Paris (França) - Grande favorita para a conquista de Roland Garros, a campeã de 2020 Iga Swiatek teve uma estreia de gala nesta segunda-feira. A polonesa mostrou por que vive uma grande fase e conquistou sua 29ª vitória consecutiva, batendo a ucraniana Lesia Tsurenko em apenas 56 minutos, fechando o jogo com o placar final de 6/2 e 6/0.
Swiatek dominou o jogo do começo ao fim, venceu 72% dos pontos com o saque e 70% nas devoluções, aproveitou seis dos nove break-points que enfrentou e levou uma quebra em duas oportunidades cedidas. Além disso, ela anotou 20 bolas vencedoras, contra apenas 3 de Tsurenko, e cometeu 13 erros não forçados, apenas dois a mais do que a rival ucraniana.
Na segunda rodada, a polonesa pode ter pela frente outra ucraniana, caso Dayana Yastremska, atual 82 do mundo, consiga surpreender a norte-americana Alison Riske, 43ª colocada no ranking da WTA. Curiosamente, Iga leva a pior contra a ucraniana de 22 anos, tendo perdido o único duelo entre elas. Já contra Riske ela tem duas vitórias em dois jogos.
In the zone 😎#RolandGarros | @iga_swiatek pic.twitter.com/fAPGP5QHcf
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 23, 2022
Kvitova avança em sets diretos
Outra cabeça de chave que passou pela estreia em Paris nesta segunda foi a tcheca Petra Kvitova, que teve um pouco mais de trabalho com a romena Anna Bondar, mas também venceu por 2 sets a 0, marcando parciais de 7/6 (7-0) e 6/1, depois de 1h23 de confronto. A 32ª favorita teve mais do que o dobro de winners (30 a 12) e os mesmos 18 erros não forçados.
A canhota tcheca terá pela frente na segunda rodada a australiana Daria Saville, que perdeu só três games na estreia contra a quali grega Valentini Grammatikopoulou, com o placar final de 6/1 e 6/2. Kvitova leva a pior no retrospecto contra a próxima rival, tendo perdido três dos cinco confrontos anteriores.
Pojd 🇨🇿
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 23, 2022
Two-time #RolandGarros semi-finalist @Petra_Kvitova finds a way past Anna Bondar in the opening round. pic.twitter.com/UXnLdmaKOU
Italiana mantém embalo após primeiro título
Campeã do WTA 250 Rabat no último sábado, a italiana Marina Trevisan aproveitou o embalo de seu primeiro título no circuito e começou com tudo em Roland Garros, derrubando britânica Harriet Dart com parciais de 6/0 e 6/2, em 1h26 de partida, na qual anotou 20 winners e contou com 29 erros não forçados da adversária.
O próximo desafio no caminho da italiana de 28 anos e atual 59 do mundo será a polonesa Magda Linette, que na estreia surpreendeu a tunisiana Ons Jabeur, cabeça de chave número 6. Será a primeira vez que as duas se enfrentarão no circuito.