Notícias | Dia a dia | Roland Garros
João Fonseca bate número 2 do mundo no juvenil
31/05/2022 às 13h38

* Atualizado às 13h30, após vitória nas duplas

Paris (França) - Considerado uma das boas revelações nacionais, o carioca João Fonseca, de apenas 15 anos, conseguiu uma importante vitória na segunda rodada do torneio juvenil de Roland Garros.

Número 95 do mundo, ele derrotou nesta terça-feira o segundo colocado do ranking no momento, o paraguaio de 18 anos Daniel Valejo, com parciais de 6/3 e 6/4. O jogo de 1h19 mostrou um brasileiro agressivo e eficiente nas trocas de bola.

Com pressão constante sobre o saque do adversário, Fonseca criou nove break-points e quebrou quatro vezes, duas em cada set. Ele também precisou mostrar poder de reação na segunda parcial, em que estava perdendo por 3/0 e venceu cinco games seguidos.

Fonseca garantiu assim vaga nas oitavas de final e terá frente outro tenista bem classificado e dono da casa, o francês Gabriel Debru, que é 15º do ranking e 781º colocado no ranking da ATP aos 16 anos.

Vitória também na estreia das duplas
O carioca também venceu a partida de estreia pela chave de duplas nesta quarta-feira. Fonseca e o boliviano Juan Carlos Prado Angelo superaram os franceses Jules Leroux e Theo Papamalamis por 6/3 e 6/2. Os próximos adversários são o norte-americano Nicholas Godsick e o português Henrique Rocha.

O título de simples torneio juvenil de Roland Garros vale 1000 pontos no ranking da ITF, já o torneio de duplas vale 750. A vaga nas oitavas de simples está rendendo 180 pontos a Fonseca, que tem apenas 30 a descartar. Ele tenta se firmar entre os 70 melhores juvenis. Se o carioca chegar às quartas, fará 300 pontos. Para a composição do ranking, são considerados os seis melhores resultados em simples e mais 25% das seis melhores pontuações nas duplas. 

Comentários