Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Nadal vence bem e terá grande teste com Aliassime
27/05/2022 às 12h51

Paris (França) - Após duas vitórias tranquilas em Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal cruzou com seu primeiro cabeça de chave no caminho, enfrentando o holandês Botic van de Zandschlup nesta sexta-feira. Assim como fez nos outros dois jogos, o canhoto de Mallorca não teve dificuldades e despachou o 26º pré-classificado em sets diretos, marcando parciais de 6/3, 6/2 e 6/4 em 2h09 de confronto.

O próximo adversário de Rafa será o canadense Felix Auger-Aliassime, que bateu o sérvio Filip Krajinovic em três apertados sets, com placar final de 7/6 (7-3), 7/6 (7-2) e 7/5. Não será a primeira vez que o espanhol enfrentará o canadense no circuito, tendo o vencido no saibro de Madri em 2019, mas será o primeiro duelo entre eles desde que Toni Nadal passou a trabalhar com Aliassime.

Maior campeão da história do torneio, com 13 conquistas no saibro parisiense, Nadal manteve a escrita de ter vencido todos os 71 rivais diferentes que já enfrentou no torneio. Ele também ampliou sua invencibilidade contra holandeses no circuito, conquistando contra Van de Zandschlup o nono triunfo frente a oponentes da Holanda.

Embora tenha superado seu terceiro rival no torneio com autoridade, o espanhol começou por baixo e foi quebrado logo no primeiro game da partida. Só que Nadal não demorou para reagir e logo em seguida deixou tudo igual. A definição do primeiro set veio com um break anotado no sexto game, sendo que depois disso bastou ao atual número 5 do mundo administrar a vantagem até o fim.

Com o placar favorável, Nadal foi tomando conta do jogo, ao passo que do outro lado o holandês não conseguia encontrar soluções para incomodar mais. No segundo set, o espanhol melhorou o aproveitamento dos primeiros serviços, colocando 78% em quadra contra apenas 59% no primeiro, o que facilitou ainda mais a sua vida. Ele chegou a vencer cinco games seguidos e assim ampliou a vantagem.

Na terceira e última parcial, o recordista de títulos em Roland Garros começou com tudo e venceu os quatro primeiros games da disputa. Por pouco ele não fechou com um ‘pneu’, perdendo um break-point no quinto game. Van de Zandschlup parecia entregue, mas no sexto game conseguiu devolver um dos breaks, batendo o saque de Rafa pela primeira vez desde o primeiro game da partida.

Rafa teve um pouco mais de resistência no games finais, chegou a salvar um break-point quando sacou para fechar e sacramentou a vitória no segundo match-point que teve. O terminou com 74% de aproveitamento com o saque, 48% nas devoluções, levou a melhor nas bolas vencedoras (25 a 19) e cometeu bem menos erros não forçados (13 a 31).

Comentários