Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Aliassime busca difícil virada e vence pela 1ª vez em RG
22/05/2022 às 12h53

Além de conseguir uma vitória inédita em Paris, Aliassime também conseguiu uma virada após 2 sets abaixo pela primeira vez

Foto: Divulgação

Paris (França) - Pela primeira vez em três participações, Felix Auger-Aliassime venceu uma partida em Roland Garros. O número 9 do mundo foi bastante exigido em sua estreia em Paris, mas superou o peruano vindo do quali Juan Pablo Varillas, 122º do ranking, com parciais de 2/6, 2/6, 6/1, 6/3 e 6/3 em 3h14 de partida neste domingo.

Aliassime também consegue uma inédita virada depois de ter perdido as duas primeiras parciais. Mas o desempenho do canadense de 21 anos em partidas definidas no quinto set é positivo, agora com quatro vitórias e derrotas. Seu próximo adversário pode ser o russo Aslan Karatsev ou o argentino vindo do quali Camilo Carabelli.

Por sua vez, Varillas fez sua primeira participação em uma chave principal de Grand Slam. Durante a semana do qualificatório, o peruano de 26 anos venceu o taiwanês Tung-Lin Wu, o croata Duje Ajdukovic e o chileno Nicolas Jarry. Ele conquistou dois challengers no ano passado e atingiu o melhor ranking da carreira no início de maio, quando ocupou o 104º lugar.

Primeira virada de Aliassime depois de dois sets abaixo
Mostrando boa adaptação às condições do torneio em Paris em nem um pouco intimidado com o fato de enfrentar um adversário do top 10 e na quadra principal, Varillas foi superior nas duas primeiras parciais. Ele conquistou quatro quebras de serviço, não enfrentou enfrentou break-points no set inicial, e escapou de um 0-40 no único game em que foi ameaçado no segundo set. Outro destaque da segunda parcial foi o fato de o peruano ter vencido todos os oito ralis com mais de nove trocas de bola.

A partir do terceiro set, foi a vez de Aliassime sacar bem. Mesmo sem aces naquela parcial, o canadense não enfrentou break-points e cedeu apenas nove pontos em seus games de serviço, sendo só dois com o primeiro saque na quadra. Além disso, ele teve melhor rendimento nas trocas de fundo e aproveitou seus dois break-points. No quarto set, Aliassime disparou quatro aces e só perdeu dois pontos no saque. Com seu primeiro serviço, venceu 100% dos pontos. E bastaram duas novas quebras para empatar o jogo.

Em melhor momento na partida, o canadense seguiu sacando muito bem e também não enfrentou break-points no quinto set, parcial em que só perdeu quatro pontos em seu serviço. Foram necessários quatro break-points até que ele conseguisse a quebra no oitavo game, antes de definir a disputa. Aliassime terminou o jogo com 14 aces, liderou nos winners por 52 a 23 e cometeu 44 erros contra 29. Além disso, o canadense venceu 83% dos pontos jogados com o primeiro serviço.

Comentários