Notícias | Top Spin
Gauff e Bouzkova festejam vitórias e formaturas
23/05/2022 às 17h45

A tcheca Marie Bouzkova continuou os estudos de forma online enquanto disputa o circuito

Foto: Reprodução/Twitter

Paris (França) – A norte-americana Coco Gauff e a tcheca Marie Bouzkova comemoraram a formatura com vitória na estreia em Roland Garros. Gauff, de 18 anos, estreou no Aberto da França derrotando por 7/5 e 6/0 a canadense Rebecca Marino. Ela enfrentará a belga Alison Van Uytvanck na segunda rodada. No sábado à noite, Gauff comemorou a formatura no ensino médio na Florida Virtual Flex com um passeio à Torre Eiffel, posando para fotos de boné e vestido com seus pais.

"Para mim, a educação e minha família são muito importantes", disse Gauff aos repórteres. "Meus pais se formaram na faculdade e minhas avós são professoras e eu tenho uma família inteira cheia de professores. Terminar o ensino médio foi importante para mim. Eu sei que em turnê muitos jogadores nem sempre fazem isso porque por causa do tênis, mas para mim, há outros interesses além do tênis."

Classificada em 23º lugar, Gauff continua a ser a jogadora mais jovem no Top 100. Gauff entrou em cena em Wimbledon 2019, sua primeira chave principal no circuito aos 15 e prosseguiu para as oitavas de final. Dois anos depois, ela chegou às primeiras quartas de final de Slam, em Roland Garros.

"Pessoalmente, fico mais exausta mentalmente do que fisicamente (nos Slam)", disse Gauff. "Fisicamente, posso jogar mais 20 partidas. Mentalmente, mal estou me esforçando para isso. Então, eu sou muito grata a eles porque isso poderia ter sido muito mais estressante se eles não fossem tão compreensivos, o que eles provavelmente  poderiam ter sido, porque houve muitas semanas que eu fiquei sem enviar trabalhos." Agora livre dos trabalhos escolares, Gauff diz que sentirá falta de aprender sobre história e literatura, suas duas matérias favoritas.

"Eu realmente gosto de escrever e isso é algo que eu gosto de fazer", disse Gauff. "História também. A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra são provavelmente minhas coisas favoritas para aprender, especialmente viajando pelo mundo, você pode ver onde as coisas aconteceram." Mas ao contrário do pai, a matemática não é uma matéria favorita. “Há uma calculadora por um motivo e todos esses aplicativos por um motivo”, falou ao pai, justificando-se.

Marie Bouzkova, da República Tcheca, não jogou em Roma para participar de sua formatura na Indiana University East. A jovem de 23 anos concluiu sua graduação em Administração de Empresas através do programa da WTA com a IU East, que apoia jogadoras que desejam concluir os estudos.

"Gostei muito", disse Bouzkova. "Isso me deu uma perspectiva diferente sobre o mundo. Negócios é um assunto divertido de aprender, saber como tudo funciona. Também fiz algumas aulas de desenho, de fotografia, de música." Como Gauff, Bouzkova estreou derrotando Anastasia Gasanova por 6/2 e 6/1 e vai encarar a cabeça 31, a belga Elise Mertens, em seguida.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva