmando seus serviços de forma tranquila, enquanto Sabalenka encarava games longos, foi a bielorrussa quem conseguiu a primeira quebra da partida, chegando a liderar o set inicial por 4/2. Mas Alexandrova devolveu a quebra de imediato e, logo depois, reverteu um 15-40 para buscar o empate.

O que se viu na sequência foi um grande desempenho da número 30 do mundo nas devoluções, com direito a dois winners de devolução para conseguir uma nova quebra de serviço na reta final do set. Cada jogadora fez 9 winners na parcial, mas Sabalenka fez 20 erros contra 13.

Como já vinha acontecendo desde o começo do ano, Sabalenka seguia muito instável em seu saque. Desta vez, a ex-número 2 do mundo não fez tantas duplas faltas, mas com poucos primeiros serviços em quadra, permitia à rival ser agressiva nas devoluções, ora fazendo winners, ora atacando a bielorrussa e a empurrando para longe da linha de base. Alexandrova conseguiu três novas quebras no segundo set e só enfrentou um break-point na parcial, justamente quando sacava para o jogo, e definiu a partida com um ace, seu quinto no jogo. A russa fez 16 a 13 em winners e cometeu 18 erros contra 31 de Sabalenka.

Perez e Zidansek conquistam título de duplas
A final de duplas foi disputada no sábado e o título ficou com a australiana Ellen Perez e a eslovena Tamara Zidansek. Elas venceram as principais cabeças de chave, Veronika Kudermetova e Elise Mertens por 6/3, 5/7 e 12-10. Perez, de 26 anos, conquistou seu quarto título profissional de duplas no circuito. Já Zidansek, de 24 anos, também chega ao quarto título na modalidade. A eslovena também tem um título de simples em Lausanne, no ano passado.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva